15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças

As crianças estão cada vez mais cedo fazendo uso de tablets e smartphones, brincando e aprendendo por meio de vários programas de entretenimento.
Por esta razão, avaliamos hoje 15 aplicativos educativos que podem ser baixados e usados nesses aparelhos, para que nossos pequenos se divirtam sozinhos ou na companhia dos pais.

Há no mundo virtual uma diversidade de aplicativos com personagens para cuidar, alimentar, encontrar tesouros e participar de corridas malucas.
Existem inúmeros jogos novos lançados simultaneamente e outros que permanecem populares, como por exemplo: Where is My Water, Angry Birds, Cut The Rope e Fruit Ninja.
Esses continuam a ser apreciados principalmente por quem utiliza tablets e figuram nas listas de 100 mais baixados, tanto do Google Play quanto da App Store – consultadas diariamente, mês a mês.

Esses aplicativos estão cada vez mais presentes na vida das crianças. Vale mencionar que uma pesquisa atual da revista CRESCER, revelou que 52% de meninos e meninas de 5 a 8 anos de idade têm um tablet para uso exclusivo.
Já nos Estados Unidos o percentual é de 70% para menores de 8 anos e quatro em cada dez bebês se distraem com gadgets.

Por outro lado, percebe-se a existência de discussão sobre os fatores benéficos ou negativos do uso dessa tecnologia.
Mas a verdade é que de um jeito fascinante e criativo, as crianças obtêm nos aplicativos infantis muitas informações e desenvolvem habilidades como a coordenação motora, a tentativa e erro e, especialmente o raciocínio lógico.

Trata-se de uma proposta diferente, sendo importante oferecer algo diferente além de livros, TV ou videogame.
Algo que realmente chame a atenção de nossos baixinhos e os estimule a praticar o ensino de uma forma segura e eficaz. E que seja uma alternativa interessante para o aprendizado das crianças.

Os pais ou tutores devem tomar precauções na hora de escolher os programas, baixar e definir horários para a diversão. Nesse artigo, separamos 15 que valem a pena, ou seja, os mais indicados e citados por vários especialistas. Entre eles estão: Daniel Gonzales, editor especializado em tecnologia do jornal O Estado de São Paulo; e Paula Carolei, pesquisadora do grupo de comunicação e criação da PUC-SP e especialista em jogos educativos.

Por fim, citamos também a Sociedade Brasileira de Pediatria, que recomenda que seu filho fique longe das telas até os 2 anos de idade.Também é importante não ultrapassar duas horas por dia na frente das telas, somando o tempo entre TV, videogame, tablets e smartphones – sempre a uma distância mínima de 30 centímetros. Confira agora a lista que preparamos para você!

1 - Turma da Galinha Pintadinha



Criada pelos produtores Juliano Prado e Marcos Luporini. Turma da Galinha Pintadinha oferece diversos jogos educativos, músicas e vídeos infantis. Além dos clipes, o aplicativo também possui ilustrações para colorir, lições sobre alfabeto e formas geométricas, quebra-cabeças, entre outras opções. Embora seja gratuito, parte do conteúdo do app precisa ser comprado pelo usuário. E o aplicativo também possui suporte para vídeos em línguas estrangeiras, o que o torna ainda mais interessante.

15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças


2 - Cake Salon



Jogo dedicado para meninas, simula uma brincadeira de fazer bolos sem precisar usar a própria massa. Mas é importante frisar para a criança que se trata de uma fantasia e que, no mundo real, a alimentação não pode ser dominada por bolos e doces. É preciso escolher a massa e o recheio, seguir as instruções de preparo e fazer lindos bolos, com bastante recheio e doces deliciosos, sem esquecer da cobertura. Pode-se trocar o sabor quantas vezes quiser e tentar diferentes decorações. Plataformas: grátis para iOS e Android

15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças


3 - Patati Patatá



É o aplicativo oficial da dupla de palhaços brasileiros mais adorados pelas crianças. Com um visual bastante colorido, oferece videoclipes com legendas, músicas em karaokê e fotos para a criança colorir. Ao começar a usar o aplicativo, o usuário poderá visualizar no menu da primeira tela as opções para acessar vídeos e fotos. Embora seja gratuito, o app oferece apenas um vídeo e uma foto de graça. Assim, para acessar mais conteúdos no programa é necessário comprá-los.

15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças


4 - Clash of Clans



É um jogo de estratégia baseado no combate entre clãs que disputam entre si o controle de um reino. O objetivo do usuário é promover o crescimento de seu clã, o que inclui planejamento para construir povoados, formar exércitos e se confrontar com outros jogadores online. É interessante para estimular o raciocínio lógico, mas reforça a ideia das invasões bárbaras, período histórico em que as guerras serviam para o desenvolvimento social. Plataformas: grátis para iOS e Android

15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças


5 - Frozen Free Fall


Entre os mais baixados para crianças, Frozen Free Fall é um jogo de quebra-cabeças baseado na animação “Frozen: Uma aventura congelante”, da Disney. Semelhante ao jogo Candy Crush, o game se passa no reino da personagem Arandelle e possui 75 fases para o usuário se divertir. Os personagens Anna, Kristoff, Elsa e Hans também estão presentes no jogo, e ajudam o usuário a concluir algumas fases com seus poderes especiais.

