Regras Originais para Aprender a JOGAR UNO

O jogo de UNO é uma ótima opção para se divertir nas horas vagas. Além de ser um jogo que pode ser aprendido facilmente, ele garante o lazer com sua família e amigos nos finais de semanas. Nesse post vamos ensinar todas as regras relativas às cartas para que você consiga se tornar um expert no assunto. Porém, antes de começar o passo-a-passo queremos citar alguns benefícios que os jogadores obtêm por meio dessa brincadeira envolvente.

Durante o tempo em que você estiver brincando ou fazendo suas apostas, estará estimulando o seu cérebro. Acredite, é isso mesmo! Jogar Uno treina a sua mente e auxilia a tornar o ambiente mais positivo, tendo em vista que todos os envolvidos estarão empolgados com as cartas. O jogo aproxima as pessoas e garante a possibilidade de fazer novos amigos durante as partidas, que são sempre muito animadoras.

Então se você quer aumentar a sua rede de contatos, organize-se e convide os seus colegas para um campeonato de cartas! Com certeza eles vão ficar interessados em aprender esse novo jogo e em pouco tempo todos estarão mais íntimos e amigáveis. Adquira as suas cartas de Uno que estão disponíveis no mercado e prepare o ambiente na sua própria casa! Escolha uma mesa apropriada e cadeiras confortáveis.

Ou se preferir baixe um aplicativo do jogo de Uno no seu smartphone e mostre para eles. Alguns aplicativos permitem a disputa entre vários jogadores, basta escolher corretamente. Assim será possível jogar com a sua turma sem sair de casa. Por outro lado, vocês também podem optar pelo acesso aos jogos online de Uno, conforme for da sua preferência. De qualquer modo, as regras serão as mesmas, tanto no computador ou celular, quanto no jogo físico.

Regras Originais para aprender a JOGAR UNO


Todos ficarão tão empolgados que até se esquecerão do tempo! Por esse motivo, se o jogo ocorrer na sua casa, não se esqueça de ter uma reserva de bebidas, sucos ou chás. Pense também em petiscos saborosos ou salgadinhos, que deixarão o evento ainda mais agradável. Afinal de contas, nada ajuda a socializar mais do que uma boa comida durante as reuniões. Caso prefira, pode aproveitar para demonstrar seus dotes culinários e preparar uma janta ou almoço.

Enquanto as partidas se desenrolam, os jogadores são beneficiados com o treinamento da mente para a execução de tarefas de maneira mais eficiente. O método do jogo aumenta o quociente de inteligência e melhora a produtividade do cérebro, pois leva os usuários a utilizarem o raciocínio lógico para vencer. Isso é possível porque as regras exigem que o jogador mantenha o foco, levando-os a permanecer atentos constantemente.

Vale mencionar que não é preciso envolver dinheiro para se divertir, a não ser que todos queiram apostar. E então, quer começar a aprender as regras originais de como jogar Uno? Vamos facilitar o seu aprendizado e você poderá ensinar inclusive as crianças que já tenham mais de sete anos. Não perca tempo, confira as nossas dicas e baixe o aplicativo no seu celular, ou acesse um jogo de Uno online para começar a praticar agora mesmo!


1 – Distribuição



Cada partida deverá ser jogada por maiores de 7 anos, e entre 2 a 10 participantes. As cartas do baralho estão distribuídas em um total de 108 folhas. E estão compostas nas cores: verde, amarelo, vermelho e azul. Na trama são realizadas fileiras de cada cor que variam entre 0 e 9. Cada jogador inicia com sete cartas devendo ser distribuídas com a face para baixo. Ao lado da fileira, um espaço deve ser designado para uma pilha de descarte. A carta do topo deve ser colocada na Pilha de Descarte, e o jogo inicia!


