20 Melhores Jogos de Atari para Relembrar

20 melhores jogos de Atari para relembrar

Para quem gosta de um pouco de história, nada melhor que relembrar não é mesmo? Então porque não relembrar os grandes sucessos do Atari 2600, console produzido pela empresa de mesmo nome e que iniciou as vendas no início da década de 70, mais precisamente em 1978 nos Estados Unidos para só chegar ao Brasil em 1983, quando as vendas nos Estados Unidos já estavam em forte decadência.

No Brasil o console fez muito sucesso até porque era um dos poucos com tantos jogos para comprar e seus jogos eram bem modernos para a época. Claro que se comparados aos jogos de hoje em dia, a qualidade gráfica, de sons e a jogabilidade eram imensamente piores, porém para os jovens que viviam na década de 80 era uma novidade que impressionava qualquer um!

O Atari tem outro título muito importante e por isso talvez esteja nos corações de tantos gamers, para muitos, o Atari foi o primeiro console de vídeo game da vida, você também está entre estes gamers?

Se você tem atualmente entre 35 e 40 anos deve ter jogado muito Atari 2600 e neste exato momento deve estar se perguntando, mas quais foram os 20 melhores jogos de Atari de todos os tempos? Pensando em uma resposta interessante para vocês que resolvemos criar essa lista especial onde além de ter belos momentos de nostalgia você terá a oportunidade de jogar jogos antigos online sem precisar comprar a console Atari ou instalar algo no computador.

Lembramos que nem todos os jogos disponíveis para jogar online são originais, muito são réplicas perfeitas, outros ainda não conseguimos a versão para jogar online, mas mesmo assim, confira a nossa lista e divirta-se jogando, que tal!?!

1 - Pac Man para Atari - 1980


Pac Man para Atari - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Um dos protagonistas do sucesso do Atari 2600 com certeza foi o Pac-Man, lançado no início dos anos 80, seu objetivo era simples. Escapar dos fantasmas e comer todas as bolinhas o mais rápido possível.

O aumento de dificuldade progressivo e o aumento de velocidade dos inimigos entre as fases era algo que marcava a maioria dos jogos de Atari da época e no Pac-man não poderia ser diferente não é mesmo?! A diferença é que além disso tudo o jogo contava com labirintos diferentes e uma série de desafios que literalmente viciavam quem jogava naquela época!

2 - Super Breakout - 1978


Breakout - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Com certeza você já deve ter jogado ou ouvido falar do Super Breakout, veja a imagem e tente se lembrar! O jogo foi lançado pela Atari no final dos anos 70 e relembrado pelo Google através de um Doodle bem divertido.

No game você controla um bastão e precisa rebater a batata para destruir os blocos o mais rápido possível. A batata pode bater nas laterais e na parte superior do jogo, mas não pode passar para a parte inferior, abaixo do seu bastão móvel!

3 - Enduro - 1983


Enduro - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

No início da década de 80 a Activision já entrava no mercado de jogos para vídeo games e o seu primeiro grande sucesso com certeza foi o Enduro! Um jogo viciante e muito divertido onde seu objetivo era manter o carro de corrida na pista, ultrapassando os adversários sem bater é claro!

Eram dezenas de pistas e temporadas diferentes onde você precisava ser o melhor piloto para conquistar o troféu de campeão! Com o aumento da dificuldade progressivamente, a velocidade aumentava ate um ponto onde ficava praticamente impossível controlar o carro ou ver e entender algo, por isso que talvez eu não conheça ninguém que tenha conseguido completar o jogo por inteiro!

4 - Space Invaders - 1980


Space Invaders - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Uma invasão alien é o enredo de Space Invaders! O jogo que rapidamente conquistou milhões de jogadores é um grande clássico da década de 80 que está vivo entre os jogadores até hoje.

Já ganhou dezenas de versões diferentes e até mesmo um Doodle do Google. Os sons curtos e a jogabilidade facilitada eram os atrativos do game que tinha como objetivo controlar uma nave espacial e deter os alienígenas que tentavam invadir o planeta Terra.

5 - River Raid


River Raid - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Você sabia que o famoso River Raid foi programado por uma mulher em uma memória ROM de 4kb? Pode parecer impossível hoje em dia fazer algo que caiba em 4KB, pois até um pequeno texto no Notepad facilmente ultrapassa esse tamanho!

