Os jogos online se tornaram um verdadeiro hábito, ainda mais com a enorme variedade em jogos de FPS que levam os participantes a passarem horas em frente ao computador para mostrar quem é o melhor.

Em regra, tudo o que precisa é ter um PC compatível com o game, assim como uma internet com conexão 100%, digo sem quedas ou muito lentas, enfim.

Acontece que nem sempre um jogador obtém bons resultados, geralmente as conexões de internet deixam muito a desejar.

Problemas como o ping e demora na velocidade de download são insuficientes para o bom desempenho da tarefa. É claro que em alguns casos ocorrem por culpa dos próprios servidores do jogo.

Eis o motivo maior para se fazer a limpeza do sistema interno com frequência.

Entre tantos volúveis, uma questão que não é levada a sério é a velocidade de upload, considerando que os jogos não precisam enviar muitos dados para os servidores.

Contudo será isso mesmo? A velocidade de upload não é importante para a jogatina online? Seguem então alguns itens a serem considerados!

1 - Transmissão contínua


Ao examinar se o envio de dados realmente interfere na hora de jogar, é interessante pensar que o upload representa uma conexão dentro do PC.

E assim como um diálogo entre duas pessoas, a transmissão entre um computador e um servidor só é possível quando duas pessoas efetivamente falam (upload) e escutam (download).

E mesmo que seja por alguns instantes e com poucas palavras, você precisa transmitir sons para que o seu ouvinte responda na mesma proporção. A fala também é essencial quando a outra pessoa envolvida no diálogo faz uma pergunta. A conversa simplesmente termina se uma das pessoas param.


A taxa de upload influência nos jogos online?


2 - Consumo de dados


Com a transmissão da internet, a mesma analogia é válida. Seu PC tem que estar em constante diálogo, enviando e recebendo informações. Mesmo que seja durante a navegação de um site qualquer, sua placa de rede enviará solicitações e pedidos para o servidor.

Essa troca de informações é constante em todos os tipos de rede. De modo geral, o consumo de dados do upload é limitado, visto que poucas informações são enviadas na hora de um download. Todavia, não estamos afirmando que ele não tenha um papel fundamental.


A taxa de upload influência nos jogos online?


3 - Questões graves na jogatina


Ao tratarmos de jogos, a utilização do upload nem sempre é levado a sério pelo jogador, geralmente ele pensa que a sua conexão de “10 mega” vai dar conta do recado. Na maior parte essa velocidade é suficiente para receber os dados do servidor, contudo é necessário ainda verificar a questão do upload.

Reflita comigo, cada movimento que se faz no jogo, devem ser automaticamente enviados para o servidor em menor tempo possível. Basicamente se tal informação demorar a ser enviada, você acaba tendo o seu desempenho prejudicado, ou seja, qualquer atraso que aconteça é suficiente para que o adversário se aproveite.

O problema pode não ser o seu upload, leia também 11 Maneiras de melhorar o desempenho dos jogos no computador, isso irá te ajudar a aumentar e solucionar problemas nos seus jogos!


4 – Taxa de upload


A taxa de upload deve atender aos requisitos mínimos do jogo. Alguns jogos usam a velocidade de 512 kbps ou pode chegar até 1 Mbps.

Tudo depende do modo como o jogo opera, mas a verdade é que vários pacotes de dados são enviados todos os segundos.

É preciso considerar ainda que existem perdas durante o caminho. Às vezes, uma determinada informação é extraviada e sua conexão deve estar preparada para reenviar os dados. Portanto, você deve ficar ciente de que o upload pode sim afetar sua jogatina e caso algum problema aconteça em seu modem ou no provedor do serviço, você vai sentir o impacto.


A taxa de upload influência nos jogos online?


5 - Quanto é consumido durante uma partida?



Segundo as estatísticas do site My Gaming, uma partida de 20 minutos de Battlefield 3 recebe 9,33 MB (download) de dados e envia 4,92 MB (upload) de informações. Um exemplo é o jogo Crysis 2, jogar por 20 minutos resulta em 5,42 MB de download e 4,06 MB de upload.