2 – Ordem do Jogo


No jogo existem três ações específicas para cada tipo de carta, exemplo: pular, comprar duas, e mudar a ordem. Existem também as cartas coringas para você alternar sempre que preciso. O primeiro jogador é normalmente o jogador à esquerda no sentido horário de quem distribuiu as cartas. Cada participante vê suas cartas e tenta igualar a carta na Pilha de Descarte. Se a Pilha de Descarte tiver um cartão vermelho que é um 8, deverá colocar um cartão vermelho ou um cartão com um 8 nele ou jogar uma carta Wild, que pode mudar a cor atual no jogo.


3 – Passando a vez


Se o participante não tiver nenhuma partida ou escolher não jogar nenhuma carta, mesmo que tenha uma partida, deve comprar uma carta da pilha do sorteio. Se essa carta puder ser jogada, jogue-a. Caso contrário, o jogo passa para a próxima pessoa. Você também pode jogar uma carta Wild ou uma carta Wild Draw Four no seu turno. Se a primeira carta virada da Pilha de Empates for uma carta de Ação, esta deve ser aplicada e executada pelo primeiro jogador.


4 – Rodada sem vencedor


Se for uma carta Wild, o primeiro jogador deverá começar, o mesmo poderá escolher qualquer cor para iniciar a partida. Se a primeira carta for uma carta do Wild Draw Four - Devolva-a para a Pilha de Draws, embaralhe o baralho e vire uma nova carta. A qualquer instante, se a Pilha de Empates se esgotar e ninguém tiver vencido a rodada, pegue a Pilha de Descarte, embaralhe-a e vire-a para formar uma nova Pilha de Saque.


5 – Maneiras de jogar as cartas


Há duas maneiras de jogar cartas novas. As Regras Oficiais do Uno sustentam que após um cartão ser sorteado, o participante pode descartá-lo se for um jogo, ou se não, a partida passa para o próximo jogador. Uma outra maneira é onde os jogadores permanecem comprando cartas até que tenham uma partida, mesmo que seja 10 vezes. O jogo termina quando um jogador está sem nenhuma carta na mão. Pode se vencer com qualquer carta, que não seja especial ou coringa.


6 – Vencedor ou penalidade


Para vencer o jogo tem que restar na mão uma única carta e o jogador deve avisar à todos falando uno. Não se pode esvaziar todas as cartas da mão de uma vez só. Caso alguém esvazie as cartas da mão de uma vez só ou esqueça de dizer uno deverá comprar mais cinco cartas, e mesmo que a pessoa não perceba que ela não falou uno ela mesmo assim terá que comprar.


7 – Contagem de pontos


Uma outra maneira de encerrar o jogo é quando no final de cada etapa, os outros participantes mostram suas mãos e a contagem de pontos é feita. As cartas que restaram na mão de cada oponente devem ser somadas seguindo as regras de contagem. O jogador que alcançar 500 pontos, ganha a rodada. Não importa quem não tiver mais cartas, o Moser sempre será o vencedor do jogo. O participante também poderá escolher qualquer número de pontos para ganhar o jogo, contanto que todos concordem com isso.


8 – Descrição das cartas:


Reverso – a ordem do jogo é invertida, do sentido horário para o sentido anti-horário e vice-versa. Se o jogo for jogado por duas pessoas, a carta é tratada com o mesmo sentido de pular.

Pular – o próximo jogador perde a sua vez de jogar.
Comprar duas cartas - quando uma pessoa coloca esta carta, o próximo jogador terá que pegar duas cartas e desistir do seu turno.

As cartas marcadas Skip - significam que o próximo jogador deve pular seu turno. Em um jogo de 2 jogadores, se alguém pular em seu último turno (UNO), ele deve ir novamente e jogar outro número.

As cartas pretas (Wild) - significam que um jogador pode escolher qualquer cor (ou ficar com a mesma cor) que ele deseja.

As cartas pretas (Wild Draw Four) - significam que um jogador pode escolher qualquer cor, mas o próximo jogador deve comprar quatro cartas e pular seu turno.

Coringa – o jogador escolhe qual cor deverá seguir o jogo.

Coringa comprar quatro – esta carta só pode ser jogada quando o participante não tiver outra para jogar, do contrário será penalizado.