15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças

6 - Despicable Me Minion Rush



Personagens favoritos da temporada, os minions estão no topo da lista dos preferidos dos adultos e crianças. O objetivo é alcançar a melhor pontuação possível, para levar no fim do jogo, o prêmio de Minion do Ano. A jogabilidade lembra bastante Temple Rumo e Subway Surfers, com o personagem correndo por cenários infinitos, tendo que saltar, se abaixar e virar na hora certa para desviar dos obstáculos. Plataformas: grátis para iOS e Android

15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças


7 - Puzzle Magic



Considerado um ótimo jogo para o desenvolvimento de crianças a partir de um ano de idade, o aplicativo possui 8 quebra-cabeças para montar virtualmente. Depois de pronto, ele vira uma animação com interatividade, muito bacana e divertida. Estimula a criança na rapidez e raciocínio para poder brincar com a história que ela própria montou. Muito eficiente para o desenvolvimento da fala e iteratividade. Plataformas: disponível para iOS e Android, mas são pagos.
15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças


8 - Pou



Além de ser um sucesso para a criançada, muitos adultos são fãs dessa criaturinha amarronzada. O jogo é totalmente inspirado nos Tamagotchi dos anos 1990. São bichinhos virtuais que precisam de cuidados como: alimentação, brincadeiras, carinho, banho e sono. Promove a noção de cuidado com o outro de forma bastante lúdica. Outro aplicativo parecido é o Virtual Pet (grátis para IOS e Android), Plataformas para Pou: pago para iOS e grátis para Android.

15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças


9 - Minecraft



Um dos jogos mais populares entre crianças de todas as idades. Pode ser comparado a um Lego digital, no qual você escolhe unidades de um determinado material (em formato de cubos) ou pequenos objetos e constrói o que quiser. A criança desenvolve habilidades matemáticas, espaciais e também pode solucionar problemas. Muitas escolas estão utilizando o jogo para realizar projetos pedagógicos, por ser tão completo e persuasivo. Plataformas: tanto o IOS como o Android tem que comprar.
15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças


10 - Sonic Dash




Neste jogo você tem a possibilidade de apresentar ao seu filho um dos personagens favoritos dos games da sua infância, o porco-espinho Sonic. É considerado um jogo tão rápido e divertido que chega a ser alucinante. No começo, pode parecer difícil controlar o Sonic, mas depois que a criança pega o jeito ela não quer mais parar. Excelente para desenvolver a coordenação motora. Os gráficos e mapas são excelentes. Plataformas: grátis somente para iOS.
15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças

11 - Play Kids TV



Esse aplicativo é um trem cheio de vídeos para crianças. Cada vagão da locomotiva é um canal com vários desenhos de uma determinada série ou personagem: tem o vagão da Turma da Mônica, da Galinha Pintadinha, da Palavra Cantada, do Peixonauta. No primeiro vagão, há um jogo de memória e outro de associação entre ilustrações de animais, fotos e os sons produzidos por eles.
Plataformas: grátis para iOS e Android
15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças

12 - Sago Mini Bug Builder



Sago, desenvolvedora do Mini Bug Buider criou vários aplicativos, todos com o mesmo estilo de interatividade. Nestes, a criança cria insetos, escolhe a cor, o formato, alimenta e dá banho. O jogo promove a interação com formas e cores, além do contato com ciclo da vida, já que o inseto nasce, se desenvolve e bota ovos. Indicados para crianças de 2 a 4 anos. Plataformas: grátis para iOS.
15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças

13 - Tiny Thief



Nesse jogo, a criança precisa ajudar um “pequeno ladrão” do bem a encontrar determinados objetos escondidos. Quando não conseguir achar, é necessário o auxílio dos pais para resolver uma tarefa. A criança aprende rapidamente a procurar e visualizar os locais onde os objetos se encontram, até que chegue no último item do gráfico. Plataformas: pago para iOS e Android

15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças

14 - Hill Climb Racing


Esse os meninos adoram! O objetivo é dirigir o carro subindo e descendo colinas, acelerando e brecando quando for necessário. Do lado esquerdo tem um botão que diminui a velocidade e, do direito, o outro que acelera. Ao movimentar o carro, a criança percebe a variação de velocidade em subidas e descidas e como ter o controle usando os botões. Esse é um ótimo método para aprender questões da física! Plataformas: grátis para iOS e Android
15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças


15 - Dr Panda Handyman



Neste aplicativo a criança é convidada a consertar e adequar objetos em cenários domésticos, como por exemplo, pintar cadeiras, colocar porta retrato e instalar encanamento. A criança logo descobre como algumas funções são realizadas, além de exercitar a coordenação, pintando e manipulando objetos obterá noção de mistura de cores e padrões estéticos. Plataformas: pago para iOS e Android.
15 Melhores Aplicativos Educativos para Crianças


Esta foi a lista que preparamos para você baixar nos aparelhos de seus filhos e se divertir para valer com eles. Esperamos que tenham gostado!

Ao finalizar este conteúdo, salientamos aos pais que não dividam o seu tablet ou smartphone com a criança. Incentive-a a usar exclusivamente o seu aparelho, com apenas os jogos que ela gosta.
Combine com seu filho os horários em que ele vai poder jogar games e equilibre o tempo dele com outras atividades. Seu filho pode se divertir com o quebra-cabeça iPad, mas a brincadeira não pode ser excessiva.
Apesar de ser irresistível, não use tablets e smartphones como babás, apenas como meio de diversão.
Não querendo exagerar no uso de gadgets, faça outras opções para o desenvolvimento intelectual do seu filho: brinquedos, livros, papel e lápis de cor. Fica a dica, até mais