13 Curiosidades Sobre a SEGA Que Você Não Sabia

13 curiosidades sobre a SEGA que você não sabia

Se você viveu a infância na década de 80 e 90, provavelmente a SEGA fez parte da sua infância, se você não tinha uma console da SEGA provavelmente algum amigo seu tinha! Consoles como Master System e Mega Drive fizeram muito sucesso no Brasil, em determinados momentos mais sucesso que o Super Nintendo, que também era muito forte.

A empresa do ouriço azul conquistou mercado no Brasil e no mundo, mas em especial no Brasil, graças a distribuidora Tec Toy que "deu o sangue" para fazer as consoles decolarem e se expandirem. Em nenhum outro lugar do mundo a SEGA fez tanto sucesso quanto no Brasil e os números mostram isso já que no mundo foram vendidos 13 milhões de consoles Master System, isso sem incluir o Brasil. No Brasil foram mais de 8 milhões de cópias da console que ainda continua em produção e sendo vendida pela Tec Toy.

Para relembrar os velhos tempos e bons momentos que passamos na frente da TV jogando os jogos da SEGA como o Sonic, Alex Kidd e Street Fighter que resolvemos trazer essa lista especial com as 13 curiosidades sobre a SEGA que você não sabia, os viciados em games vão adorar, principalmente aqueles que gostam de um bom momento de nostalgia.

1 - TOP 3 mais vendidos para Master System sem o Sonic?


TOP 3 mais vendidos para Master System sem o Sonic? - 13 curiosidades sobre a SEGA que você não sabia

Isso mesmo, a Tec Toy liberou em 2004 uma pesquisa sobre os 10 jogos mais mais vendidos até então para Master System e incrivelmente o mascote da SEGA não aparecia entre os três mais vendidos, na verdade o game estava na nona posição atrás de outros jogos como Castle of Illusion (1° lugar), Double Dragon (2° lugar) e Jogos de verão (california games) (3° lugar).

Neste vídeo você pode conferir a lista completa e aproveitar para relembrar dos jogos, assista!



2 - Mega Drive vs Super Nintendo, quem vendeu mais?


Mega Drive vs Super Nintendo, quem vendeu mais? - 13 curiosidades sobre a SEGA que você não sabia

Nessa disputa pelo poder e pela predominância no mercado a Nintendo venceu. A console do encanador bigodudo vendeu 49 milhões de unidades enquanto a console do ouriço azul vendeu meros 35 milhões de unidades. A diferença não foi tão grande, mas mesmo assim são mais de 10 milhões de unidades de diferença, muita coisa para aquela época.

3 - SEGA foi fundada em 1940 para trazer diversão à soldados da guerra


SEGA foi fundada em 1940 para trazer diversão à soldados da guerra - 13 curiosidades sobre a SEGA que você não sabia

Isso mesmo! A SEGA nasceu no Hawaí com um objetivo mais que patriota, mas também buscava lucros é claro! A empresa resolveu trazer um pouco de diversão para os soldados que estavam saturados com a segunda guerra mundial e buscou nos jogos pagos uma forma de trazer entretenimento e lucros para a empresa que estava engatinhando em um mercado que nem existia ainda!

Pouco mais de dez anos depois, a empresa transferiu a sua sede para Tóquio ainda está até hoje, depois que a empresa se mudou a tecnologia começou a evoluir e os primeiros Arcades foram lançados, um simulador de submarinos foi lançado em 1965 e foi o grande primeiro sucesso da SEGA na era dos games.

4 - Quantos jogos tem o Mega Drive?


Segundo pesquisas feitas em diversos sites internacionais, o Mega Drive possui cerca de 915 jogo em vários idiomas, alguns específicos para regiões e outros traduzidos ou convertidos e transformados com mudança de personagens e cenários entre países.

Esse número é bem grande e mostra o "poder de fogo" da SEGA na época, porém não chega nem perto dos cerca de 1500 jogos lançados para Super Nintendo.

5 - Quantas versões do jogo do Sonic existem?


Sonic foi o sexta mascote da SEGA, ele foi tão bem aceito que se tornou o mascote fixo e reina absoluto entre os fãs da SEGA até hoje. Com isso, o ouriço azul ganhou várias versões de jogos diferentes, com as mais estranhas mudanças e com os cenários mais loucos.

Além de tudo, vale lembrar que o ouriço não desbravou apenas os cenários clássicos, foram várias aventuras incluindo jogos de lutas, jogos de trincas, pinball, participações especiais em outras séries e muito mais, no total foram 153 jogos diferentes, incrível não é mesmo?!?

6 - Vários jogos adaptados


Vários jogos adaptados (Alex Kidd High Tech World) - 13 curiosidades sobre a SEGA que você não sabia

Muitos jogos do Master System reproduziam desenhos e animes de sucesso no Japão, porém a maioria deles não eram conhecidos no Brasil e em outras partes do mundo, por isso a Tec toy teve que fazer adaptações e modificar os jogos e alterar o nome dos títulos para deixá-los mais atraentes ao público Brasileiro. Esse foi o caso de Anmitsu Hime que se transformou em Alex Kidd: High-Tech World e ainda o Hokuto no Ken que se transformou no Black Belt.

7 - Jogos traduzidos para o português


No início dos anos 90 era muito raro existirem jogos em português, até porque o principal mercado dos games era o Americano e o Japonês, por isso a Tec Toy resolveu investir na tradução e adaptação de vários games, mas deixar o público mais à vontade e popularizar ainda mais a marca!

