Quem não conhece o encanador do chapéu vermelho, conhecido como Mário ou para os mais íntimos “Super Mario” não é mesmo? Famoso nos videogames desde a década de 90, o personagem ganhou várias versões do jogo para plataformas como Super Nintendo (SNES), Nintendo Wii, Xbox, Nintendo 3DS e algumas outras consoles da Nintendo.

Foram poucas as versões para computador, mas como na tecnologia nada é impossível, os emuladores ajudaram a ressuscitar grandes clássicos como Super Mario World, Super Mario Bros, Mario Kart e outros que antes só eram encontrados no Super Nintendo e agora podem ser jogados facilmente no computador e em browsers de internet.

Preparamos essa página especial para os fãs de Super Mario com uma seleção especial onde trazemos uma lista com os 10 melhores jogos do Mario para jogar online grátis e mais, você pode conferir ainda variações dos grandes clássicos além de adaptações e jogos novos e bem diferentes dos tradicionais já conhecidos!

O primeiro jogo que o personagem Mario apareceu foi do Donkey Kong em 1981, estranho, não é? Pois bem, de um personagem do game surgiram novas ideias e também o encanador Mario que logo ganhou sua própria aventura que se chamou Super Mario Bros, um dos primeiros jogos de plataforma e que fez muito sucesso no mundo inteiro, mas este não foi o único já que no ano seguinte (1986) o Super Mario Bros 2 foi lançado.

Super Mario Bros 3 veio logo em seguida, Super Mario World já no início dos anos 90 e então a sequência de games só cresceu e resultou em uma lista enorme de jogos dos quais boa parte deles (ou os melhores) você conhecerá nessa lista que criamos!

1. Super Mario World (Lançamento em 1990)

Super Mario World (Lançamento em 1990)
Super Mario World (Lançamento em 1990)

Super Mario World Online

Jogar

Considerado um dos maiores sucessos da Nintendo e um dos melhores jogos do mario, Super Mario World revolucionou o mundo dos games na década de 90, tanto que o jogo acompanhava o console SNES e por isso rapidamente conquistou os jogadores.

Assim como em versões anteriores, em Super Mario World o encanador bigodudo precisa da ajuda do seu irmão Luigi para salvar a princesa Peach das garras do vilão do game, o Bowser. Nessa versão os dois irmãos ganham novos poderem como flutuar com a ajuda de “powerups” e também pular e girar para acabar com inimigos. Os poderes básicos de correr e acabar com adversários com pulos continuam intactos tanto nessa versão como em todas as subsequentes.

Se você gosta de momentos nostalgia, ou simplesmente está curioso para conhecer o Super Mario World, clique em “Jogar agora” e aproveite este grande clássico da Nintendo!

Curiosidade

Recentemente um brasileiro entrou para o Guiness Book como o jogador que completou o Super Mario World de forma mais rápida no mundo, ele conseguiu ir do início do game até a tela final de créditos em apenas 45 segundos, isso mesmo! Claro que ele usou alguns truques, mas como o objetivo do recorde não era passar por todas as fases, o Guiness acatou o recorde sem problemas! Veja o vídeo:

2. Super Mario Bros (Lançamento em 1985)

Super Mario Bros (Lançamento em 1985)
Super Mario Bros (Lançamento em 1985)

Super Mario Bros Online

Jogar

A primeira versão do jogo que marcou época na vida de muitos adultos, Super Mario Bros chegou ao Brasil bem depois do seu lançamento oficial em 1985 e, na época impressionou já que trazia um modo novo de jogo conhecido como plataforma de rolagem, onde a tela rolava para a direita criando um efeito “super avançado” para a época.

O jogo contava com a mesma história que reina até hoje e se passava no Reino do Cogumelo onde o Bowser raptou a princesa Peach e prendeu em seu castelo. Mario com suas habilidades tinha como objetivo acabar com os soldados do Bowser e chegar até o castelo onde ela estava escondida para vencer o “chefão” e salvar a linda princesa.

Eram oito mundos e ao final de cada mundo o Mario precisava superar um castelo cheio de armadilhas onde ao final o “Bowser fake” lhe aguardava para uma batalha épica. Só no último castelo que o verdadeiro Bowser podia ser derrotado para assim libertar a princesa.

