O que é Ping? E como diminuir o ping dos jogos online?


Você que gosta de jogar online jogos como Counter Strike, Minecraft, League of Legends, World of Warcraft, GTA, Free Fire, Fortnite e outros que existem tanto para PC, Playstation, Xbox 360 e outras consoles, já deve ter se deparado com essa palavra "ping", não é mesmo?

Quando falamos em jogar online com outros jogadores, nada melhor que uma boa velocidade de conexão, tanto de upload quanto de download, mas porque o ping importa tanto assim?

Mesmo sendo um utilitário muito usado entre técnicos da área de informática e tendo mais de 30 anos de existência, o Ping não é muito conhecido entre usuários comuns, por isso é bom explicar detalhadamente como ele funciona e para que serve o ping, assim não restarão dúvidas. Primeiramente vamos explicar a pergunta que não quer calar, o que é o ping? Logo em seguida vamos falar sobre o que mais importa para os jogadores, como diminuir o Ping e se é possível fazer isso!

O que é o Ping?



O Ping é uma ferramenta multiplataforma, ou seja, roda tanto em Windows, Linux, Android e outros sistemas operacionais. Ela foi criada para medir a latência, ou seja, o tempo em milissegundos (ms) em que um pacote demora para ir até um ponto destino e voltar ao ponto de origem com a resposta.

O utilitário funciona através do protocolo ICMP e também serve para testar se um equipamento está conectado à rede ou à internet (muito usado por técnicos de informática). O "pong" que é a resposta do equipamento de destino deve ser fornecido e recebido pela origem, caso contrário, o equipamento está fora da rede ou desligado. Tudo isso funciona de forma automática, bastando que você execute apenas uma linha de código para obter os resultados na tela preta clássica do utilitário.


Apesar de ser uma ferramenta simples, o Ping possui dezenas de opções que você pode conhecer digitando apenas a palavra "ping" no "prompt" de comando.

Algumas opções do Ping e como usá-las



O comando mais simples e funcional do ping é "ping IP ou endereço de um site", as opções que podem ser adicionadas são:

  • -4 para protocolo IPV4

  • -6 para protocolo IPV6

  • -t executa o ping até que seja finalizado manualmente(normalmente são 4 respostas do ping no Windows)

  • -w (tempo em ms) tempo limite para receber a resposta do destino

  • -l (tamanho em bytes) envia um pacote maior do que o padrão e aguarda a resposta

  • -a resolve o endereço para um nome de host compatível com o padrão de internet


Estes são alguns dos comandos mais comuns e utilizados pelos técnicos relacionados ao Ping, mas como já disse, você pode conferir a lista completa de comandos simplesmente digitando "ping" no "Prompt de comando" do Windows.

Veja o ping funcionando no vídeo abaixo:



Agora que você já sabe o que é o Ping e como ele funciona, vamos partir para algo mais avançado e específico para quem busca rapidez e qualidade na hora de jogar online com os amigos!

Como diminuir o ping dos jogos online?



A primeira coisa que é importante saber é que o ping não está diretamente relacionado à velocidade do seu computador, ou seja, se você tem um computador com 2GB de memória e um HD de 500GB de espaço, o seu ping não ficará melhor se colocar 4GB de memória e aumentar o HD para 1TB, entendeu?

A velocidade de resposta (em ms) depende única e exclusivamente da velocidade da sua internet, da internet do destino e também da distância entre vocês dois, ou seja, não adianta você ter uma internet veloz (com mais de 100MB de velocidade) e o destino ter apenas 5MB ou então vocês dois terem internet de ótima qualidade, mas estarem distantes centenas de milhares de quilômetros.

Um exemplo bom disso é no caso de você ter uma internet excelente, mas jogar um jogo em que o servidor fica na Ásia ou na Europa. Nestes casos a latência ou ping vão ficar mais altos do que daqueles jogadores que estão mais perto, mesmo que você tenha uma internet boa!

Para resolver esse problema é fundamental encontrar servidores do seu jogo favorito aqui no Brasil, assim o ping vai diminuir drasticamente e você não ficará atrasado, pois por pouco que pareça, alguns milésimos de segundo em um jogo, podem representar a derrota ou algumas vidas à menos e para quem leva os jogos online como profissão, isso é inadmissível.

Agora que já explicamos detalhadamente que para diminuir o ping dos jogos online não depende da sua conexão, vamos dar algumas dicas importantes para tentar lhe ajudar na jogatina diária!

