8 Dicas para Não Perder Dinheiro Em Jogos Online Gratuitos

É cada vez mais comum encontrarmos reclamações entre pais e jovens que acabam perdendo ou “investindo” o seu suado dinheiro em jogos nos smartphones e até mesmo em consoles como Playstation e Xbox.

O que as empresas desenvolvedoras de jogos descobriram foi um mercado extremamente rentável, que atrai os jogadores com a promessa de que o jogo é grátis, porém com uma informação menos clara de que podem haver compras enquanto você joga.

8 Dicas para não perder dinheiro em jogos online gratuitos


A mina de outro das produtoras de jogos é a loja interna dos jogos, muito comum em Clash of Titans, Clash Royale, Candy Crush e outros jogos gratuitos famosos que provavelmente você já deve ter jogado.

Na loja interna você encontra evoluções, pacotes de itens, baús e várias coisas que podem lhe ajudar a passar pelas fases mais difíceis, mas é claro que isso tem um preço e muitas vezes esse preço pode ser alto, então é importante que você saiba exatamente o que fazer para não acabar perdendo dinheiro em jogos no smartphone ou até mesmo nas consoles mais modernas.

1 – Cuidado ao configurar o seu cartão de crédito no Google Pay


Cuidado ao configurar o seu cartão de crédito no Google Pay - 8 Dicas para não perder dinheiro em jogos online gratuitos

A maioria dos jogos utiliza o sistema de pagamentos Google Pay, até pela sua integração com outros aplicativos do Google e pela facilidade na hora de pagar, porém para o usuário, essa “facilidade” muitas vezes pode se tornar um problema já que em poucos cliques, o usuário escolhe o pacote de itens, seleciona o cartão cadastrado e confirma a compra, tudo sem muito “bla bla bla”.

Alguns jogos mais sérios e que são voltados exclusivamente ao público infantil até pedem alguma confirmação extra para ter certeza que é um adulto que está fazendo a compra, porém outros jogos efetivam a compra sem perguntas, o que pode fazer os pais se assustarem com a conta do cartão no fim do mês!

Por isso é bom não vincular o seu cartão de crédito ao Google Pay e se precisar fazer isso, use uma conta do Google que não está cadastrada no celular para não facilitar o acesso.

2 – Melhores pacotes e itens promocionais, será mesmo?


Melhores pacotes e itens promocionais, será mesmo? - 8 Dicas para não perder dinheiro em jogos online gratuitos

A tentação é muito grande enquanto você está jogando já que as promoções e ofertas surgem a todo o momento chamando mais atenção que o próprio jogo e o estilo consumista que a maioria dos Brasileiros possui atrai os olhares para as compras, mas será que as promoções são realmente interessantes?

Se você está muito interessado em comprar um item ou se o item não depende do seu desempenho no jogo, pode valer a pena a compra, mas na maioria das vezes essas promoções são de itens que tem validade limitada ou podem ser usados por algumas vezes.

Em alguns casos como no Tom Corredor, você compra pacotes de gemas para liberar evoluções de casas e outros itens, porém isso você pode conseguir sem gastar dinheiro, apenas jogando! Claro que vai demorar mais, mas pelo menos você não precisará gastar dinheiro.

3 – Lootboxes, as "caixas surpresas"


Lootboxes, as caixas surpresas - 8 Dicas para não perder dinheiro em jogos online gratuitos

Muitos jogos utilizam a tática da caixa surpresa para ganhar dinheiro, lembra da "sacola surpresa" das festas de igreja e de escola? É algo bem parecido, só que nas sacolas você ganhava prêmios reais e nas Lootboxes são itens para melhorar o seu jogo.

Como são caixas surpresa, é impossível saber o que existe dentro, mesmo comprando as caixas mais caras nada garantirá que você receberá os melhores itens ou aqueles itens que você tanto precisa, entendeu a sacada? Não vindo nada do seu interesse, você terá que comprar outras caixas!

