21 Curiosidades Sobre LEGO Que Você Não Sabia!

21 Curiosidades sobre LEGO que você não sabia!

Os brinquedos e jogos de LEGO são muito conhecidos mundialmente, tudo graças a criatividade e dinamismo que se adquire ao brincar com as peças que fazem com que a criança ou até mesmo o adulto tenha uma infinidade de opções para encaixar e criar seus próprios brinquedos e brincadeiras.

O LEGO começou como uma brincadeira simples, com peças de madeira, depois vieram as peças de plástico que se encaixavam e foi neste momento que houve a revolução na empresa, pois o mundo se transformou para a LEGO já que a brincadeira se tornou muito mais divertida.

A popularidade do LEGO é tão grande que estimasse que se dividisse todas as peças já produzidas de LEGO até os tempo atuais pelos habitantes da Terra, cada pessoa no planeta poderia ter 86 peças de LEGO, é muita coisa não é mesmo?

Com essa grande quantidade de pelas espalhadas pelo mundo é muito provável que você já tenha brincado de LEGO alguma! Crianças, jovens e adultos que ainda não brincaram, provavelmente ainda terão o "gostinho" de brincar, pode apostar.

Mesmo com tanta popularidade e por mais que você já esteja cansado de falar sobre LEGO, sempre existe alguma coisinha que talvez você não saiba e por isso que hoje resolvemos criar essa página especial com as 21 curiosidades sobre LEGO que (talvez) você não sabia!

1 - Primeiras peças feitas em madeira


Pato primeiro brinquedo LEGO em madeira - 21 Curiosidades sobre LEGO que você não sabia!

Os primeiros LEGO foram criados em madeira no início da década de 30, mais precisamente no ano de 1934, mas não pense que as peças se encaixavam como hoje em dia, muito menos tanta criatividade era envolvida na brincadeira.

As primeiras peças eram simples e criadas pelo próprio fundador da LEGO, Ole Kirk Christiansen, que era marceneiro e inicialmente aproveitou as suas habilidades com madeira para criar as primeiras peças e brinquedos de LEGO.

2 - LEGO foi a primeira empresa a comprar máquina para injetar plástico em moldes da Dinamarca


A empresa foi a primeira a comprar uma máquina tão robusta e poderosa,a compra foi feita em 1946, mas a máquina somente começou a funciona em 1947, depois de ser instalada e preparada.

Com o investimento, finalmente a empresa pode deixar de lado a madeira, que já estava escassa graças à segunda guerra mundial. Naquela época o fogo consumia grande parte das madeiras, por isso era tão difícil encontrá-las na Dinamarca.

Com o plástico tudo ficou mais fácil e a produção pode ser agilizada infinitas vezes, o que trouxe uma maior produção e mais qualidade para as peças. Depois da compra dessa primeira máquina que a LEGO começou a produzir os seus primeiros blocos de encaixar de plástico injetado.

A máquina era muito cara e custou quase 10% do faturamento anual da empresa, o custo foi de DKK 30.000 na época.

3 - Origem do nome LEGO


A origem do nome LEGO veio da junção de duas palavras dinamarquesas LEG e GODT que traduzido para o Inglês significa "Play WEll" ou "Brinque bem" no Português.

4 - Maior fabricante de pneus do mundo


Maior fabricante de pneus do mundo - 21 Curiosidades sobre LEGO que você não sabia!

Apesar de serem pneus minúsculos, a LEGO os produz como se fossem pneus de verdade! Os pneus de borracha da LEGO fazem parte da coleção de brinquedos desde o início da década de 60, quando a LEGO apresentou o seu primeiro veículo com eixo, rodas e pneus destacáveis.

A produção mundial anual de pneus da LEGO gira em torno dos 400 milhões de pneus, muito acima e quase o dobro da quantidade de pneus produzida pela segundo colocada, Bridgestone.

5 - Patente do primeiro modelo de acoplamento das peças


Nessa época o acoplamento das peças de LEGO era mais simples e menos estável, mas mesmo assim era fantástico para a época, foi então que a LEGO resolveu patentear a ideia, quase cinquenta anos após a primeira patente, a LEGO perde uma das patentes mais importantes!

Em 2006 a LEGO perdeu a patente do modo de encaixe dos blocos atuais. A Corte Européia de Primeira Instância rejeitou o pedido da empresa que queria a exclusividade na produção dos blocos de montar e encaixar de plástico.

6 - Marca mais poderosa do mundo


Em 2015, segundo uma pesquisa da Brand Finance, a empresa LEGO se tornou a marca mais poderosa do mundo, ultrapassando a Ferrari que detinha o trono à algum tempo.

A conquista foi graças à um conjunto de fatores, investimentos e conquistas como o lançamento do filme "Uma Aventura LEGO" que foi um grande sucesso. A perspectiva de que as crianças precisam brincar cada vez mais com brinquedos reais e deixar o mundo da tecnologia e dos jogos eletrônicos online um pouco de lado para serem simplesmente crianças também ajudou a empresa a crescer não só nas vendas, mas também no reconhecimento do público.

