Como Jogar Minecraft – Guia para Iniciante

Os jogos de Minecraft estão fazendo um tremendo sucesso e já conquistaram milhões de jogadores no mundo inteiro. Na realidade ele provocou uma verdadeira revolução na indústria dos videogames e permitiu que alguns jogadores talentosos enriquecessem em pouco tempo. Assim, é possível encontrar dicas no Youtube, sites de venda na internet, e os jogos nas lojas de todo o Brasil. Isso ocorreu porque o Minecraft proporciona liberdade para a criação de inúmeros projetos, sendo inclusive utilizado diariamente por arquitetos e por professores para o ensino dos estudantes.

Mas é claro que a principal função desse jogo é o entretenimento, pois com ele os usuários podem viver grandes aventuras. A princípio parece ser um game complicado, no entanto, com as dicas certas você conseguirá realizar maravilhas. Por esta razão criamos esse guia para iniciante sobre como jogar Minecraft, e temos certeza de que ele preencherá todas as suas necessidades de aprendizado nesse assunto. Vamos apresentar um passo-a-passo e garantimos que o jogo é apaixonante e muito envolvente. Acredite! Com esse game você criará um mundo somente seu e do jeito que sempre sonhou!

Todavia, esteja preparado para cavar, construir cidades e fabricar inúmeros objetos. As possibilidades são ilimitadas sendo que o jogador é quem controla tudo, até mesmo com a criação de códigos próprios. O seu primeiro passo será instalar o jogo a partir da página oficial do Minecraft, ou acessá-lo no seu navegador, se preferir. Depois, é necessário fazer o login utilizando o seu nome de usuário e senha do lado direito e inferior da tela. Agora conheça o menu principal que apresenta algumas funções importantes. O SinglePlayer serve para iniciar ou dar continuidade a um jogo básico.

Já com o MultiPlayer você conseguirá juntar-se a outros jogadores que estiverem online. Não se esqueça de selecionar a sua linguagem favorita no botão “Idiomas”, que é uma bolha com um globo e está localizado ao lado de “Opções”. A seguir, comece a gerenciar as opções do game, escolha o som, os gráficos, os controles, o nível de dificuldade e conclua as configurações gerais. No SinglePlayer você terá uma lista de todos os mundos que criar, desse modo, no início ela estará vazia. Você precisará digitar na caixa de texto “Nome do Mundo” e clicar no botão “Criar Novo Mundo”, e abrirá uma página instantaneamente.

Após a criação do seu novo mundo, o jogo iniciará e colocará você dentro dele por meio de um Avatar! Porém, é preciso escolher o modo conforme a sua vontade. As opções disponíveis são “Sobrevivência” – reúna materiais, construa abrigos, lute contra criaturas hostis e sobreviva; “Criativo” – acesse imediatamente quase todos os blocos e itens, torne-se imortal e sobrevoe o seu mundo; “Aventura” – comece a interagir com objetos, alavancas, botões e criaturas do cenário; e “Espectador” – torne-se invisível e observe os mundos criados por outros usuários.

Sinta emoções intensas e procure não se estressar com as dificuldades iniciais, elas fazem parte de qualquer desafio que vale a pena enfrentar! Utilize alguns comandos importantes, tais como as teclas W, A, S e D para se mover, a barra de espaço para saltar, o Shift para abaixar-se e não cair, e a tecla E para acessar o inventário e pressione os números de 1 a 9 para selecionar o seu item escolhido. Para sair do jogo basta fechar a janela! Está achando difícil? Não se preocupe, é só seguir as nossas dicas e o passo-a-passo a seguir e você aprenderá tudo, desde as construções mais simples até a construção de portais.

1 - Coletando Areia ou Cascalho



Sem desperdiçar tempo ou até mesmo a durabilidade de uma escavadeira, utilize as tochas para o quebrar alguns blocos de cascalho. Os blocos quebrados se transformarão em entidades de bloco, basta colocar a tocha no chão deles. Mas atenção! Se a tocha for colocada muito rápido, os blocos afetados pela gravidade podem não se transformar em entidades, então use a tocha para segurá-los. Quebre-a e a reposicione com uma fração de segundo a mais na próxima tentativa.



