20 Brinquedos Que Fizeram Sucesso no Passado

Muito antes dos celulares, smartphones, computadores e videogames dominarem o mundo do entretenimento infantil, existiam brinquedos de verdade, que as crianças brincavam, aprendiam a compartilhar e se divertiam em sociedade.

Muitos destes brinquedos sobrevivem até hoje nas lojas de brinquedos infantis, mas o sucesso de vendas já não é mais o mesmo e por isso que resolvemos criar uma lista especial, para você que é pai e pensa: eu quero mostrar para o meu filho com o que eu brincava quando era pequeno!

Nessa lista vamos trazer desde o famoso Aquaplay até o clássico Pogobol, você lembra? Se você tem menos de 18 anos é bem provável que não conheça nenhum destes brinquedos, eles foram sucesso na década de 80 e 90, mas pode ter certeza que seus pais conheceram e se divertiram muito e de uma forma bem diferente da que você se diverte hoje.

1 - Pogobol


Pogobol - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Esse é um grande clássico, quem tinha um Pogobol "era o máximo", o brinquedo testava o seu equilíbrio já que possuía uma base que ficava presa em uma bola de borracha que fazia você pular e muitas vezes cair e se esborrachar no chão! Tudo era muito divertido, mas os hematomas nas canelas e os calos nos pés eram comuns entre as crianças que brincavam com o Pogobol, ele foi lançado no ano de 1987 e hoje em dia não é mais produzido no Brasil.

Comercial do Pogobol




2 - Aquaplay


Aquaplay - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Vendo estes jogos e brinquedos antigos, fica fácil perceber como as crianças de antigamente se contentavam com pouco não é mesmo?! Brinquedos simples, mas muito divertidos e que faziam não só a diversão do seu dono, mas de todos os amigos que não tinham o brinquedo.

Diferentemente de hoje em dia que as crianças estão cada vez mais exigentes e querem apenas brinquedos caros e cheios de tecnologia, antigamente era tudo bem diferente, um simples recipiente com argolas ou bolinhas e dois botões de impulsão de ar já faziam a diversão da garotada. O brinquedo foi lançado em meados dos anos 80 pela Estrela e teve várias versões similares criadas para atender ao público infantil.

3 - Bat-Bag (bate-bate)


Bat-Bag - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

O bate-bate também foi responsável por muitos hematomas nas mãos e braços das crianças nas décadas de 80 e 90. Um brinquedo muito simples, que reúne uma corda que possui um item para dividir e segurar ao meio e duas bolas de plástico seco nas extremidades.

Além de causar hematomas nos braços e mãos, o brinquedo chegou a quebrar dentes e acertar a cabeça das crianças mais desatentas, mas claro que nem por isso a brincadeira foi deixada de lado!

Para brincar ela muito simples, bastava movimentar a corda para formar uma espécie de círculo, as bolas se batiam na parte alta e voltavam para baixo, repetindo este movimento você criava um barulho alto, estridente e inconfundível!

4 - Boneco do Fofão


Boneco do Fofão - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

O boneco do Fofão também fez parte da infância das crianças não só pela diversão, mas também por uma história cabulosa que foi disseminada na época do lançamento e perdura até os dias de hoje. Na década de 80 surgiu uma lenda de que para fazer sucesso, o Fofão fez um pacto com o capeta e para ter sucesso em sua carreira ele precisava esconder adagas pretas dentro dos seus bonecos.

Essa seria uma forma de machucar as crianças que brincassem com o boneco do Fofão, mas é claro que essa história é apenas uma lenda e não é verdade!

O que é verdade é que o que parece uma adaga preta, na verdade é uma haste que segura a cabeça do Fofão no seu corpo. Naquela época os recursos eram muito limitados e a criatividade não era tão explorada na hora de criar os brinquedos, além disso, a haste ficaria escondida no boneco e por isso não faria diferença o seu formato ou cor.

