10 Formas de Liberar Espaço no Seu Computador

Apesar de estar sendo cada vez mais deixado de lado, o computador de mesa ainda é muito utilizado nos lares brasileiros, seja para fazer trabalhos de aula, seja para fazer pesquisas ou simplesmente para jogar online com amigos!

O grande problema é que sistemas operacionais como o Windows estão se tornando cada vez mais pesados e ocupando mais espaço, por isso, computadores com pouco espaço para armazenamento têm dificuldades em resistir aos avanços tecnológicos.

Se o seu computador mostra aquela mensagem de liberar espaço ou pouco espaço de armazenamento, este artigo é especial para você, pois vamos ensinar 10 maneiras de liberar espaço no seu computador que podem ser muito úteis e algumas delas indispensáveis para sua segurança com os arquivos!

Mas a culpa do HD cheio não é apenas do Windows não, acumular aplicativos e arquivos desnecessários também é uma forma de acabar enchendo o HD e deixar o computador sobrecarregado, com isso o computador pode ficar lento e frustrar você até mesmo nas tarefas mais simples.

Confira a seguir as dicas que vamos mostrar para você liberar espaço no PC com ferramentas do próprio Windows e ferramentas de terceiros que precisarão ser instaladas no computador, tudo bem simples e didático, para você não precisar chamar um técnico em informática para fazer isso para você.

Antes de iniciar as dicas, gostaríamos de saber, você sabe o que é HD (Disco rígido)?

O que é HD (disco rígido)?


A sigla HD vem do inglês Hard Disk ou disco rígido, o HD é um componente fundamental e crítico de um computador, existem várias versões e o desempenho do seu computador pode ser afetado pela velocidade de leitura do HD que está sendo usado nele.

Existem HD convencionais e os SSD (são chamados de unidades de armazenamento) que na verdade não são HDs e sim tipo de memória flash mais robusta e que pode armazenar grandes quantidades de arquivos. A velocidade do disco SATA comparado à um disco rígido é infinitamente maior.

Entre os HDs convencionais existem os HDs SCSI, ATA e SATA, mas nenhum deles chega perto do SSD no quesito desempenho, pode ter certeza!

Existem ainda os HDs internos, que ficam dentro do computador ou notebook e os HDs externos e portáteis, que podem ser levados à qualquer lugar e tem como característica principal a função plug & play através do cabo USB, sem necessitar de nenhuma instalação ou configuração extra.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os HDs e unidades de armazenamento SSD, que tal descobrir as melhores maneiras de liberar espaço no computador para deixá-lo mais rápido?!

1 - Desinstale programas desnecessários e inutilizados


Desinstale programas desnecessários e inutilizados - 10 formas de liberar espaço no seu computador

Se você quer manter o seu computador limpo e rápido nada melhor que remover aplicativos e programas desnecessários! Para isso o próprio Windows fornece uma tela de remoção de aplicativos, porém ela não é muito eficiente e pode acabar deixando alguns resíduos de aplicativos, por isso o interessante mesmo é utilizar aplicativos especializados em desinstalação de outros aplicativos como o Geek Uninstaller e Revo Uninstaller.
Geek Uninstaller - 10 formas de liberar espaço no seu computador


2 - Desative a hibernação (em PCs de mesa)


Desative a hibernação (em PCs de mesa) - 10 formas de liberar espaço no seu computador

A hibernação é um recurso muito útil para economia de bateria em notebooks, porém o recurso torna-se menos útil quando estamos falando em computadores de mesa tradicionais, por isso essa opção pode ser desativada, pois vai reduzir e muito o consumo do espaço no HD do seu computador, mas como fazer? Simples!

Basta abrir o prompt de comando (Win+R) e digitar powercfg.exe -h off, então o Windows solicitar a reinicialização, depois que reiniciar a hibernação estará desativada e o Windows terá deletado automaticamente o arquivo “hiberfil.sys” que dependendo do caso pode ocupar muito espaço em HD.

