Como Jogar Dama? Conheça as Regras da Dama

Este é mais um artigo da série sobre jogos de tabuleiro e antigos para você que já não se lembra mais como jogar damas, lembrar e aprender com várias dicas legais, inclusive com as regras oficiais da dama!

Recentemente já trouxemos um artigo que explica como jogar xadrez, como jogar uno e como jogar dominó, entre todos que já ensinamos, o xadrez é de longe o mais difícil de aprender, pois envolve muitos movimentos além de estratégia e técnica que você só conquista ao longo de muitas jogadas.

Com a dama não é muito diferente, a quantidade de movimentos possível é bem menor, porém aprender a jogar dama também exige que você treine muito e jogue várias vezes, seja contra o computador, contra o pai, mãe ou um adversário online, o importante é jogar para aperfeiçoar a técnica!

Mas antes de começar a jogar, fique atento a todas as regras e dicas que vamos passar neste artigo completo e bem detalhado, com imagens e vídeos para você aprender com clareza todos os detalhes deste que é um jogo antigo, mas muito divertido para brincar com as crianças e até mesmo adultos!

O mais interessante desse estilo de jogo é que você deixa de lado os eletrônicos e tem um contato muito mais real com o seu adversário, principalmente se você estiver jogando na versão original e física da brincadeira.

Introdução


Como jogar dama? Essa é a "pergunta de um milhão de dólares" que vamos responder aqui! Na dama, jogamos com um tabuleiro com 64 casas com espaços escuros e brancos, observe que para jogar, o tabuleiro deve estar com a linha diagonal escura à sua esquerda e à esquerda do seu oponente, depois você poderá posicionar cada uma das peças da dama, que no total são 24(12 para cada jogador). É importante lembrar que existe um segundo tabuleiro de dama, menos conhecido, mas que possui 100 casas e 20 peças para cada jogador.

Essas peças devem ser posicionadas apenas nas casas escuras do tabuleiro, posicione as suas nas 12 primeiras casas escuras à sua frente e deixe que o adversário faça o mesmo com as peças dele para só então iniciar a partida.

Quem começa o jogo de damas?


Quem começa o jogo de damas? - Como Jogar Dama? Conheça as Regras da Dama

Essa pergunta é fácil de responder, nas regras oficiais, quem inicia uma partida de damas é sempre aquele que estiver com as peças brancas!

Objetivos da dama e como vencer o jogo


Assim como no xadrez, o jogo de damas é jogado por 2 jogadores, cada um de um dos lados do tabuleiro e vence quem conseguir "comer" todas as peças do adversário ou deixá-lo trancado. O jogo pode ainda acabar por falta de objetividade dos jogadores, nos casos onde existem movimentos, mas não existe mais nenhuma maneira de "comer" as peças o jogo considera-se encerrado e EMPATADO, ou seja, não existem vencedores, quando são feitos 20 movimentos de cada jogador sem que nenhuma peça seja "comida".

Regras oficiais da dama


Regras oficiais da dama - Como Jogar Dama? Conheça as Regras da Dama

Complementando o que já dissemos até aqui, podemos dizer que as regras oficiais da dama são bem básicas e a primeira e primordial para que o jogo inicie e você saber que as peças andam apenas para frente e na diagonal, todas as peças fazem o mesmo movimento, com exceção da "dama" que pode andar para trás!

Para conseguir uma "dama" você precisa levar uma de suas peças até o final do tabuleiro (casas de coroação), ou seja, até a oitava fileira (primeira fileira do adversário) A dama ainda tem poderes extras e dão uma vantagem enorme ao jogador, pois ela pode pular quantas casas quiser, desde que não pule nenhuma peça da mesma cor, essa facilidade ajuda na hora de "comer" os adversários que estão mais longes.
Dama identificada - Como Jogar Dama? Conheça as Regras da Dama

Para identificar uma dama, sempre que você chegar à oitava fileira terá que colocar outra peça de mesma cor sobre a "dama", assim ela ficará mais alta que representará toda a sua imponência.

Para comer as peças do adversário você pode pular apenas uma casa, você não pode comer se duas ou mais peças do adversário estiverem juntas e a captura é obrigatória sempre que disponível. A "regra do sopro", muito conhecida em alguns países e ainda utilizada em alguns lugares não é válida segundo as regras oficiais da CBJD (Confederação Brasileira de Jogo de Damas).

Tanto a dama quanto as peças comuns podem capturar e serem capturadas, não existe regra que diga que a dama sendo mais forte, não pode ser capturada por uma peça comum.

Se engana quem acha que é só a dama que pode andar para trás, tanto a dama quanto a peça comum podem andar para trás, porém a peça comum pode andar para trás apenas quando for comer alguma outra peça! Vale lembrar que a dama pode saltar mais de uma casa, sempre pulando apenas por uma das peças adversárias, sem passar por nenhuma de suas peças.

Outro detalhe é que a dama não é obrigada a parar na casa seguinte após o último ou único movimento de captura da peça adversária, a dama pode parar em qualquer casa após a peça capturada, desde que esteja disponível é claro!

Lei da Maioria


Se você tiver mais de uma possibilidade de jogada em um lance, terá que jogar naquele que conseguir capturar mais peças (óbvio).
Lei da Maioria - Como Jogar Dama? Conheça as Regras da Dama

No caso de jogar com a regra do sopro, se a "lei da maioria" não for obedecida e o jogador adversário perceber, poderá gritar "soprado!", assim a jogada é desfeita e o jogador que gritou pode capturar a peça que foi soprada, ou seja, aquela peça que iria comer mais de uma peça sua, entendeu?!

Jogadas Múltiplas


Se durante uma jogada, com múltiplas peças à serem capturadas, a peça comum passar por uma das "casas de coroação" (nome dado à última fileira, onde a peça comum vira dama), sem parar, ela não recebe o título de dama, sendo que para conseguir se transformar em dama a peça precisa parar em uma das casas de coroação.

É importante lembrar que durante uma captura de múltiplas peças, você não pode comer a mesma peça duas vezes e as peças não podem ser retiradas do tabuleiro antes do fim da jogada. Outro detalhe importante é que você pode passar mais de uma vez pela mesma casa, desde que ela esteja livre durante a jogada inteira.

Finalização do jogo


Se ao final do jogo ficarem apenas 2 damas contra duas damas, ou então duas contra uma, duas damas contra uma dama e uma peça comum ou simplesmente dama contra dama, peça comum contra peça comum, o empate é declarado depois de 5 jogadas de cada jogador (para encurtar a brincadeira).

Dica final


Tente deixar todas as peças da fileira de coroação paradas pelo maior tempo possível, assim o seu adversário não conseguirá transformar nenhuma das peças em dama!

Ficou com dúvidas? Assista ao vídeo abaixo que com certeza todas as suas dúvidas serão esclarecidas!



E então, o que achou das regras da dama? Pode ser difícil jogar damas online ou em um tabuleiro tradicional, mas como já dissemos, é primordial que você treine muito para conseguir atingir a perfeição nas jogadas!