3. Super Mario Bros 2: The lost levels (Lançamento em 1986)

Super Mario Bros 2: The lost levels Online
Super Mario Bros 2: The lost levels Online

Super Mario Bros 2: The lost levels Online

Jogar

Logo no ano seguinte ao do lançamento do primeiro Super Mario Bros, o segundo foi lançado. Conhecido como Super Mario Bros: The Lost Levels, ou fases perdidas, o game não teve o mesmo sucesso da primeira versão já que era muito mais difícil, contava com cogumelos venenosos e Warp Zones que mandavam o jogador para mundos já completos, fazendo com que voltasse no jogo.

Essa versão não foi lançada nos Estados Unidos e no resto do mundo, por isso não ficou tão famosa, mas mesmo assim com certeza você tem vontade de conhecer, não é?

Aproveite e jogue no nosso site, acesse a página e descubra tudo que há de diferente nessa versão do clássico. Quer mais jogos do mário grátis? Veja abaixo uma lista enorme com ótimas opções!

4. Super Mario Bros 3 (Lançamento em 1988)

Super Mario Bros 3 (Lançamento em 1988)
Super Mario Bros 3 Online

Super Mario Bros 3 Online

Jogar

Lançado em 1988 no Japão, o jogo só chegou aos Estados Unidos em 1990 já com grandes novidades.

As novidades ficaram por conta de novos gráficos mais afinados, uma trilha sonora bem interessante e jogabilidade bem diferente de tudo que já havia sido jogado até aquele momento.

Nessa nova história, Mario e Luigi se ocupam em uma aventura para acabar com os sete filhos do Bowser enquanto o vilão prepara um plano maligno para aproveitar o tempo em que os personagens estão ocupados para sequestrar novamente a indefesa princesa Peach.

Neste momento uma nova missão para os irmãos encanadores começa e a brincadeira fica ainda mais divertida.

5. Super Mario Kart (Lançamento em 1992)

Super Mario Kart online
Super Mario Kart Online

Super Mario Kart Online

Jogar

Quem não se lembra do Super Mario Kart não é mesmo? Todos os jogadores da época do SNES devem ter jogado este grande clássico que uniu a velocidade das pistas de corrida com as habilidades e poderes do Super Mario.

O grande diferencial do Super Mario Kart é que além de apostar corridas contra os principais jogadores da série, você podia coletar e lançar itens como cogumelos, bombas, plantas, estrelas e muito mais.

Quando coletava algum desses itens, eles ficavam disponíveis por algum tempo para que você usasse no melhor momento, ou para ficar mais rápido e fazer ultrapassagens ou para acertar inimigos e fazê-los parar.

Entre os pilotos disponíveis no game podemos destacar o próprio Mario, Luigi, Princesa Peach, Bowser, Yoshi, Koopa Troopa e Toad.

Para dificultar um pouco a jogatina alguns inimigos atrapalhavam a corrida bloqueando a pista, distribuindo bombas além de esmagar os pilotos e fazer os carros girarem.

6. Mario Kart 64 (Lançamento em 1992)

Mario Kart 64 online
Mario Kart 64 Online

Mario Kart 64 Online

Jogar

Com uma versão totalmente repaginada, com gráficos 3D e uma jogabilidade extremamente aperfeiçoada, em 1997 aconteceu o lançamento oficial do Mario Kart 64, um dos grandes lançamentos do ano para Nintendo 64, a console da Nintendo que “explodiu” logo no seu lançamento em 1996.

Logo no início do jogo fica claro que houve uma evolução grande para a época, mas olhando atualmente se vê o quanto os gráficos ainda eram pixelados!

Outra grande novidade no Mario Kart 64 é a possibilidade de jogar em até quatro jogadores, uma das novidades do N64, que agradou muito os jogadores.

Ao escolher a quantidade de jogadores já era definido também o modo de jogo que no caso de um jogador poderia ser Time trial ou “Mario GP”, já no modo de dois jogadores era possível escolher entre “Mario GP”, “vs” e “Battle”. No modo de três ou quatro jogadores só era possível jogar nos modos “vs” e “battle”.

Entre os jogadores tínhamos Mario, Luigi, Toad, Donkey Kong jr., Wario, Bowser, Yoshi e é claro, a princesa Peach.