2 - Obtendo Direções sem usar Bússolas



É possível obter as direções dos pontos cardeais sem precisar de uma bússola. Primeiramente encontre o norte batendo em um dos blocos, verifique as direções das rachaduras à medida que ele for removido. Se um bloco for acertado de lado, deverá haver uma rachadura quase reta apontando o norte. Em segundo plano, o jogador pode observar em que direção o sol, a lua, as estrelas ou as nuvens estão se movendo, e esses astros no céu sempre se movem em direção ao oeste.



3 - Ativando o Modo Pacífico



Se o jogador estiver em dificuldades e não conseguir encontrar alimentos, ative o modo pacífico do jogo e o problema será resolvido. Condições extremas como a fome e a saúde serão solucionadas rapidamente e todos os monstros hostis vão desaparecer instantaneamente. Isso será muito útil para construir estruturas maiores. Entretanto, a maioria dos jogadores não gosta desta opção, pois tira a sua visão dentro do jogo, o que é radicalmente considerado como um nobre desafio e diversão.



4 - Recolhendo Blocos de Àrvores



Quando você quiser obter blocos superiores, tente deixar o bloco inferior intacto e, em seguida, pule nele para conseguir o que deseja. Feito isso, basta colher o que quiser. Mas se não conseguir alcançar o seu objetivo depois de usar essa técnica, use fertilizante para aumentar ainda mais os blocos. Talvez você esteja recolhendo troncos em uma floresta, se quiser pode deixar eles para mais tarde. Quando você retornar, colherá maçãs e mudas ao redor do último bloco de tora. No dia seguinte é um bom momento para fazer a limpeza antes de começar a colher novamente.



5 - Relembrando o Padrão de Elaboração



Caso esteja com dificuldades para lembrar como se criam os novos padrões, olhe atentamente para um padrão existente, como por exemplo, o padrão da vara de pescar. Analise como bastões e cordas se alinham e saiba que outros padrões seguem essa característica, como as portas, as espadas, os paralelepípedos, os lingotes de ferro ou de ouro e os diamantes para as lâminas. Você também pode pausar o jogo e visitar o “Wiki” desse item para obter a receita. Além disso, empilhe alguns itens para evitar o excesso e o desperdício de tempo.



6 - Produzindo Ferramentas



Para conseguir bons resultados o jogador necessita de ferramentas que permitam ao mesmo completar todas as tarefas e colocar os blocos nos seus lugares em velocidades acima do normal. A maioria dessas ferramentas poderá ser produzida com diferentes materiais, e cada uma será melhor que a outra. Depois, para minerar os blocos utilize uma só ferramenta de cada vez, pois ao serem usadas as ferramentas perdem a sua durabilidade. E o seu objetivo é minerar os blocos mais rápido que o normal, aproveitando bem cada ferramenta disponível.



7 - Definindo o Ponto de Desova



Se a sua base estiver muito longe do seu ponto de desova, faça uma cama com três lãs e três tábuas. Uma vez alguém dormindo nessa cama à noite, será definido o seu ponto de desova com facilidade. Contudo, fique atento! Se a cama estiver quebrada o ponto de desova será perdido e o jogador terá que reiniciar o jogo. Portanto, uma boa dica é fazer uma segunda cama, e dormir nela antes de se livrar da primeira cama. Dessa forma, não morrerá e desovará no ponto original enquanto move a primeira cama.



8 - Criando Bases



Ao descobrir uma estrutura que pode lhe render uma mineira ou uma fortaleza abandonada, saiba que elas podem ser trocadas por outras riquezas. Todavia, não entre se estiver longe de casa, pois poderá perder seus itens valiosos e não conseguir resgatá-los a tempo. Desse modo, instale um novo ponto de desova nos arredores da estrutura descoberta, colocando uma cama e durma nela. O ideal é criar no local uma base utilizando a metade de uma pilha de tábuas e um quarto de pilha de carvão, arco e flechas, comida e outros suprimentos como tochas, cercas, escadas, entre outros.




9 - Abrindo o Mundo para LAN



Se o jogador tiver muitos objetos valiosos e tiver receio de ver tudo o que construiu com tanto trabalho virar em nada, nunca delete o seu mundo. Basta pensar no esforço que teve para construir a sua base e demais construções. Se você excluí-lo, vai perdê-lo para sempre. Há uma alternativa para recuperar os seus itens na opção "Abrir para a LAN", por isso, se você perdeu algo importante, isso permitirá que você habilite alguns truques. Quando eles estiverem ativados, você poderá entrar no modo criativo e substituir os seus itens perdidos, além de configurá-los. No entanto, muitos jogadores consideram isso como trapaça e preferem começar tudo de novo.



