16 Jogos de Tabuleiro Antigos Mais Divertidos de Todos os Tempos

16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Muito populares na década de 90, os jogos de tabuleiro fizeram um sucesso tremendo entre as crianças, jovens e adultos que passavam horas reunidas dando risadas e se divertindo. Essa era uma época em que a tecnologia simplesmente não existia para a maioria da população e estes jogos eram a melhor forma de entretenimento e uma boa "desculpa" para reunir a galera em volta de um tabuleiro!

Estes jogos são muito importantes para o desenvolvimento da inteligência das crianças já que estimulam a criarem estratégias, usarem a memória, senso de equipe e o famoso "saber perder"! Se você viveu nessa época onde os jogos de tabuleiro antigos faziam sucesso com certeza deve tê-los guardados em sua casa, mas se não os têm, este artigo será uma ótima maneira de relembrar todos aqueles jogos que fizeram parte da sua juventude.

A concorrência com os smartphones é muito grande hoje em dia e muitos destes games já não existem na sua forma física, apenas virtual através de jogos online, mas porque não buscar opções e se você tiver filhos, dar de presente alguns destes jogos antigos de tabuleiro? Banco imobiliário, Cara a cara, Ludo, Damas e Trilha são algumas das opções que ainda sobrevivem à era da tecnologia!

Independentemente de você gostar mais dos jogos clássicos ou do mais novos, todas as opções que estamos trazendo você pode comprar, seja no Mercado Livre ou em lojas oficiais, ou se preferir, jogar online através do nosso site (apenas alguns jogos).

1 - Banco Imobiliário


Banco Imobiliário - Monopoly - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Banco Imobiliário não poderia ficar de fora da nossa lista! Considerado o maior sucesso de vendas quando falamos em jogos de tabuleiro, o Banco Imobiliário, também conhecido como Monopoly, entrou para o Guinness World Records como o jogo que mais vendeu desde o seu primeiro lançamento.

Outro recorde interessante do Monopoly é que em 2016, estudantes da universidade na cidade de Wageningen na Holanda construíram o maior Monopoly de todo o mundo, com mais de 900 mil metros quadrados, o jogo de tabuleiro entrou para o livro dos recordes!

O game envolve estratégia, raciocínio lógico e um pouco de sorte, você compra, vende e administra propriedades, dinheiro e quem conseguir ser o mais rico ao final do jogo vence a brincadeira! Lembramos que este é um jogo que envolve muitas horas de jogatina, então prepare-se para se desligar do mundo virtual e viver bons momentos com amigos neste game incrível.

Quer jogar Banco Imobiliário online? Aproveite que já adicionamos ao nosso site!

2 - Ludo, Dama e Trilha


Ludo, Dama e Trilha - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Estes três também fizeram e continuam fazendo muito sucesso entre os apaixonados por tabuleiro. Cada um deles tem suas peculiaridades e regras, mas uma coisa é certa, nos três você vai se divertir muito!

O Ludo é de todos, sem dúvidas o mais interessante até porque é possível jogar com 4 jogadores, seu objetivo é dar a volta no tabuleiro e chegar ao centro do jogo com todas as quatro peças antes que os adversários.

Já na Dama a brincadeira pode ser jogadas apenas em 2 jogadores, o que restringe um pouco mais a jogatina, porém o game é mais rápido, o que faz com que os jogadores revezem mais as jogadas quando o grupo e grande. O objetivo da Dama é capturar todas as peças ou trancar o jogador adversário no tabuleiro. Quer aprender como jogar Dama? Já escrevemos tudo sobre as regras da Damas aqui, confira!

Trilha é outro jogo bem interessante onde seu objetivo é comer todas as peças do seu adversário, todos os movimentos acontecem dentro de um tabuleiro com pontos ligados por linhas. No total são 24 pontos e cada jogador possui 12 peças para jogar, vence quem conseguir permanecer ou bloquear o adversário ao final.

3 - Xadrez


Xadrez - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Outra ótima opção para quem viveu na década de 80 e 90 era jogar Xadrez, um jogo que já era ensinado na escola como forma de estimular a concentração além de ensinar sobre estratégia. Mas não foi somente nas décadas passadas que o xadrez reinou entre os jogadores, hoje em dia o clássico dos tabuleiros ainda é muito jogado no mundo inteiro.

