Android TV Ou Google Chromecast: Qual é Melhor?

Inicialmente, é importante saber do que se trata cada uma dessas atualidades que proporcionam diversão aos seus usuários. O Android TV é um sistema operacional do Google, criado em 2014, para funcionar nas televisões modernas: as Smart TVs. Ele complementa outros aparelhos, como por exemplo, o seu smartphone. E possui consoles de jogos, players de música e vídeo, programas e aplicativos de filmes e séries, Youtube, e muito mais!

A sua principal vantagem é o sistema operacional móvel mais conhecido do público, de fácil adaptação e manuseio lógico. Também é interessante a possibilidade de acesso à Play Store, Netflix, Globo Play e jogos salvos no Google Play Games. Outro recurso importante é o Google Cast integrado, que transmite vídeos e conteúdos do smartphone ou tablet na tela da TV. Além disso, a ferramenta de busca por voz facilita as pesquisas de conteúdos na internet, pois o controle remoto tem um microfone específico para essa função.

Android TV ou Google Chromecast: Qual é melhor?


Vale mencionar que alguns aplicativos da Play Store funcionam perfeitamente no televisor, com o uso do controle remoto. O aplicativo desejado ainda pode ser transferido do celular para a televisão, por meio de um procedimento complexo, mas desafiador. Outro ponto de destaque é a memória de armazenamento interno que é limitada, no entanto, existe a opção pelo armazenamento externo. Com todas essas funcionalidades, pode-se dizer que o preço da Smart TV é acessível em comparação a outros produtos.

Já o Chromecast trata-se de um acessório do Google, lançado em 2013, que transforma televisores com entrada HDMI em Smart TV. Você já deve estar se perguntando como isso funciona, então vamos lá! Esse pequeno dispositivo parecido com um pen drive é um transmissor que oferece diversos serviços, como por exemplo, a tão desejada Netflix. Ele utiliza o conteúdo de smartphones e computadores, transferindo-os para a TV, funcionando como uma espécie de antena.

A internet é indispensável para o funcionamento da transmissão do conteúdo, sendo necessário o uso de rede sem fio para fazer a conexão dos aparelhos. A configuração é fácil de ser executada, podendo ser feita por meio de um celular, desde que haja compatibilidade. Mas não esqueça, o dispositivo somente funciona nas televisões que tenham a entrada HDMI MHL, ou sistemas operacionais iOS, Mac OS, Windows, Chromebook Pixel e Android.

Algumas vantagens do Chromecast são as possibilidades de assistir os vídeos do seu computador na TV, a exibição de fotos do Google+, audição de músicas, além da realização de espelhamento da tela do seu dispositivo Android na televisão. A maior vantagem desse dispositivo é o preço que é muito baixo quando comparado aos valores cobrados pelas Android TVs, considerando-se que grande parte da população já possui em sua casa os televisores anteriores à Smart TV.

Agora, para escolher entre um desses dois produtos você precisará analisar com calma e entender as utilidades que uma Smart TV oferece. Por outro lado, terá que compreender que a conversão de um televisor convencional em Smart é algo fácil e muito mais barato em nossos dias. Então, a questão a ser respondida é se você prefere transformar a sua TV comum em Smart TV com acesso a aplicativos diversos, mas algumas limitações, ou deseja adquirir a sua Smart TV com todas as opções do sistema.

Como já foi dito, o Chromecast funciona quando conectado em uma porta HDMI do aparelho de TV, permitindo ao usuário uma série de recursos para entretenimento, além de informações. Afinal, os serviços de streaming representam uma grande parte dos conteúdos multimídia atuais e são consumidos diariamente por milhões de usuários. Pode-se ter acesso a todos eles no computador, smartphone ou tablet, mas no caso das televisões a situação apresenta-se de modo diferente.

Por isso, gadgets como o Google Chromecast ou uma Android TV são essenciais para que você se mantenha atualizado a respeito das novidades que surgem todos os dias! Separamos nesse post, especialmente para você, algumas dicas essenciais para que possa decidir com maior acerto se é melhor investir em um Chromecast ou em uma Android TV. Vejamos mais alguns detalhes que poderão fazer a diferença na hora da aquisição:

1º - Se a sua condição recai apenas na preferência pelos serviços como a Netflix ou o Youtube, o Chromecast tende a atender melhor às suas necessidades. Além de ser fácil de usar, é compatível com uma série de dispositivos diferentes. O Chromecast é uma ótima solução para transformar a sua televisão comum em uma TV Smart a um custo muito baixo.