Com isso a Tec Toy e o Master System conquistaram muitos fãs logo no lançamento já que clássicos de RPG que continham muito texto para leitura, além de outros jogos mais difíceis, foram totalmente traduzidos.

8 - Personagens brasileiros em jogos adaptados


Personagens brasileiros em jogos adaptados - Mônica no castelo do Dragão - 13 curiosidades sobre a SEGA que você não sabia

Vários personagens de grande sucesso tiveram participação especial em jogos adaptados ou produzidos exclusivamente para nós, aqui do Brasil! Entre eles tivemos um jogo especial do Pica Pau, lançado em 96 com o título de Férias Frustradas do Pica-Pau, além do clássico jogo da Mônica para Master System conhecido como Mônica no Castelo do Dragão (originalmente se chamada Wonder Boy in Monster Land). Turma da Mônica em o resgate foi outra adaptação de Wonder Boy que foi lançada em 1993, graças ao sucesso da primeira versão!

Tivemos ainda um jogo da TV Colosso, programa infantil de muito sucesso exibido pela rede Globo na década de 90, além do jogo do Castelo Rá-Tim-Bum, Sítio do Pica-pau Amarelo e o mais interessante e especial para muitos: Street Fighter 2, que foi lançado pela Tec Toy exclusivamente para o Brasil!

Veja abaixo alguns gameplays:

Street Fighter 2




Sítio do Pica Pau Amarelo




Férias do Pica-Pau




Mônica no Castelo do Dragão




9 - Opa-Opa, o primeiro mascote da SEGA


Opa-Opa, o primeiro mascote da SEGA - 13 curiosidades sobre a SEGA que você não sabia

Para quem acha que o Sonic foi o primeiro mascote da SEGA, saiba que existe outro mascote bem mais antigo. Estamos falando do Opa-Opa, uma nave espacial simpática e bem carismática que voa em aventuras com outros integrantes da sua "família de naves", o jogo apareceu pela primeira vez no jogo de fliperama conhecido como Fantasy Zone em 1985.

Logo no ano seguinte foi a vez da SEGA assumir como seu mascote o Alex Kidd, um garoto aventureiro que fez muito sucesso como mascote, mas o maior sucesso da SEGA mesmo foi o Sonic que chegou em 1991.

Um pouco mais sobre o Opa-opa:



10 - Master System com óculos 3D (SegaScope 3-D Glasses)


Master System com óculos 3D (SegaScope 3-D Glasses) - 13 curiosidades sobre a SEGA que você não sabia

Você acha que a tecnologia 3D é algo recente? Desde o surgimento da primeira versão do Master System a SEGA já trabalhava com os primeiros óculos 3D do mercado, a tecnologia usava as linhas da TV de tubo abrindo e fechando as lente de cada olho rapidamente e sincronizadamente com as linhas entrelaçadas da TV criando a ilusão do efeito 3D.

O efeito era algo revolucionário na época, mesmo que muito simples comparado aos efeitos 3D de hoje em dia, mas mesmo assim o SegaScope 3-D Glasses fez muito sucesso entre os jogadores da primeira versão do Master System.

11 - Sega 32X uma console acoplada ao Mega Drive


Sega 32X uma console acoplada ao Mega Drive - 13 curiosidades sobre a SEGA que você não sabia

O Sega 32X era uma espécie de console acoplada ao Mega Drive, com ela você podia jogar jogos diferentes, que originalmente não rodavam no Mega Drive e os próprios jogos da console original.

A ideia da SEGA era conseguir ultrapassar a Nintendo com uma nova tecnologia para o Mega Drive, porém foram apenas 39 jogos exclusivos para Sega 32X lançados, o que acabou trazendo um fracasso total ao console.

12 - Sem "guerra" contra Nintendo e Playstation


Diferentemente dos Estados Unidos e Japão, no Brasil a SEGA (leia-se Tec Toy), resolveu não partir para o confronto direto contra os seus principais concorrentes e preferiu não fazer propagandas apelativas desmerecendo ou fazendo piadas com os concorrentes.

Isso aconteceu porque a Tec Toy fez um estudo e percebeu que os brasileiros não gostavam dessa disputa e quem gostava de Nintendo ou Sony não iria mudar por causa de uma simples propaganda provocativa.

13 - Atari, Master System e Mega Drive de volta ao mercado?


Atari, Master System e Mega Drive de volta ao mercado? - 13 curiosidades sobre a SEGA que você não sabia

Mesmo tendo descontinuado a produção das consoles, a SEGA autorizou a Tec Toy, fabricante e distribuidora brasileira da marca a continuar produzindo e criar suas próprias versões dos consoles, com isso ela conseguiu trazer de volta grande jogos clássicos e a história dos vídeo games, desta vez não mais com cartuchos, mas sim na memória interna dos vídeo-games.

Você pode comprar tanto o Atari, Master System, Mega Drive e alguns acessórios diretamente pelo site da Tec-Toy, legal não é mesmo? Se você quiser apenas jogar jogos antigos ou sucessos de várias consoles de antigamente, pode fazer uma busca rápida no Mercado Livre que encontrará várias opções com consoles que trazem mais de mil jogos de várias consoles embutidos na memória e o melhor de tudo, por um preço muito baixo!

Essas foram as curiosidades sobre a SEGA que conseguimos descobrir em uma busca extensa na internet, se você tiver mais curiosidades para nos ajudar, basta deixar um comentário que ficaremos felizes com a contribuição.