Seu objetivo no Xadrez é colocar o "rei" do adversário em "cheque", sem deixar opções para que ele consiga escapar do seu ataque, falando assim pode parecer muito simples, mas o jogo envolve uma série de regras que precisam ser seguidas à risca e por isso que escrevemos um artigo falando sobre como jogar Xadrez e como aprender as regras.

4 - Gamão


Gamão - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

O Gamão talvez seja um dos jogos de tabuleiro mais antigos de todos os tempos. Na história, conta-se que ele foi criado antes mesmo de Cristo, 3500 a.C e seu objetivo é simples, chegar ao final do percurso unidimensional antes que o outro jogador.

Obrigatoriamente, deve-se jogar com 2 jogadores, as regras são bem simples e para ´conseguir chegar ao final do percurso primeiro, o jogador precisa lançar o dado e andar a quantidade de casas correspondente ao número lançado, além disso precisa prever as jogadas adversárias e criar estratégias para não ser ultrapassado nessa corrida!

5 - War


War - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Já são mais de 36 anos desde as primeiras versões. O jogo criado pela Grow foi um grande sucesso de vendas na década de 80 e 90 e foi baseado no jogo americano Risk.

Ele é jogado em um tabuleiro do mundo dividido em 6 regiões, cada jogador recebe uma carta com um objetivo determinado, quem conseguir cumprir o objetivo primeiro é o vencedor. Como é um jogo de estratégia, os jogadores podem ficar jogando facilmente mais de 4 horas sem parar, por isso antes de começar é bom estar preparado para se desprender do mundo real e entrar na disputa!

6 - Detetive


Detetive - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Detetive foi criado na década de 40, um jogo de raciocínio lógico, investigação e estratégia que consiste em descobrir em que cômodo, qual arma usada e quem é o assassino do crime cometido na casa!

No total são 9 locais diferentes, 6 armas e entre 3 e 6 jogadores e possíveis assassinos!

7 - Jogo da Vida


Jogo da Vida - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

O jogo que foi criado no início da década de 60 e chegou ao Brasil traduzido em 1986 através da própria Estrela, foi um enorme sucesso de vendas. Apesar de ter várias adaptações e novos tabuleiros e peças, as regras se mantiveram intactas até os dias atuais.

Pode ser jogador por 2 ou até por 8 pessoas e o principal objetivo da brincadeira é ter sucesso na vida enquanto caminha pelo tabuleiro onde pode acontecer casamentos, conquista da primeira casa, conquista do negócio próprio. Além disso, no jogo da vida você precisa saber administrar o dinheiro, cuidar dos filhos e muito mais, tudo isso no tabuleiro, interessante não é mesmo?

8 - Cara a cara


Cara a cara - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Cara a cara foi lançado pela Estrela em 1986 e trouxe o raciocínio lógico e outras habilidades para cima do tabuleiro.

Seu objetivo é descobrir quem é o personagem do seu adversário, para isso são feitas várias perguntas e ao final você precisa acertar, um jogo extremamente simples, mas que é especial para as crianças. Pode demorar até 30 minutos para acabar e para jogar são necessários 2 jogadores.

9 - Sudoku


Sudoku - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

O Sudoku é um jogo antigo e de raciocínio lógico. Seu objetivo é posicionar todos os números no tabuleiro que é composto por um tabuleiro grande com 9 outros tabuleiros menores dentro de 9 peças cada um, entendeu?

Posicione os números de 1 a 9 no tabuleiro de forma que eles não se repitam nem horizontalmente nem verticalmente. A brincadeira possui alguns números posicionados inicialmente para facilitar e bloquear algumas jogadas, isso pode ajudar ou dificultar tudo, vai depender da sua estratégia!

10 - Perfil


Perfil - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Perfil é um jogo de tabuleiro e cartas onde temos centenas de cartas diferentes, cada carta se refere à alguma pessoa, lugar, ano ou coisa.

Essas cartas têm várias dicas (20 dicas cada carta) que podem ser usadas para ajudar a pessoa que vai adivinha a descobrir sobre o que estamos falando. Apesar de ter dezenas de versões de Perfil diferentes, as regras são as mesmas, e alias, bem simples!