10 - Construindo um Abrigo de Emergência



Pode ser que você fique preso no meio da noite com muitos monstros hostis que irão atacá-lo. Faça um abrigo de emergência, cave três quarteirões e coloque bloco acima e embaixo para ficar seguro. Certifique-se de ter uma lanterna, senão ficará tudo escuro como um sinal de que não há fonte de luz. Você poderá expandir os limites para colocar uma cama. Neste caso o jogador poderá sair do buraco saltando por um pilar, se não tiver alternativa. Ou faça um pilar com 10 ou 12 blocos para ficar fora de alcance de flechas dos esqueletos e dos monstros em geral.



11 - Utilizando Sensores de Movimento



Para descobrir os inimigos que tentam invadir seu território, cerque a casa com muitas tábuas. Assim eles terão que andar sobre as tábuas para se aproximar e acabarão fazendo barulho, que lhe servirá de alerta da presença de seres mal intencionados. O jogador poderá cavar para fazer armadilhas e se preparar para a peleja utilizando cinco blocos como raio preferencial. E o volume deverá estar um pouco alto para surtir um maior efeito, por isso adicione placas de pressão que permitirão a detecção de seres invisíveis.



12 - Protegendo a sua Base



Um macete para proteger a sua base é usar os trilhos energizados, estes possibilitam um melhor funcionamento dela até que o jogador esteja totalmente instalado, e tenha ferro suficiente para fazer uma pista de Minecart. Desta forma, cerque a casa com trilhos elétricos, ou monte compartimentos e coloque-os girando em torno do perímetro. Qualquer ser que se aproxime da casa será apanhado pela armadilha e levado para dar um passeio. Essa armadilha pode ser modificada com túneis de um bloco de altura suficiente para sufocar qualquer monstro.



13 - Praticando a Mineração



Esta é uma parte muito importante no jogo, pois o participante necessita obter e manter os recursos para a sua sobrevivência. Por isso, mantenha 32 tochas e tenha de 9 a 10 picaretas o tempo todo, disponíveis para backup. Reserve também algumas pás, desde que sejam úteis e seguras para o seu funcionamento. Ao tentar descobrir minérios, cuide para conservar os objetos de valor que já possui. Use as pedras para expandir a mina e as ferramentas mais valiosas apenas para extrair os minérios. Se o jogador utilizar apenas uma ferramenta para tudo, ela poderá quebrar antes que encontre outra veia de objetos valiosos – e poderá não conseguir reabastecer depois.



14 - Minerando as Filiais



Essa é considerada a forma mais segura de mineração, com maiores recompensas. Este método se resume em cavar uma escada até o nível 11, bloqueando todas as cavernas que o jogador possa encontrar no percurso. O minério de diamante pode ser encontrado entre os níveis 5 e 17, mas as poças de lava são um perigo real abaixo do nível 11. Reúna todos os recursos, colocando tochas de forma intermitente e bloqueie as cavernas ao longo do caminho. Se desejar explorar as cavernas, siga em frente, mas não será mais uma ramificação. Volte para o início, mova três espaços e repita o mesmo procedimento.



15 - Explorando os Barrancos



As ravinas são consideradas uma estrutura com cortes muito profundos e frequentemente expõe minérios como carvão ou ferro, ou mesmo ouro se estiver baixa o suficiente. Por isso muitos jogadores são tentados e decidem pular direto para a ravina. Contudo, se o jogador assim proceder, será muito mais difícil voltar a subir e ele sofrerá o dano de queda. Em vez disso, você precisará fazer um caminho seguro para descer até o fundo da ravina. Existem várias maneiras de fazer isso. Encontre a sua!



Agora você já sabe como jogar Minecraft, esperamos se sinta preparado após a leitura desse guia para iniciantes. Lembre-se que é um jogo de construção com possibilidades infinitas, reforça os conceitos de geometria e desenvolve o raciocínio lógico, estimula a criatividade e fortalece o senso de colaboração com os outros usuários. Existe uma comunidade online que interage trocando informações e um módulo para a criação das aulas de disciplinas diversas. Então esse game é educativo e incrível, contudo, não deixe de lado as suas outras atividades que o mantêm no mundo real. Faça as suas tarefas e deveres escolares e jogue nas horas vagas!