3 - Reduzir a memória virtual


Reduzir a memória virtual - 10 formas de liberar espaço no seu computador

Essa pode ser uma tarefa mais complexa para usuários leigos, mas ela é muito útil e pode ajudar bastante a liberar espaço para aqueles que estão desesperados por alguns GB à mais no seu disco rígido. A memória virtual é um arquivo que o Windows cria no computador sempre que precisa de recursos de memória, mas a memória física está cheia. Essa memória virtual é infinitamente mais lenta, por isso não é muito usada, somente em casos extremos, por isso que muitos computadores não chegam a usá-la e por isso que vamos ensinar a reduzir o seu tamanho no Windows 10.

Para chegar até a configuração de memória virtual abra o "Windows Explorer", depois clique com o botão direito em "Este Computador", vá em propriedades. Na tela a seguir clique em "Configurações avançadas do sistema", depois "configurações", "avançado" e "alterar". Na tela seguinte você pode escolher o tamanho do seu arquivo de paginação que deverá ter no mínimo 2048 MB (2GB).

DICA: Se o seu computador tiver mais de 4GB de memória, você poderá desativar a memória virtual.

4 - Limpeza do Disco


Limpeza do Disco - 10 formas de liberar espaço no seu computador

Essa é uma das maneiras mais fáceis de liberar espaço em disco rígido você sabia? A ferramenta de limpeza do disco é fornecida pelo próprio Windows e pode ser facilmente localizada clicando com o botão direito do mouse na unidade de disco que você deseja limpar e depois em propriedades.

Com essa ferramenta o Windows faz uma seleção de arquivos temporários de internet, arquivos de atualização do Windows, limpa a lixeira e outros arquivos desnecessários que podem ser deletados sem problemas. É recomendável que você observe as opões que estão marcadas na hora de deletar para que o programa não delete nada que você talvez um dia possa precisar ok!?!

5 - Utilize o WinDirStat para encontrar arquivos pesados


Utilize o WinDirStat para encontrar arquivos pesados - 10 formas de liberar espaço no seu computador

Você sabe exatamente o que existe dentro do seu computador? Quais os arquivos que ocupam mais espaço? Com o WinDirStat você pode ter uma visão geral dos seus arquivos e assim descobrir quais os programas/arquivos estão ocupando mais espaço no HD.

O programa mostra através de uma espécie de gráfico o tamanho dos arquivos, com isso você pode desinstalá-los ou removê-los facilmente. Lembre-se que o aplicativo não faz a remoção, apenas mostra à você quais os maiores e que podem estar atrapalhando o desempenho do seu PC. CUIDADO! Você pode apagar arquivos cruciais ao Windows, portanto apague apenas arquivos que você conhece de vídeo, fotos ou aplicativos que você mesmo instalou ok!?!

6 - Delete arquivos duplicados


Delete arquivos duplicados - Visipics - 10 formas de liberar espaço no seu computador

Existem dezenas de aplicativos para deletar arquivos duplicados do computador, hoje selecionamos duas opções bem legais! A primeira é o VisiPics que é exclusivo para encontrar imagens duplicadas. O aplicativo ajuda aqueles que gostam de armazenar fotos de passeios no computador, mas fazem várias cópias e depois não sabem porque o computador está sem espaço! Com ele fica fácil encontrar duplicadas, deletar e organizar tudo!

Delete arquivos duplicados - NoDupe - 10 formas de liberar espaço no seu computador

NoDupe é um aplicativo mais genérico e que lhe ajuda a encontrar arquivos, atalhos ou qualquer coisa duplicada no computador. Com uma interface muito simples, o aplicativo lhe ajuda a organizar e deixar o seu computador mais leve e principalmente sem arquivos repetidos!