Android TV ou Google Chromecast: Qual é melhor?


2º - Porém, se a sua necessidade estiver relacionada com o uso dos aplicativos do Play Store, que não são compatíveis com o Google Chromecast, a compra da Android TV será a sua opção mais eficiente. Com ela você terá tudo o que deseja, todas as possibilidades já listadas anteriormente, e muitas horas de lazer e diversão garantida no conforto do seu quarto ou na sala da sua casa ou apartamento.

Android TV ou Google Chromecast: Qual é melhor?


3º - Por outro lado, uma Android TV faz parte de um projeto muito mais complexo, que coloca à sua disposição ferramentas mais avançadas. Todavia, exige o investimento de uma quantia maior, podendo interferir no seu orçamento doméstico. Sendo assim, é importante avaliar quanto de dinheiro você tem disponível, e se pode abrir mão de determinados gastos para adquirir a sua Smart TV.

Android TV ou Google Chromecast: Qual é melhor?


4º - Caso você perceba que não conseguirá fazer esse investimento agora, adquira o Google Chromecast para pelo menos ter acesso à algumas opções de lazer. E comece a fazer um planejamento dos seus recursos, para verificar em quanto tempo poderá finalmente comprar uma Android TV, que será uma excelente aquisição e da qual não irá se arrepender. É importante ter noção do quanto é possível investir para não ter problemas financeiros lá na frente.

5º - Ao escolher um Chromecast, fique atento às opções disponíveis no mercado. Alguns modelos são de primeira geração, outros de segunda geração e a versão mais recente: 4K. A primeira geração vale a pena apenas se você encontrar o aparelho por um preço bastante em conta. Do contrário, é melhor adquirir as opções mais recentes, contudo, escolha de acordo com a resolução do seu televisor.

6º - Se você prefere se divertir com games, a Android TV será a melhor escolha a ser feita. Pois utilizando um Chromecast para os seus jogos favoritos, terá que usar o seu aparelho smartphone para os controles. Isso vai causar aborrecimentos, tendo em vista que ocorrem atrasos devido aos tempos diferentes entre o seu celular e sua a TV. Por esse motivo, o dispositivo é inadequado para games com ritmos acelerados.

7º - Outro fator relevante é o fato de que o Google Chromecast pode ser ultrapassado por outras tecnologias em um curto período de tempo. Pode ser que em breve eles deixem de ser produzidos e sejam substituídos por outros dispositivos que ofereçam maiores vantagens, mas isso é uma probabilidade, lembrando sempre que estamos vivendo em uma época de evolução constante.

8º - A Android TV possui o assistente do Google para montar a sua casa inteligente, enquanto os Chromecasts não são considerados dispositivos inteligentes. Eles não podem controlar os produtos domésticos modernos que realizam diversas atividades ao comando da sua voz. Então, se você é adepto às inovações tecnológicas, deve considerar esse fator como um ponto decisivo.



9º - Como você já sabe, os recursos mais avançados estão disponíveis na Android TV, ela é mais fácil de usar e será muito útil em um futuro bem próximo. Mas não se esqueça de que o Chromecast tem a vantagem de ser um dispositivo portátil, que pode ser levado para qualquer lugar, inclusive para a casa dos seus amigos e familiares. Portanto, é uma opção econômica que será utilizada em outras casas, hotéis e na apresentação de negócios.

10º - A escolha é realmente difícil de ser realizada, devido aos inúmeros benefícios e vantagens oferecidos pelas duas opções. Desse modo, se ainda está em dúvida, você pode considerar a compra das duas opções: a sua Android TV para colocar no seu quarto, e o seu Google Chromecast, para instalar na TV da sua sala de estar. Desde que a aquisição caiba no seu bolso, é claro!

Enfim, antes de tomar qualquer atitude, recomendamos que faça uma boa pesquisa de preços e marcas disponíveis, considerando sempre o que cada uma delas oferece. O melhor caminho antes de comprar é obter todas as informações possíveis sobre o produto desejado para poder fazer comparações. Existem diferenças de um fabricante para outro, por esta razão, há benefícios que devem ser considerados com cautela.

Separe um tempo para perguntar, analisar e comparar o que é oferecido, pois dessa maneira ficará plenamente satisfeito após adquirir o seu objeto de consumo. Não haverá qualquer arrependimento, uma vez que você estará fazendo uma aquisição consciente e estará disposto a aproveitar todas as vantagens que serão proporcionadas. Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo e que ele tenha servido como auxílio na resolução das suas dúvidas!