7 - Primeiro LEGO motorizado


Primeiro LEGO motorizado - 21 Curiosidades sobre LEGO que você não sabia!

O primeiro LEGO motorizado foi criado em 1966 pelo filho do fundador da LEGO, Godtfred Kirk Christiansen, essa primeira versão serviu de inspiração para a linha LEGO Technic, lançada em 1984, que tem mais detalhes, engrenagens, motores e outros itens para despertar a imaginação e criatividade de forma diferente.

8 - LEGO e o desenvolvimento sustentável


LEGO e o desenvolvimento sustentável - 21 Curiosidades sobre LEGO que você não sabia!

As peças de LEGO atuais são feitas de acrilonitrilo butadieno estireno, mas recentemente a empresa anunciou que busca alternativas e está fazendo uma série de estudos com investimentos pesados (mais de R$ 500 milhões de reais) para a criação de peças que agridam menos o meio ambiente tanto na produção, quanto no descarte.

Além de produzir as peças de LEGO com materiais sustentáveis como o polietileno que é extraído da cana de açúcar, a LEGO paneja reduzir o tamanho das embalagens, emissão de carbono na atmosfera e ainda construir o seu próprio parque eólico para produção de energia sustentável e renovável, incrível não é mesmo?

9 - Lucratividade de U$ 75 por kg de peças de LEGO


Lucratividade de U$ 75 por kg de peças de LEGO - 21 Curiosidades sobre LEGO que você não sabia!

Segunda o site Telegraph a LEGO compra a matéria prima por menos de U$ 1 dólar e depois de industrializadas, as peças saem da fábrica por U$ 76 dólares o kilo, incrível não é mesmo?

Claro que o custo na produção das peças não envolve apenas e simplesmente as peças de LEGO, existem centenas de outros custos como marketing, energia elétrica, investimentos, funcionários e muito mais, mas mesmo assim, com certeza com a produção que a empresa tem, o lucro é muito bom não acham!?!

10 - Fábricas de LEGO - Onde ficam?


Você sabe onde ficam as fábricas de LEGO? Ao todo, são quatro fábricas espalhadas pelo mundo, a mais próxima do Brasil fica no México, depois temos ainda na Hungria, República Tcheca e na Dinamarca que é a sede da empresa. No total a LEGO está presente em mais de 130 países ao redor do mundo.

11 - Parques temáticos LEGO


Você sabia que a LEGO é dona de seis parques temáticos espalhados pelo mundo? O primeiro parque foi criado em 1968 na cidade sede da empresa n Dinamarca, depois foram criados novos parques nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e até na Malásia!

Os parques temáticos da LEGO são conhecidos como LEGOLAND® e reúnem centenas de atrações como shows, montanhas russas, hotel decorado com peças de LEGO e muito mais. Dentro dos parques você pode encontra rum espaço conhecido como LEGO City, inspirado na coleção de peças de montar, mas no parque é possível dirigir os carros, barcos e muito mais! Além deste espaço existem o LEGO Pirates Cove, Miniland, Jardins DUPLO® e tudo que você pode imaginar construído com peças de LEGO é claro!.

12 - Maior torre de LEGO possui 36 mts e mais de 1 milhão de peças


Maior torre de LEGO possui 36 mts e mais de 1 milhão peças - 21 Curiosidades sobre LEGO que você não sabia!

Você já imaginou uma torre equivalente à um prédio de 10 andares, apenas com peças de LEGO? Pois bem, foi isso que os habitantes de Tel Aviv resolveram fazer!

A torre foi construída pelos moradores da cidade em homenagem ao menino Omer Sayag que morrei de câncer com apenas oito anos, o garoto adorava construir torres de LEGO enquanto estava no tratamento. A torre não entrou para o Guiness Book, mas a prefeitura de Tel Aviv espera o reconhecimento e inscrição no livro dos recordes.

O recorde atual é de uma torre construída na Itália em 2015 com 35,05 mts de altura.

13 - Primeiras versões de Mini figures (bonecos de LEGO) não tinham braços e expressão facial


Primeiras versões de Mini figures (bonecos de LEGO) não tinham braços e expressão facial - 21 Curiosidades sobre LEGO que você não sabia!

Pode até parecer estranho, mas os primeiros bonecos de LEGO criados em 1970 não tinha braços, as pernas eram fixas e juntas, além disso o rosto não tinha nenhuma expressão facial, muito menos olhos, boca e nariz, que boneco era esse meu Deus?!?!

Ainda bem que a tenologia avançou e a criatividade das pessoas também, hoje os bonecos de LEGO são bem mais bonitos e com vários detalhes, tudo graças a tecnologia é claro! Você pode até ver bonecos de super heróis de jogos, bonecos de LEGO de profissões e pessoas comuns. Acima você pode conferir como os bonecos eram e como estão atualmente, confira.