O jogo foi lançado no final de 1982 e logo conquistou os jogadores vendendo mais de um milhão de cópias, sem contar as versões pirateadas que também faziam muito sucesso na época. Era possível jogar em até 2 jogadores em mais de 200 fases onde você controlava um aviãozinho, para vencer precisava destruir navios, helicópteros e aviões inimigos.

Assim como a grande maioria dos jogos de Atari 2600, River Raid tinha um nível de dificuldade progressivo, ou seja, conforme você passava de fase, a dificuldade aumentava, porém os cenários não mudavam muito, apenas tudo ficava mais rápido!

6 - Donkey Kong - 1980


Donkey Kong - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Donkey Kong foi lançado inicialmente para Arcades e depois convertido para Atari 2600, todas as quatro fases da versão do jogo de mesa Arcade foram incluídas na versão para Atari que tinha algumas (bem poucas) novidades.

No game o jogador controlava Jumpman, que mais tarde se tornaria o Mario da Nintendo, seu objetivo era levá-lo até o topo, onde o malvado Donkey Kong lançava barris gigantes e aprisionava a linda princesa.

7 - Frogger - 1982


Frogger - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Você já deve ter jogado muitos jogos de atravessar a rua e atravessar o rio não é mesmo? Sabia que todos estes jogos tiveram inspiração no Frogger do Atari?

O jogo lançado em meados de 1982 tinha como objetivo ajudar o sapo a atravessar a rua desviando de carros, troncos, buracos, crocodilos e cobras, eram vários níveis que obviamente ficavam mais difíceis e rápidos, assim como outros jogos da console!

8 - Decathlon - 1983


Decathlon - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Decathlon foi mais um grande sucesso da Activision logo no seu lançamento em 1983 e foi um dos maiores sucessos do Atari 2600 quando falamos em jogos de esportes. O game era baseado nos Jogos Olímpicos e o jogador precisava correr o mais rápido possível movimentando o manete do controle, tomando cuidado para não quebrar, pois a empolgação muitas vezes acabava destruindo o controle!

9 - Keystone Kapers - 1983


Keystone Kapers - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Quem nunca brincou de Polícia e Ladrão não é mesmo? A brincadeira já era comum entre as crianças na década de 70 e 80, por isso a Activision resolveu criar a sua própria versão gameficada da brincadeira para o Atari 2600 que posteriormente foi lançada em outras versões do Atari.

No game você era o policial que tinha que correr atrás do bandido dentro de um shopping, podia encurtar o caminho usando escadas rolantes e elevadores , mas não pense que o jogo era fácil, pois a brincadeira era muito difícil e por isso, viciante.

10 - Mario Bros no Atari - 1983


Mario Bros no Atari - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Se você pensa que o Mario Bros é exclusividade da Nintendo está completamente enganado, logo no início da sua carreira como encanador bigodudo, a Nintendo fez uma parceira com a Atari para o lançamento do Mario Bros, uma adaptação da versão para Nintendinho que fez muito sucesso na época, porém foi muito criticada por não ser exatamente igual à do Nintendinho.

No game você precisa ajudar o Mario que está no esgoto a escapar de tartarugas e bolas de fogo enquanto pula pelas plataformas em diversas fases.

11 - Centipede - 1980


Centipede - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Centipede foi lançado em 1980 para Atari, o jogo trazia a novidade da época, uma pistola que podia ser usada ao invés de jogar com o controle convencional. Bastava mirar na tela da TV e atirar, seu objetivo era acabar com a centopeia gigante da tela, mas além dela, você precisa acabar com outros insetos gigantes como aranhas e moscas. O clássico foi um sucesso no Atari 2600, aposto que você jogou muito não é?

12 - Dig Dug Atari - 1982


Dig Dug Atari - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Dig Dug Atari foi lançado inicialmente para Arcades e Atari 2600, posteriormente ganhou versões para Nintendinho e outras consoles. O jogo é bem simples(como todos da época) e seu objetivo é escavar buracos, chegar até os monstros e acabar com eles! Para acabar com os monstros era possível lançar bombas ou usar as rochas para esmagá-los!

13 - Jaw Breaker - 1983


Jaw Breaker - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Jaw Breaker não tinha um cartucho exclusivo, ele vinha em um cartucho 4 em 1 com outros jogos como Corredor Cósmico, Gangster Alley e Infiltrate. Jawbreaker era bem parecido com o Pacman, porém com uma outra perspectiva onde você controlava uma mandíbula maluca que comia as peças retangulares em caminhos horizontais.