As pistas têm novidades, mas nada muito impressionante e os “powerups” e inimigos que surgem durante o jogo também pouco sofreram alterações. As melhorias foram apenas na parte gráfica, sonora e de jogabilidade, claro que com fases remodeladas e novinhas!

7. Super Mario 64 (Lançamento em 1996)

Super Mario 64 online
Super Mario 64 Online

Super Mario 64 Online

Jogar

Super Mario 64 foi outro grande “divisor de águas” da era Super Mario já que os gráficos 3D entraram de vez e para ficar nos games da série.

Claro que nem todos os jogadores que estavam acostumados com o modo 2D com plataformas de rolagem para a direita gostaram da novidade, mas como tudo na vida, a tecnologia domina o mundo e a evolução é natural.

Apesar de uma grande evolução gráfica e no modo de jogo, os gráficos 3D ainda pareciam “fracos”, o que deixou muitos jogadores decepcionados, porém era o que o Nintendo 64 poderia oferecer naquela época.

Nesta versão os objetivos mudaram um pouco já que você precisava encontrar estrelas gigantes que eram liberadas ao final de cada fase ou então ao completar objetivos dentro da própria fase, mas no final das contas, tudo se resumia a libertar a princesa Peach que mais uma vez estava presa em um dos castelos do Bowser.

8. Super Mario All-Stars & World (Lançamento em 1994)

Super Mario All-Stars & World online
Super Mario All-Stars & World Online

Super Mario All-Stars & World Online

Jogar

Quer conhecer os grandes clássicos do Mario para SNES? Então você não pode deixar de conferir o Super Mario All-Stars & World, um jogo que reúne 5 jogos completos em apenas um cartucho! É possível escolher entre SMB, SMB 2, SMB 3, SMB The Lost Levels e com o bônus do Super Mario World. Uma coleção completa, com muitos desafios preparados para testar as suas habilidades.

Na verdade, este cartucho é apenas uma compilação dos jogos anteriores com melhoras na sonorização e em alguns pequenos detalhes, mas se você já jogou estes jogos separadamente, aqui a única novidade mesmo é o Super Mario Bros 2: The Lost Levels, que é uma versão que não foi lançada no Brasil e nos Estados Unidos.

Para jogar é muito simples, basta esperar carregar, escolher em qual dos games irá jogar e em qual das “files” quer salvar o seu perfil de jogador, depois a jogatina é igual aos outros jogos do mario da série.

9. Super Mario Maker (Lançamento em 2015)

Super Mario Maker online
Super Mario Maker Online

Super Mario Maker Online

Jogar

Apesar de ser lançado quase trinta anos após as primeiras versões do Mario Bros, Super Mario Maker fez muito sucesso em 2015, no lançamento da versão para Wii U e em 2016 para Nintendo 3DS.

O game lhe coloca dentro do mundo de Super Mario World, Super Mario Bros e outros títulos da franquia e o transforma em desenvolvedor de estágios. É possível criar as próprias regras, escolher os personagens que vão fazer parte do jogo e os obstáculos que o jogador terá que superar.

Além disso, é possível compartilhar os estágios na internet e baixar estágio de outros jogadores do mundo. Isso deixa o game muito mais divertido já que é possível observar tudo que outros jogadores criaram em detalhes e usar algumas ideias para criar seu próprio estágio personalizado, legal não é?

10. Super Mario Sunshine (Lançamento em 2002)

Super Mario Sunshine online
Super Mario Sunshine Online

Super Mario Sunshine Online

Jogar

Em Super Mario Sunshine, mais uma vez Mario precisa salvar a princesa Peach que desta vez foi sequestrada pelo Bowser Jr., oitavo filho do Bowser que se transformou em Shadow Mario com um lenço mágico.

Ele acha que a princesa Peach é sua mãe e por isso raptou a princesa, mas o que ele não sabe é que o Super Mario está preparado para encontrá-la em qualquer lugar que seja!

A história é um pouco diferente e o lugar onde tudo acontece também, mas a jogabilidade, o estilo clássico de plataforma e os objetivos são bem parecidos com outros games da série.

Os únicos que puderam conhecer Super Mario Sunshine foram os jogadores do Nintendo GameCube, mas com o avanço da tecnologia, o game foi convertido e disponibilizado para jogar online, por isso agora qualquer um que seja apaixonado por Super Mario poderá jogar.