10 Curiosidades Sobre a Nintendo Que Você Deveria Saber!

10 curiosidades sobre a Nintendo que você deveria saber!

Quem nunca jogou Super Mario Bros, Zelda ou Top Gear é porque talvez ainda não teve o prazer de conhecer a fundo a história da maior empresa produtora de games e consagrada no mundo das consoles durante décadas. A Nintendo é sem dúvidas uma das empresas mais conhecidas no mundo das consoles e jogos de vídeo-games no mundo inteiro, com isso a empresa coleciona mais de uma dezena de curiosidades e fatos bem bizarros que talvez você não conheça e deveria saber!

Os jogos clássicos da Nintendo foram lançados no final da década de 80 e início da década de 90, todos tinham gráficos 2D e muitas vezes rolagem lateral, mas isso não era problema naquela época já que isso era o que existia de mais avançado quando falávamos em entretenimento em frente à televisão.

Toda a evolução dos games faz parte da história da Nintendo, mas você sabia que a história da empresa começa bem antes das consoles NES e SNES? Veja a primeira curiosidade e fique esperto, porque muitas coisas estranhas que você deveria saber vamos relevar hoje sobre a Nintendo!

1 - Nintendo nasceu no final do século 18


Nintendo nasceu no final do século 18 - 10 curiosidades sobre a Nintendo que você deveria saber!

Difícil acreditar que no final do século 18 já existiam jogos eletrônicos? Claro que não existiam! Mas a Nintendo não nasceu exclusivamente dos jogos eletrônicos, no início a empresa era bem mais diversificada e investia em outros tipos de jogos como o baralho Hanafuda que era muito popular no Japão.

Além do baralho, a empresa ainda investiu em empresas de táxi e até em "hotéis do amor", como os motéis são conhecidos no Japão. Isso tudo foi só o início da empresa, mas o que trouxe maior sucesso e notoriedade mundial foram as consoles que começaram a ser produzidas na década de 70, logo em seguida vieram o primeiro NES e SNES no final da década de 80 e início da década de 90.

2 - Erro de digitação no Donkey Kong


Erro de digitação no Donkey Kong - 10 curiosidades sobre a Nintendo que você deveria saber!

Você sabia que o nome Donkey Kong na verdade deveria ser Monkey Kong? Pois é, a Nintendo errou e o erro aconteceu por um descuido na transmissão de um fax, aparelho de comunicação muito comum até o início dos anos 2000. A pessoa que enviou o fax acabou escrevendo o nome errado e assim ficou, mesmo não fazendo muito sentido.

3 - Nintendo e Sony, da parceria a rivalidade


Nintendo e Sony, da parceria a rivalidade - 10 curiosidades sobre a Nintendo que você deveria saber!

A Nintendo chegou à um ponto onde os cartuchos não eram mais viáveis do ponto de vista técnico já que suportavam pouco armazenamento e a velocidade de transmissão era muito baixa, o que limitava bastante as consoles da marca. Os CDs estavam evoluindo muito rápido e foi então que a Nintendo resolveu fazer uma parceria com a Sony para criar aquele que seria a primeira console a rodar CDs do mundo!

O projeto inicial teve o nome de Playstation e seria distribuído pela Nintendo, porém por algum motivo muito estranho o projeto não avançou e foi abandonado. Com o fim da parceira entre Nintendo e Sony e provavelmente com um know-how bem maior, a Sony resolveu apostar e investir pesado no projeto do Playstation que se tornou e continua como o maior concorrente da Nintendo até hoje.

4 - Maiores sucessos de venda da Nintendo


Maiores sucessos de venda da Nintendo - 10 curiosidades sobre a Nintendo que você deveria saber!

Super Mario é o primeiro da lista de maiores sucessos de venda da Nintendo, isso é óbvio, o bigodudo conta com mais de 250 milhões de cópias vendidas até hoje, o segundo lugar fica com Pokemon (incrível não é mesmo), a série de games vendeu mais de 200 milhões de cópias até os dias atuais. Já o terceiro lugar ficou com o Zelda, outro grande clássico e sucesso na década de 90.

5 - Shigeru Miyamoto foi o criador dos maiores personagens da Nintendo


Shigeru Miyamoto foi o criador dos maiores personagens da Nintendo - 10 curiosidades sobre a Nintendo que você deveria saber!

Shigeru Miyamoto foi o designer responsável por levantar a Nintendo depois de um fracasso com o Radar Scope Arcade, um Arcade que vendeu menos de mil unidades e que ficou estocado nos depósitos da Nintendo. Com o primeiro fracasso o designer resolveu aprender mais sobre programação e hardwares e foi então que alguns anos depois ele criou o Donkey Kong como seu primeiro personagem de grande sucesso.