14 - Até 2003 todos os bonecos LEGO (mini figures) eram amarelos


 Até 2003 todos os bonecos LEGO (mini figures) eram amarelos - 21 Curiosidades sobre LEGO que você não sabia!

Você sabe o motivo que levou a LEGO a produzir todos os seus bonecos "mini figures" com tom de pele amarelo? Eles usaram a cor amarela para representar todos os tons de pele existentes na humanidade, isso serviu para não gerar nenhum tipo de preconceito ou dúvida sobre crenças ou preferencias por etnias.

A partir de 2003 a empresa começou a investir em bonecos LEGO de atores, atrizes, personagens de filmes, desenhos animados e super heróis como os da Marvel e também os personagens do filme Star Wars que fazem muito sucesso!

Só então que a LEGO começou a diversificar os tons de pele, mas sempre respeitando o tom de pele original do personagem do filme, herói, do ator ou atriz.

Os bonecos LEGO que não são réplicas de famosos continuam sendo produzidor com a cor de pele amarela até hoje, a cor acabou se tornando um dos símbolos da marca.

15 - Bonecos de LEGO como cartão de visitas


Bonecos de LEGO como cartão de visitas - 21 Curiosidades sobre LEGO que você não sabia!

Alguns funcionários da empresa usam os bonecos mini figures como cartão de visitas, na frente colocam o seu nome e atrás o telefone e e-mail, criativo não acham?

Além de ser uma abordagem diferente, provavelmente o contato dos funcionários sempre ficará visível já que os bonecos podem ser usados como decoração das mesas.

16 - Variações das peças


Existem mais de 2500 variações de peças de LEGO diferentes em 55 cores. As mini figures somam mais de 5 mil modelos diferentes, incrível não é mesmo?

17 - Peças de LEGO poderiam dar cinco voltar ao mundo


Isso mesmo! As peças fabricadas anualmente pela LEGO, se colocadas de lado, poderiam dar cinco voltas ao redor do planeta Terra!

18 - Praticamente não existe tolerância para erros na produção das peças


Você sabia que a margem de erro na fabricação das peças de LEGO é apenas 2 milésimos de milímetros? Isso é muito pouco, para não dizer nada! Somente uma máquina consegue medir tal medida, mas mesmo assim apenas 18 peças em cada um milhão acabam não passando no teste de qualidade.

19 - Encaixe universal desde 1958


As peças produzidas em 1958 ainda podem ser utilizadas e são totalmente compatíveis com as peças de LEGO produzidas atualmente, você sabia?

Claro que é uma raridade encontrar peças de LEGO antigas, mas é perfeitamente comum encontrar peças da década de 80 e 90 e incrivelmente elas são compatíveis com peças de LEGO atuais.

20 - LEGO Mindstorm e a evolução da brincadeira


LEGO Mindstorm e a evolução da brincadeira - 21 Curiosidades sobre LEGO que você não sabia!

O LEGO Mindstorm veio para revolucionar não só o LEGO, mas também a maneira como se ensina robótica, mecânica e tecnologia. Além de ser uma ótima brincadeira, o LEGO Mindstorm serve como material didático nas escolas do mundo inteiro já que ajudam as professoras a instigar a criatividade ao mesmo tempo em que podem ensinar sobre robótica.

LEGO Mindstorm foi lançado em 1998, foi inspirado no LEGO Technic e resultado de uma parceria com o Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O conjunto de peças inclui um processador programável, módulo de comandos, sensores de toque e de intensidade de luz e temperatura, incrível não é mesmo?

21 - LEGO ganhou vários jogos para consoles


A lista de jogos online e jogos para consoles com o tema LEGO é infinita, são desde jogos de aventura como LEGO Indiana Jones até jogos de super heróis como LEGO Marvel. Temos ainda os clássicos como o primeiro jogo de LEGO para consoles, lançado para N64 e Game Boy conhecido como Lego Racers em 1999.

Depois do Lego Racers tivemos ainda Lego My Style: Preschool lançado no ano 2000 para Playstation, Lego Racers 2 para Playstation 2 e GBA, além de vários jogos baseados nos sets de Bionicle lançados para Playstation, Xbox 360 e Nintendo Wii.

Além dos clássicos baseados exclusivamente em sets de LEGO, temos aqueles jogos baseados em filmes famosos e de super heróis como os jogos do Harry Potter, Batman, Marvel, DC Comics e Jurassic World.

Esse é o fim do nosso artigo sobre as curiosidades sobre LEGO, gostou? Ficou curioso e quer conhecer mais sobre a LEGO? Que tal entrar em uma das fábricas da empresa e conhecer como a mágica da construção e elaboração de novos projetos funciona?

Assista ao vídeo da National Geographic da série Mega Máquinas e descubra toda a tecnologia envolvida no processo de criação, desenvolvimento, produção, estocagem e distribuição das peças de LEGO ao redor do mundo.