7 - Ative o sensor de armazenamento


Ative o sensor de armazenamento - 10 formas de liberar espaço no seu computador

Você sabia que o Windows 10 possui um "sensor de armazenamento"? Esse sensor detecta quando você está com muitos arquivos temporários e inúteis e os deleta automaticamente para reduzir espaço no computador, para ativar essa função basta abrir o menu do Windows 10 e digitar "Armazenamento", depois clique no botão para ativar a opção e pronto!

8 - Arquivos pessoais na "nuvem"


Arquivos pessoais na nuvem - 10 formas de liberar espaço no seu computador

Você já deve ter ouvido falar muito sobre a nuvem, mas você sabe o que é a "nuvem de arquivos"? Ao jogar seus arquivos na nuvem, eles estão mais seguros e protegidos contra problemas no seu próprio computador, visto que estes arquivos ficarão armazenados em um servidor da empresa contratada que conta com robustez e em alguns casos backups extra dos arquivos.

Dropbox, OneDrive, Google Drive são as melhores opções do mercado para você manter seus arquivos na nuvem e sabe o que é melhor? Essa é uma das formas mais eficientes de liberar espaço no seu computador e deixá-lo livre para instalar aplicativos e jogos como GTA ou Counter Strike que exigem muito espaço em disco rígido.

Outro ponto positivo das três empresas de armazenamento na nuvem é que você pode usar os arquivos como se fosse uma unidade externa no seu computador, para isso basta instalar um aplicativo no caso do Dropbox e Google Drive ou ativar a opção nativa no Windows 10 para usar o OneDrive.

9 - Utilize um dispositivo de armazenamento externo


Utilize um dispositivo de armazenamento externo - 10 formas de liberar espaço no seu computador

Os dispositivos de armazenamento externo como HDs Externos, unidades de armazenamento SSD e PenDrives ainda são uma ótima forma de reduzir o espaço no HD do seu computador além de ser uma ótima forma de fazer backup, mas lembre-se que o PenDrive não é a melhor forma de backup, pois ele é suscetível a problemas e pode acabar causando a perda dos seus dados em alguns casos.

Assim como o Dropbox, Google Drive e OneDrive, o HD externo transfere todo o espaço que seria ocupado no computador para a unidade externa, porém você deve ter um cuidado extra com essa unidade para evitar batidas e quedas que podem causar a perda total da unidade!

10 - Diminua o tamanho do espaço utilizado pela restauração do sistema


Diminua o tamanho do espaço utilizado pela restauração do sistema - 10 formas de liberar espaço no seu computador

Você sabia que o Windows possui um aplicativo de restauração do sistema? Durante a instalação de alguns sotfwares o próprio instalador cria um ponto de restauração do sistema, ou seja, se algo falhar durante ou após a instalação você pode voltar as configurações de programas e do próprio Windows ao ponto exatamente anterior ao da instalação.

O único detalhe é que esse sistema de restauração ocupa um bom espaço do seu HD e você pode limitar esse espaço, quer saber como?

Primeiro pressione as teclas Win+R, depois digite systempropertiesprotection e pressione OK.

Em seguida selecione a unidade C: ou qualquer outra unidade disponível e clique em "Configurar", depois basta reduzir para 2% do tamanho da unidade e então clicar em OK. Se surgir uma mensagem dizendo que o espaço não é suficientemente grande para armazenar os pontos de restauração antigos, você poderá clicar no botão "Excluir" para excluir alguns dos pontos de restauração mais antigos ok!?!

Independentemente do motivo que leve você a querer reduzir o espaço no HD, essas são as melhores dicas para reduzir o espaço no computador, pode ter certeza! Se você executou com cuidado cada uma das dicas que mostramos nesta página, já estará mais seguro e terá mais espaço para instalar jogos de computador, aplicativos e tudo mais!

Agora se mesmo seguindo todo o passo a passo seu computador ainda continua com pouco espaço e você queira jogar, porque não procurar jogos online grátis que não precisam ser instalados no computador? Assim você economiza espaço e pode se divertir da mesma forma!