5 - Mini game (Brick game)


Mini game (Brick game) - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Quem não lembra dos mini-games não é mesmo? Conhecido também como brick game, o eletrônico que virou uma verdadeira febre entre as crianças e adolescentes logo se espalhou pelas lojas de R$1,99 do país. Importado da China, o mini-game trazia dezenas de opções de jogos diferentes, mas o mais jogado e divertido obviamente era o Tetris que tinha dezenas de versões diferentes.

Talvez os mini-games foram os precursores dos consoles portáteis, afinal, tudo que é bom precisa começar de algo simples e evoluir não é mesmo?

6 - Bilboquê


Bilboquê - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Bilboquê é um brinquedo antigo (muito antigo), com mais de 500 anos de existência! O brinquedo é composto por uma esfera de madeira, ou algo parecido com um furo central além de uma corda que prende essa parte ao suporte. O objetivo da brincadeira é balançar o Bilboquê e jogar a esfera para cima de modo que ela caia com o furo no suporte novamente. A brincadeira pode parecer fácil, mas é um verdadeiro desafio de concentração e habilidade.

7 - Mola Maluca


Mola Maluca - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

A Mola Maluca foi criada na década de 40 por acaso. Um brinquedo simples e viciante que fez muito sucesso na década de 80 e 90 com molas coloridas e que faziam as crianças ficarem loucas, principalmente quando elas se enrolavam! Além de jogá-la de um lado para o outro, a brincadeira mais divertida era jogá-la escada à baixo usando o sistema da mola para que ela descesse sozinha.

8 - Pega Peixe


Pega Peixe - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Mais um grande clássico do fim da década de 80 e início da década de 90. A brincadeira também era muito simples, em um lago de plástico cheio de peixes que abriam e fechavam a boca, você precisava pescar os peixes com varinhas com imãs na ponta. Existiam os imãs na boca dos peixes que faziam a brincadeira acontecer, era muito divertido!

O brinquedo ainda é encontrado em lojas pelo Brasil inteiro e na internet, em versões mais modernas e com mais peixes.

9 - Tamagotchi


Tamagotchi - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Tamagotchi se transformou no melhor amigo de muitas crianças depois de 1996, quando o brinquedo foi lançado. Vendido como um bichinho de estimação virtual, o brinquedo eletrônico se tornou febre rapidamente entre as crianças, todos tinham um Tamagotchi e andavam com eles "para cima e para baixo", afinal o bichinho precisava de comida, brincadeiras, água e tudo mais. Você precisava cuidar do seu bichinho de estimação virtual como se fosse de verdade. Em 2017 o brinquedo foi relançado, mas com a modernidade e os smartphones, o sucesso não foi o mesmo!

10 - Geloucos


Geloucos - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Os Geloucos viraram febre nos anos 90 como uma promoção da Coca Cola para disseminar a marca. Para conseguir trocar um envelope com 2 Geloucos, 1 card e 1 adesivo você precisava juntar 10 tampinhas de metal ou então 5 de plástico, simples não é? Não precisava de dinheiro extra ou qualquer coisa, era só trocar e se divertir! Os bonecos de acrílico (ou algo parecido) podiam ser congelados e usados como gelo nas bebidas (nojento??)!

11 - Comandos em Ação


Comandos em Ação - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Os bonecos e brinquedos dos Comandos em Ação também foram uma verdadeira febre na década de 90. Similares aos bonecos de ImagiNext atuais, os bonecos dos Comandos em Ação tinham uma história por trás já que tinham como inspiração um desenho Americano conhecido como "G.I. Joe". Os bonecos eram articulados nos braços e pernas e tinha dezenas de acessórios como armas, caminhões, helicópteros e muito mais, era muito divertido (e caro)!

12 - Batalha Naval


Batalha Naval - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Assim como no jogo de tabuleiro Batalha Naval e nos jogos online, neste jogo da década de 80 seu objetivo era bombardear e afundar a frota de navios do seu inimigo antes que isso acontecesse com a sua frota! O jogo foi marcante para muitos jovens, aposto que você também brincou muito não é mesmo?