  • Faça testes de ping para identificar a velocidade de resposta do servidor em questão

  • Se a resposta for alta, procure um servidor mais próximo fisicamente à sua região

  • Caso já esteja o mais próximo possível do servidor, tente aumentar a velocidade da internet (isso pode ajudar caso você esteja com uma internet com menos de 10 MB)


Se você já fez todos os passos acima, agora vamos detalhar alguns outros passos mais avançados que você fará no seu computador, mas lembre-se que estes procedimentos exigem um grau de conhecimento em computação e não nos responsabilizamos por possíveis problemas que possam acontecer no seu computador ok?!

Todas as dicas abaixo foram tiradas da internet com comentários de usuários dizendo que foi notável a melhora na velocidade e no ping dos jogos, por isso se você está com problemas, recomendamos que siga atentamente e cuidadosamente cada passo do nosso tutorial.

Dica 1 - Alterações no registro do Windows (Regedit)



Dica 1 - Alterações no registro do Windows (Regedit) - O que é Ping? E como diminuir o ping dos jogos online?

A primeira dica está relacionada a alterações no registro do Windows:

  • Abra o menu do Windows e digite cmd se for Windows 10, se for uma versão mais antiga, vá em executar e digite cmd

  • Digite Regedit e pressione ENTER

  • Abra HKEY_LOCAL_MACHINE, depois SYSTEM, CurrentControlSet, Services, procure por Tcpip, clique na seta para baixo e vá em Parameters, depois clique na seta e vá em Interfaces.

  • Ao chegar em Interfaces, procure por uma chave com a opção "DhcpDefaultGateway" ou "IpAdress", clique com o botão direito em qualquer parte branca dessa tela da direita e então clique em Novo, Valor DWORD (32 bits) e adicione a palavra TcpAckFrequency sempre respeitando as letras maiúsculas e minúsculas.

  • Depois de adicionar essa chave, clique duas vezes sobre ela e adicione o número 1 ao valor

  • Faça o mesmo processo clicando com o botão direito, Novo, Valor DWORD (32 bits) e adicione a palavra TcpNoDelay, dê um ENTER e clique duas vezes para adicionar o valor 1.

  • Feche o Regedit e finalize a primeira dica!


Dica 2 - Comandos no cmd



Execute os seguintes comandos no cmd do Windows (+ ENTER não precisa ser digitado, apenas pressione ENTER):

  • netsh int tcp set global timestamps=disabled + ENTER

  • netsh int tcp set heuristics disabled + ENTER

  • ipconfig /flushdns + ENTER para limpar e liberar o cache de DNS do Windows

  • Reinicie o computador


Dica 3 - LatencyFix



Faça o download e instale o programa LatencyFix, a instalação é simples e não precisa fazer nenhuma configuração no programa, basta ativá-lo!

DICA 4 - GPEDIT.MSC



DICA 4 - GPEDIT.MSC - O que é Ping? E como diminuir o ping dos jogos online?


Antes de mais nada, lembramos que o gpedit.msc não está disponível nas versões Home dos sistemas da Microsoft ok?

No gpedit você encontra diversas configurações do Windows, essas configurações estão relacionadas a políticas de segurança, grupos de usuários e configurações gerais de execução do sistema operacional.

Nele você vai encontrar uma configuração bem específica que vai ajudar a diminuir o "lag" nos jogos. Essa configuração vai remover a opção do Windows que limita uma parte da internet para as configurações do Sistema operacional, deixando assim, a internet toda à sua disposição.

Abra a opção "executar" do windows, depois digite gpedit.msc e pressione ENTER. Depois vá em modelos administrativos, Rede, ao lado direito clique em Agendador de pacotes QoS e então dê dois cliques em Limitar Largura de banda reservável, marque a opção habilitado e coloque o valor 0 (zero).

DICA 5 - DNS



DICA 5 - DNS - O que é Ping? E como diminuir o ping dos jogos online?


Abra a central de rede e compartilhamento, clique no nome da rede, depois clique em propriedades. Vá até a opção Protocolo IP versão 4 (IPv4), abra propriedades, habilite a opção "Usar os seguintes endereços de servidor DNS" e adicione o Servidor DNS Preferencial 8.8.8.8 e Servidor DNS Alternativo 8.8.4.4.

Essa última dica pode melhorara ou não a velocidade, dependendo de qual for o seu provedor de serviços de internet.

Essas são as dicas que temos para você que é apaixonado por jogos online e não consegue jogar com lentidão na conexão e lags, travadas no jogo e as vezes até desconexões.

Vale lembrar que essas configurações podem não funcionar para todos os computadores, tudo vai depender do seu provedor de servidor, da sua qualidade de conexão com a internet e de outros fatores externos que não temos como prever ok!?!