4 – Nível de dificuldade que requer uma “ajuda extra”


Compre itens ou um "pacote de itens" para passar de fase e liberar novos níveis! Essa oferta pode ser tentadora e comum para você não é mesmo? Principalmente se você já estiver nos níveis mais avançados de Candy Crush Saga, Clash of Titans, Talking Tom ou qualquer outro jogo viciante.

Essa é uma das estratégias adotadas pelas desenvolvedoras, aumentar o nível de dificuldade à ponto que o jogador não consiga mais evoluir, ficando preso em uma fase e se obrigando a comprar itens. Isso acontece quando o jogador já está "viciado" na brincadeira, o que faz com que ele acabe comprando sem se importar com o valor, por isso é bom ficar esperto e não cair na tentação, principalmente se o seu orçamento familiar for "apertado".

Tente conseguir melhorias e itens de forma gratuita, no Clash Royale você pode participar de batalhas e completar os desafios além de abrir os cofres há cada três horas, já no Talking Tom basta jogar, jogar e jogar cada vez mais para conseguir moedas, gemas e liberar novos cofres.

5 – Jogadas limitadas


Jogadas limitadas - 8 Dicas para não perder dinheiro em jogos online gratuitos

Alguns jogos bloqueiam a quantidade de jogadas diária ou durante um período de horas, então se você é daqueles extremamente viciados em Candy Crush, já deve ter percebido esse problema e sabe qual a solução? Pagar para desbloquear ou aguardar até que o jogo seja liberado novamente, triste, mas infelizmente é a realidade.

6 – Separe o mundo virtual do mundo real


Separe o mundo virtual do mundo real - 8 Dicas para não perder dinheiro em jogos online gratuitos

Muitas vezes os usuários confundem o mundo virtual com a realidade, em alguns casos os jogos podem se tornar mais valiosos que itens do mundo real, o que pode fazer com que o jogador ache normal ou "barato" valores exorbitantes cobrados pelas desenvolvedoras para liberar uma nova fase, um personagem ou item especial.

7 – Acompanhe sempre os seus gastos


Acompanhe sempre os seus gastos - 8 Dicas para não perder dinheiro em jogos online gratuitos

Tire extratos do seu cartão de crédito com frequência e acompanhe os seus gastos e no caso de deixar o celular nas mãos do filho é ainda mais importante esse acompanhamento para não acabar tendo uma surpresa no fim do mês.

Pequenos valores podem ser irrelevantes na hora da compra na loja do jogo, mas se você comprar várias vezes pequenos valores, no final o “estrago” pode ser grande na sua conta!

8 – Desative ferramentas para facilitar a compra em aplicativos


Desative ferramentas para facilitar a compra em aplicativos - 8 Dicas para não perder dinheiro em jogos online gratuitos

Essa é uma boa estratégia se você já está viciado em comprar itens nos jogos ou se vai deixar o celular nas mãos dos seus filhos sem supervisão. Desativando a opção de compras no aplicativo, crianças não conseguirão comprar e não saberão como ativar.

Se você já for adulto, precisará ir até as configurações do Android para ativar a opção novamente e neste curto período de tempo, poderá pensar melhor se vale a pena fazer a compra ou não.

BÔNUS: Dinheiro, gemas e diamantes infinitos SEM PAGAR NADA em vários jogos (cuidado)


Essa dica bônus é especial e válida apenas para parte dos jogos, nos vídeos abaixo você pode conferir como realizar o passo a passo e liberar dinheiro, gemas e diamantes infinitos sem pagar nada em vários jogos, porém lembramos que essa é uma forma pode causas problemas ao seu aparelho celular, por isso, não nos responsabilizamos por nada que venha a acontecer durante o uso dos aplicativos ok?!

Vídeo 1 (https://www.youtube.com/watch?v=yc_8dJDZ0Vw)


Vídeo 2 (https://www.youtube.com/watch?v=ZrrXgZ2cLys)


Vídeo 3 (https://www.youtube.com/watch?v=RVy-CTJ9moE)



E então, o que achou da nossa lista com dicas para não perder e gastar dinheiro com jogos online aparentemente gratuitos? Essas dicas e macetes são bem interessantes e aposto que vão ajudar muitas pessoas, aproveitem!