13 - Pega Varetas


Pega Varetas - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

O Pega Varetas apesar de ser um jogo extremamente simples, reunia toda a galera da rua para brincar em uma roda de crianças. O objetivo do jogo era tirar as varetas sem mover as demais que estavam espalhadas na mesa ou no chão. Quem ao final conseguisse terminar com mais varetas era o grande vencedor. O brinquedo foi lançado pela Estrela em 1961, o mais legal é que o jogo resiste até os dias atuais, incrível não é mesmo?

14 - Genius


Genius - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Genius também foi um jogo de memorização lançado pela Estrela na década de 80, seu objetivo era ser o melhor na memorização da sequência de cores que era mostrada no brinquedo eletrônico. O brinquedo foi uma revolução, pois trouxe sons e cores além de muita tecnologia para um brinquedo da época.

15 - Ioiô da Coca-Cola


Ioiô da Coca-Cola - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Você era criança em 1985 ou viveu nessa época? Lembra dos ioiô da Coca-Cola? Eles também foram um dos grandes sucessos da Coca-Cola quando falamos em promoções. Os ioiô da Coca-Cola eram trocados por tampinhas ou adquiridos nos pontos de troca, existiam os ioiôs da Coca, Sprite, Fanta e outras marcas da empresa, era muito divertido colecionar, principalmente para quem gostava de se divertir com um ioiô!

16 - Pula-Pirata


Pula-Pirata - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Quem nunca brincou com o Pula-Pirata não é mesmo? Lançado pela Estrela no final da década de 70, o brinquedo fez muito, mas muito sucesso até os anos 90. A brincadeira era simples, você encaixava as espadas dos piratas em um barril com um pirata dentro, se o pirata subisse, você perdia!

Os pontos onde a espada que impulsionava o pirata ficava mudavam de posição aleatoriamente, por isso o jogo se tornava tão interessante.

17 - Playmobil


Playmobil - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Os bonecos e brinquedos da Playmobil começaram a ser comercializados a partir de 1975 no mundo inteiro. Os bonecos são parecidos com os bonecos de LEGO e a temática e esquema de encaixes também é bem parecida. Assim como o LEGO, a Playmobil fez parte da infância de muitas crianças já que era um brinquedo muito vendido nas décadas de 80 e 90, ele continua sendo muito bem aceito até hoje já que o seu valor muitas vezes é mais em conta que o principal concorrente LEGO.

18 - Vai-vem


Vai-vem - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Vai-e-vem foi inventado por acaso no verão de 1976 na Itália. Para criar o brinquedo foi preciso de pouca coisa, uma corda e uma bola de plástico com dois furos no centro por onde a corda passava. Com isso nascia o brinquedo vai-e-vem que alguns anos depois seria comercializado no mundo inteiro.

19 - Cão Xereta


Cão Xereta - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Quem nunca brincou de detetive na infância, não é? O Cão Xereta era o seu amigo inseparável nas missões onde somente um verdadeiro detetive e seu ajudante conseguiriam resolver. Bastava puxar a cordinha que ele te seguia enquanto farejava o que fosse preciso para solucionar o caso. A imaginação das crianças dos anos 80 e 90 ainda era muito boa, por isso esse brinquedo fez tanto sucesso!

20 - Lango Lango


Lango Lango - 15 brinquedos que fizeram sucesso no passado

Na década de 80 os brinquedos eram bem limitados, mas como já dissemos a criatividade das crianças era muito boa e muito bem usada. O Lango Lango foi mais um daqueles brinquedos que marcaram época na vida de muitas crianças, a brincadeira também era muito simples, você segurava o boneco como se fosse um fantoche e pressionava uma espécie de alavanca para fazer os monstrinhos darem socos, era super divertido dar socos com os bonecos nos amigos! Falando nisso, porque não dar uns socos nos jogos de luta que selecionamos no nosso site de jogos online?!

Comercial do brinquedo Lango Lango




Talvez você não tenha encontrado algum dos seus brinquedos favoritos nessa lista, mas fizemos o máximo de esforço para reunir tudo que fez grande sucesso no passado, se você tiver mais sugestões, deixe nos comentários que todas as dicas e sugestões serão bem-vindas!