Podemos observar que o consumo de dados é pequeno, mas é preciso ter uma latência baixa e uma velocidade que seja capaz de atender a essa demanda. Salientamos ainda que tudo depende do jogo, da fase, da quantidade de players na partida e de uma série de outros fatores.

Outro exemplo: suponha que você tenha 1 mega de upload e que sua conexão de internet seja dividida em casa pelo Wifi.

Você está jogando League of Legends com um MS/PING de 45, do nada sua irmã começa a ver Youtube, seu pai começa a ver Netflix e sua mãe começa a enviar fotos para o grupo da família no whats, com isso todos estão utilizando 1 mega ou mais de envio do seu upload, com certeza seu MS/PING no jogo vai subir para 100, 200 ou mais, causando ainda travadas e quedas. Para jogar tranquilo é melhor ter a sua própria internet e não dividir com ninguém, contratar um plano com upload bom, jogar conectado direto no modem e nunca por Wifi.


6 - Download e Upload


Dowload é quando assistimos um vídeo no You Tube estamos fazendo o Download da sua conexão, ou seja, tudo o que vem da internet para o nosso computador é chamado de Download.

Upload é quando enviamos um e-mail com arquivos para um amigo, isso sai do seu computador e vai para a “internet” é chamado de Upload.

O mesmo quando transmitimos um vídeo da nossa máquina para internet, usamos basicamente o upload de nossa conexão.




7 - Qual a medição de download e upload?


Existem vários sites disponíveis para medir a sua conexão. Mas o mais utilizado é o Speed Test. Você pode medir a conexão do plano contratado, mas essa não é a velocidade real, já vou explicar o porquê.

Por exemplo: para um usuário que tem um plano de fibra óptica da vivo com 53.49MB de Download e 27.06MB de Upload, então será que ele poderá transmitir a 27MB de upload?!

Lógico que não, existe uma grande diferença entre largura de Banda e Taxa de Transmissão.



8 - Largura de banda


Largura de ou Bandwidth: é a largura total da banda que pode passar em um sistema de internet, por exemplo uma fibra óptica ligada a um servidor da VIVO até uma casa, se eles abrissem a banda total poderíamos facilmente ter 1GB de conexão, pois essa é a largura da banda de cabeamento e o limite da placa de rede.

Mas se tal casa (ou participante) contratou 50MB eles liberam apenas 50MB de Download e 25MB de Upload.




9 - Taxa de Transferência


É a quantidade de informação por segundo (pacotes) que podem ser transferidos através da nossa banda, imagine uma rodovia com 4 faixas (banda) e com um carro com 2 pessoas levando pacotes (taxa de transmissão) andando a 60k/h, e quando aumentamos a taxa de transmissão agora temos o mesmo carro andando na mesma velocidade só que agora com 5 pessoas dentro levando os pacotes.

Para descobrirmos qual é a nossa taxa de transmissão ou bit rate, a forma mais fácil de encontrar esse número é pegando a nossa largura de banda contratada e dividindo por 8.

Por ex; temos 27MB de upload logo 27Mbps / 8 = 3.375kbps portanto estaríamos apto a usar até 3.375kbps de UPLOAD em nosso software de transmissão ao vivo.


10 - Teste a conexão do seu computador


Não esqueça de testar a sua conexão antes de começar a jogar. Por vezes você até consegue subir mais o bit rate sem ter muita perda de quadros e momentos de transmissão.

Contudo teste a transmissão da mesma forma que ocorre em uma igreja ou um evento. Assim você poderá jogar tranquilamente sem ter dores de cabeça, pois a pior coisa é você estar no meio do jogo e a conexão cair.

Na maioria dos casos o jogador sai e não volta mais. Por isso, faça um bom proveito otimizando a sua transmissão antecipadamente!


Conclusão:


Embora muitos provedores ofereçam bons pacotes de velocidade de download (dados recebidos), geralmente a velocidade de upload (dados enviados) é drasticamente menor.

Se possível, contrate um serviço de internet com a melhor relação download/upload possível.

E se apesar de todos os cuidados com os itens anteriores, sua experiência online continuar insatisfatória?

Infelizmente, a culpa pode ser de seu jogo favorito. Neste caso é recomendável revisar todos os aspectos acima descritos.