No jogo existiam vários inimigos e somente após conseguir comer todas as peças retangulares que uma nova fase era liberada, essa nova fase era mais rápida e mais difícil, os inimigos se aproximavam em poucos segundos e ficava difícil vencer!

14 - Maze Craze - 1980


Maze Craze - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Maze Craze era outro jogo de polícia e ladrão lançado em 1978, logo no lançamento da console Atari 2600. No game que pode ser jogado por 2 jogadores o objetivo é chegar primeiro ao fim do labirinto e escapar da polícia. O labirinto é gerado aleatoriamente e os bandidos escapam de cima para baixo evitando ficar trancados ou serem pegos, passando por caminhos camuflados e evitando os inimigos obviamente!

15 - Kung Fu Master - 1987


Kung Fu Master - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Lançado inicialmente para NES em 1984, Kung Fu Master para Atari foi convertido em 1987 quando já havia sido decretada a morte do Atari, nessa época ele estava na UTI resistindo ainda por algum tempo ao mercado que ficava cada vez mais concorrido.

O jogo era simples, mas tinha um efeito novo para a época, a rolagem lateral! Você andava pelo cenário que se repetia enquanto derrotava lutadores de kung fu inimigos com socos e chutes.

16 - Spider Man - 1982


Spider Man - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Assim como começaram a surgir os primeiros jogos de rolagem horizontal, surgiram os primeiros de rolagem vertical como foi o caso do Spider-man para Atari de 1982. No jogo o Homem Aranha precisava subir os prédios com a teia enquanto salvava os moradores e ao chegar lá em cima, derrotar o Duende Verde além de desativar a bomba.

As bombas surgiam durante a escalada no prédio e ao passar pelas fases, a quantidade de teia era reduzida para deixar o jogo mais emocionante.

17 - Superman - 1979


Superman - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Superman foi lançado logo após o surgimento da console Atari 2600. Como os super heróis estavam em alta nas revistas em quadrinhos, nada melhor que trazê-los para as telas das TV através de jogos não é mesmo?

No game você assume o papel do herói e pode utilizar os poderes de força, visão de raio-x e vôo para conseguir alcançar os objetivos que são consertar a ponte destruída pelo Lex Luthor, capturá-lo e ainda voltar ao Planeta Diário para um dia de trabalho normal como Clark Kent.

18 - Tennis - 1981


Tennis - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Apesar de simples, Tennis foi muito bem produzido e trouxe as emoções de um bom jogo de tênis para as telas das TVs na década de 80. O jogo podia ser jogado no modo de dois jogadores, porém cada um jogava individualmente.

Existiam ainda duas velocidades para deixar o jogo mais difícil e para vencer você precisava ganhar um set de seis jogos, diferentemente do jogo oficial onde você precisa vencer dois de três sets. Os controles fáceis e a simplicidade nas regras fizeram com que o jogo se tornasse um grande sucesso rapidamente e você, jogou muito Tennis no Atari?

19 - Berzerk - 1982


Berzerk - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Berzerk foi lançado em 1982 pela Atari, o título contava com uma jogabilidade viciante e diferenciada onde você tinha que atirar e destruir robôs espalhados por diversas galerias. Assim como em outros jogos, no Berzerk conforme você avançava pelas fases a dificuldade e velocidade dos inimigos aumentavam para deixar tudo mais emocionante. Não existia nenhuma indicação para onde ir e jogadores mais experientes passaram por mais de mil salas diferentes com robôs, incrível não é mesmo?

20 - Adventure - 1980


Adventure - 20 melhores jogos de Atari para relembrar

Adventure foi um grande sucesso do Atari 2600, o game foi criado pelo designer Warren Robinett e levou cerca de um ano para ficar pronto. O game é considerado até hoje o primeiro jogo de ação e aventura para consoles, ele também está entre os primeiros jogos de RPG.

O objetivo do jogo era sair do castelo em busca de itens espalhados pelo cenário e também do cálice encantado que devia ser encontrado e trazido de volta ao castelo. Pelo caminho o herói medieval ou simplesmente um "ponto" de pixel usaria a sua espada para atacar e se defender de dragões que o perseguiam por todo o canto.

Essa foi a nossa lista com os 20 melhores jogos de Atari 2600 que você não pode deixar de conhecer, ou quem sabe simplesmente relembrar não é mesmo? O que achou da lista? Tem algum jogo favorito seu que não apareceu? Deixe nos comentários a sua lista!