Se você é tipo de aluno que não gosta muito de estudar matemática e fica muito preocupado com as provas que envolvem cálculos de adição, subtração, divisão e multiplicação nós temos a solução para você aprender matemática de uma forma simples e objetiva.

Depois de ler esse post e colocar em prática um dos jogos que nós trouxemos nessa lista, você vai brincar com os números e descobrir de uma forma lúdica como é fácil estudar matemática sem necessidade de rachar tanto a cuca.

Muitos dos joguinhos aqui apresentados podem ser jogados no PC, ou seja basta você ter um computador com acesso a internet para conseguir jogar online. Porém alguns títulos são para aqueles que preferem jogar no celular e por isso é muito importante ter o sistema iOs ou Android instalado. Caso vou você possua um dos modelos não precisar nem baixar, pois tudo funciona diretamente no seu navegador sem a necessidade de fazer download de extensões ou demais aplicativos.

Agora é muito importante que você entenda a lógica de cada um dos games! Por que mesmo sendo fácil, nada vai substituir o seu raciocínio e a curva de aprendizagem que é muito comum. Então não pense que você irá aprender matemática de uma forma rápido, existe não existe! Estudo, dedicação e concentração é fundamental para ser um vencedor e passar nas provas do Enem, ensino médio e fundamental ou até mesmo para provas de recrutamento e seleção.

Deixe por enquanto a apostila e os cadernos de lado e faça uma imersão no mundo digital e interativo jogando um dos games que fazem muito sucesso em escolas até dos Estados Unidos. Não importa se você é uma criança buscando atividades infantis ou se você já é adulto e precisa passar no vestibular. Nós temos aqui ótimos jogos matemáticos para toda as idades e com níveis de dificuldade que vão desde o básico até o avançado.

- Confirma a lista e use qualquer um deles para estimular seu aprendizado!

1. Tabuada do Dino

Jogo Tabuada do Dino
Tabuada do Dino

Tabuada do Dino

Jogar

Aprender tabuada sempre foi um negócio muito chato não é mesmo? Tem duas formas no qual você usa a cabeça e entende a lógica ou é na decoreba mesmo! O problema de decorar é que você pode esquecer e na hora que mais precisar vai lhe fazer uma tremenda falta. Então junte-se ao Dino que um dinossauro muito inteligente e aprenda com ele a calcular os números passando por níveis fáceis e até avançados. Lembre-se que a concentração é seu maior aliado, por isso use suas habilidades de raciocínio e tente acertar a maior quantidade de vezes o resultado.

2. Feche a Caixa

Jogo Feche a Caixa
Feche a Caixa

Feche a Caixa

Jogar

Antigamente os marinheiros que ficavam à deriva no mar por meses inventavam brincadeiras para passar o tempo e uma delas ficou conhecida até os dias de hoje! O nome dela é Feche o Caixa que tem por objetivo fazer contas de matemática simples e complexas para exercitar a memória. O jogo ficou tão famoso que até quando o navio atracava em pequenos vilarejos os moradores daquela região também gostavam de jogar. Hoje em dia as professoras usam esse método na escola infantil para ensinar os alunos a fazer cálculos e se você tiver o Flash instalado no seu computador poderá participa dessa divertida brincadeira jogando de graça.

3. Matemática do Ensino Fundamental

Jogo Matemática do Ensino Fundamental
Matemática do Ensino Fundamental

Matemática do Ensino Fundamental

Jogar

Você que está ingressando no ensino fundamental e tem dificuldade para fazer contas, acesse esse mini joguinho e aprenda em pouco tempo a somar e diminuir números capacitando sua memória para encarar desafios complicados que estão por vir na sua jornada colegial. É muito importante você saber que o relógio faz parte do aprendizado, pois é uma forma de você pensar rápido. Conforme o jogador for avançando de fase o tempo vai ficando mais curto e assim o nível de dificuldade aumenta também, acesse agora mesmo encare esse desafio.

4. Jogos de Palito

Jogo Jogos de Palito
Jogos de Palito

Jogos de Palito

Jogar

Prepare-se para um desafio de matemática completamente diferente de tudo que você já viu na internet! Os números são representando por palitos de fósforo e por isso ganhou esse nome “Jogos de Palito”. Seu objetivo e olhar para os números, pensar e logo na sequencia apresentar os resultados. É um excelente teste de conhecimento e inteligência no qual só os verdadeiros gênios serão capazes de vencer. Uma regra muito importante é que não pode ser usado a calculadora, pois o objetivo é justamente forçar o desenvolvimento do seu cérebro.

5. 2048 Online Grátis

Jogo 2048 Online Grátis
2048 Online Grátis

2048 Online Grátis

Jogar

Uma novidade que vai complementar essa da lista dos melhores jogos de matemática desse ano é o game 2048! É como se fosse um tabuleiro com até dezesseis casas formando um estilo de 4x4 e você vai ter como missão conseguir juntar todos os números iguais. Observe atentamente que eles estão separados por cores e por isso você deve mover cada um deles na hora de fazer as jogadas. Em um primeiro instante parece ser muito fácil mas chega um certo momento que as jogadas começam a ficar mais complicas e o que parecia ser moleza no início começa a ficar muito difícil. Somente pessoas com uma capacidade mental além do normal consegue chegar até o final. O que você acha de encarar esse desafio?

6. Jogos de Aritmética

Jogo Jogos de Aritmética
Jogos de Aritmética

Jogos de Aritmética

Jogar

Participe de um concurso de cálculos matemáticos usando a aritmética para resolver as contas de divisão, multiplicação, subtração e adição. Sua inteligência será coloca a prova de fogo, pois só quem realmente for muito esforçado vai conseguir dar as respostas corretas. Use o mouse para interagir com as jogadas e clique na letra “X” para confirmar ou não a sua resposta! Atenção é proibido pular as fases, se você fizer isso será desclassificado e terá que começar tudo novamente. Mostre que você é bom nos jogos de aritmética e vença esse divertido concurso online, Boa sorte!

7. Olimpíadas da Matemática

Jogo Olimpíadas da Matemática
Olimpíadas da Matemática

Olimpíadas da Matemática

Jogar

A professora Carol sempre gostou muito de trazer brincadeiras e competições para sala de aula, pois ela acha que através disso é possível aprender a fazer contas de uma forma simplificada. Sendo assim como ela é muito criativa, inventou as Olimpíadas da Matemática para estimular as crianças no aprendizado. Todos podem participar, inclusive você! Funciona assim: Para começar use o clique do mouse e pressione o botão “Begin”, depois disso olhe para o quadro negro e quando a professora colocar os números faça a conta e responda antes que os outros para começar a fazer pontos. Tente não se distrair com nada, pois a concentração é muito importante para vencer cada uma das etapas.