9 - Wild Draw Four



É a carta mais valiosa no jogo. Você só pode jogar este card no início da partida. Com ela, você não deve ter outras cartas alternativas para jogar que correspondam à cor da carta jogada anteriormente. Se você jogar este card ilegalmente, você pode ser desafiado por outro jogador a mostrar sua mão para ele / ela. Se for culpado, você precisa comprar 4 cartas. Se não, o desafiante precisa tirar 6 cartas no lugar.


10 - Jogabilidade alternativa



Esta é uma proposta alternativa, introduzida pela Mattel. Os jogadores que atingirem 500 pontos (ou qualquer quantia designada) são eliminados lentamente até restarem apenas dois. Esses dois jogadores finais então desafiam um ao outro até alguém atingir 500 pontos e perder. No final de cada rodada é realizado um registro contábil para verificação dos pontos restantes na mão de cada jogador. E assim eleger o vencedor.

11-Regras para dois jogadores e quatro jogadores

Para dois jogadores, há uma pequena mudança de regras:
- Trabalhos reversos como Skip
- Jogar Skip e jogar imediatamente outra carta
- Se você jogar uma carta do Draw Two ou Wild Draw Four, seu oponente terá de sacar o número de cards necessários e, em seguida, a jogada será retomada.
Para quatro jogadores (equipes de dois parceiros), os jogadores sentam-se em frente a seus parceiros e jogam até que um dos dois parceiros saia com um cartão Uno para a esquerda. A pontuação para a equipe vencedora é feita somando todos os pontos das mãos do parceiro adversário.


12 - Use os cartões Reverse e Skip



Exclua os cartões de 20 pontos o mais rápido possível, e tente usar seus cartões reverso ou Ignorar estrategicamente. Fique de olho no número de cartas nas mãos dos adversários sentados em ambos os lados de você, e use esses cards para evitar que eles esvaziem suas mãos. Ao descartar cartões enumerados, descarte o número mais alto possível, a menos que você tenha um grande número de cores que acabou de ser reproduzido.


13 - Wild Swap Hands Card



É um excelente cartão que permite trocar as cartas na sua mão com qualquer um de sua escolha. Como os mesmos atributos de um wild card, você pode escolher jogar ou não, em qualquer um dos seus turnos, e também escolher a cor do jogo. Poderá também trocar suas cartas com o jogador que tem o menor número! Apenas uma é fornecida por baralho. Se aparecer no início do jogo, o primeiro jogador a iniciar escolhe a cor e também troca as mãos com outra pessoa.


14 - Wild Customizable Card



No baralho existem três deles, e todos eles estão em branco. Os mesmos são resignados para você escrever suas próprias regras da casa. Antes do jogo começar, certifique-se de que todos concordam com as regras e também em quantos cartões Wild Customizable serão utilizados. Você pode usar 1-3 deles por jogo. As regras da casa você pode criar. Utilize a sua imaginação, mas é claro que tem que ser algo que todos estejam de acordo.


15 - E se o seu último cartão for um Wild Swap Hands?



Damos a isto o nome de um pequeno imprevisto que pode acontecer a qualquer momento, mesmo que você esteja no final de uma partida. Se a sua última carta for um cartão Wild Swap Hands, você pode tratá-la como uma carta Wild normal e jogá-la para finalizar o jogo naquele momento - Nenhuma ação adicional é necessária. Isto é porque você obviamente não ganharia o jogo se fosse obrigado a trocar sua mão com outro participante.

Gostou do jogo? Vamos para a última orientação: para vencer é preciso prestar atenção em inúmeros detalhes além de contar um pouquinho com a sorte. Os jogos de cartas exigem estratégias e tomadas de decisões rápidas para se tornar um vencedor. Tenha em mente que enquanto todos permanecem focados no jogo, estarão desenvolvendo a habilidade de focar em suas atividades diárias. Isso levará à eliminação das distrações que atrapalham a realização do trabalho de muitas pessoas. Até mais!