11 - Interpol (Scotland Yard)


Interpol - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Interpol (Scotland Yard) é um jogo de tabuleiro criado pela Grow que pode ter de 2 a 8 jogadores. O jogo segue o estilo de investigação, estratégia e raciocínio onde o existem 120 casos diferentes onde os jogadores usam as pistas para encontrar tudo que é pedido desvendando crimes e tudo que pode envolver um bom investigador. No tabuleiro os detetives precisam ler pistas para desvendar os casos.

Entre os personagens temos Sherlock Holmes, Dr. Watson e outros ajudantes, entre os lugares disponíveis para serem visitados temos museus, bares, farmácia, teatro, banco, livraria, chaveiro, hotel, charutaria, parque, a própria Scotland Yard além de alguns outros lugares.

12 - Escadas e Serpentes


Escadas e Serpentes - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Se você é apaixonado por jogos de tabuleiro já deve conhecer o Escadas & Serpentes, se prefere o mundo da tecnologia, talvez não conheça, pois este não é daqueles mais famosos jogos de tabuleiro!

Seu objetivo no Escadas & Serpentes é sair do número 1 e chegar até o número 100 o mais rápido possível lembrando que se o peão cair na cabeça da serpente o jogador terá que escorregá-lo até a ponta da cauda, se cair na base da escada, deverá subi-la até o topo e continuar de lá a jogada!

13 - Batalha Naval


Batalha Naval - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Você já deve ter jogado batalha naval online no computador não é mesmo? O jogo é clássico e se popularizou na era digital da tecnologia, mas você sabia que o jogo já existia muito antes disso?

O jogo já foi criado e comercializado na década de 30 e desde os primórdios o objetivo básico do jogo de tabuleiro é descobrir onde o navio inimigo está posicionado no tabuleiro. Você precisa posicionar para atacar e movimentar os seus navios para se defender, tudo com muito cuidado, sem esquecer da boa e velha estratégia é claro!

14 - Jogo da Mesada


Jogo da Mesada - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

O Jogo da Mesada pode ser uma ótima forma de entreter as crianças e jovens, mas também uma ótima forma de ensinar os princípios básicos da educação financeira!

O jogo foi criado pela Estrela e a ideia do jogo de tabuleiro é que você consiga chegar ao final do game com a maior quantidade de dinheiro possível, economizar, economizar e economizar, mas e a parte boa que é gastar? Logo no início é decidido entre os jogadores (de 2 à 8 jogadores) quantos meses vai ter o jogo, cada mês o jogador ganhará a mesada. No tabuleiro temos os 31 dias do mês, jogue o dado, veja em que "casa" caiu e quanto você terá que gastar, legal não é mesmo?!

15 - Combate


Combate - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Inicialmente lançado na década de 70 com o nome de Front e posteriormente rebatizado de Combate, o jogo de tabuleiro é jogado por duas pessoas e pode levar até duas horas para ser terminado! Você joga com espião, soldados, cabos, sargentos, tenentes, capitães, majores, coronéis, general e marechal, enfim, toda a linha do exército, desde o soldado mais simples até o marechal.

No game você controla o seu exército e para vencer precisa capturar a bandeira que está no campo inimigo ou ainda resgatar o prisioneiro, você também pode bloquear o adversário! Todas as peças se movem uma casa de cada vez na horizontal ou vertical, nunca na diagonal, outra regra interessante é que as bombas e a bandeira ficam no mesmo local do início ao fim do jogo.

O jogo é cheio de regras e para conhecê-las a fundo, somente procurando o manual na internet ou então comprando o jogo de tabuleiro oficial!

16 - Jogo da velha


Jogo da Velha - 16 jogos de tabuleiro antigos mais divertidos de todos os tempos

Com certeza você já brincou de jogo da velha com seus amigos na escola ou até mesmo com seus pais não é mesmo? O jogo é extremamente simples, basta um pedaço de papel e uma caneta ou lápis para que a brincadeira comece! Vence quem conseguir formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal com bolinhas ou X.

Você sabia que a origem dos jogos da velha foi nos tabuleiros? Pode parecer estranho já que é um jogo tão simples, mas como você pode ver na imagem acima, existe à venda essa opção para quem prefere o tabuleiro do que o bom e velho papel e caneta.

Essa foi a nossa lista dos melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos, gostou? Lembrou da infância quando jogava com os amigos? Eu lembrei e muito, se gostou compartilhe nas redes sociais com os amigos e deixe seu comentário!