Logo em seguida ele utilizaria o desenho inicial do Jumpman e o transformaria em Super Mario ainda no final da década de 80. Na década seguinte várias versões de Super Mario foram lançadas, Zelda, outro grande sucesso da Nintendo também foi responsabilidade do Miyamoto, além destes, outros games como 1080° Snowboarding e F-Zero X incrementaram a lista do designer japonês.

6 - Nintendo vs LEGO na concorrência pelos blocos de montar


Nitendo vs LEGO na concorrência pelos blocos de montar - 10 curiosidades sobre a Nintendo que você deveria saber!

Antes mesmo de entrar para o mundo dos games e consoles modernas, a Nintendo investiu em diversas áreas, como dissemos acima, mas além do que já falamos, ela também investiu no ramo de entretenimento com jogos e brincadeiras tradicionais.

Vendo que a LEGO estava expandindo suas vendas que eram um grande sucesso, a empresa resolveu inovar e lançar o seu próprio sistema de blocos de montar conhecido como N&B para concorrer e tentar desbancar a LEGO, o sistema tinha peças arredondadas que podiam ser usadas para montar desde pequenos objetos até aviões, foguetes e tudo que a sua imaginação pudesse criar.

Pena que a produção foi um outro grande fracasso da empresa, o brinquedo não emplacou e logo teve que ser abandonado, mas mesmo assim a Nintendo tentou relembrá-lo no jogo Super Mario Land 2: Six Golden Coins que foi lançado em 1992 para Game Boy e Nintendo 3DS, no game uma das fases foi totalmente desenhada utilizando os blocos N&B da Nintendo.

7 - Nintendo e os brinquedos tradicionais


Nintendo e os brinquedos tradicionais - 10 curiosidades sobre a Nintendo que você deveria saber!

Antes de entrar para o mundo dos jogos eletrônicos, a Nintendo apostou nos jogos tradicionais e em meados de 1965 trouxe os seus primeiros jogos como o Picture Book Trump, Disney Mickey Mouse Card, Baseball Board, My Car Race e Rabbit Coaster Game.

Estes foram apenas alguns dos games, uma lista muito maior com fotos das embalagens e de como o jogo funcionava você pode conferir aqui! A produção e distribuição dos jogos tradicionais continuou até o final dos anos 70 quando a empresa entrou para o mundo dos jogos eletrônicos com o Color TV Game Series (1977-1979) e Arcade game: Computer Othello. Desde então a produção de jogos convencionais foi descontinuada para que a empresa pudesse investir pesado na produção dos jogos e consoles eletrônicos.

8 - Faturamento anula da Nintendo


Faturamento anual da Nintendo - 10 curiosidades sobre a Nintendo que você deveria saber!

Entre abril de 2017 e março de 2018 o faturamento de uma das maiores empresas de games do mundo registrou um grande aumento e chegou aos incríveis US$ 9,66 bilhões, incrível não é mesmo? Esse incremento no faturamento veio graças ao sucesso da console Nintendo Switch e de jogos como Super Mario Odyssey, Mario Kart 8 Deluxe e da volta do clássico SNES que vendeu mais de 5 milhões de unidades.

8 - Game Boy inspirado no Game & Watch


Game Boy inspirado no Game & Watch - 10 curiosidades sobre a Nintendo que você deveria saber!

Poucos sabem, mas antes de lançar o famoso Game Boy, a Nintendo já havia tentando entrar no mundo dos vídeo-games portáteis, mas o Game & Watch foi um grande fracasso e logo teve que ser abandonado!

Não contente com o fracasso no início dos anos 80, a Nintendo resolveu apostar novamente no vídeo-game portátil, mas desta vez com novos recursos, novos games (desta vez com cartuchos) e uma jogabilidade aprimorada. O investimento deu certo e ajudou a empresa a melhorar a sua receita.

9 - Significado do nome da empresa "Nintendo"


Significado da palavra Nintendo - 10 curiosidades sobre a Nintendo que você deveria saber!

Você sabia que a palavra Nintendo não foi escolhida por acaso para representar o que viria a ser uma das maiores empresa de games do mundo? O nome tem uma explicação pouco óbvia para nós ocidentais, mas os orientais conhecem bem o significado já que a palavra é composta por 3 kanjis japoneses.

Os kanjis são escritas com desenhos utilizados no Japão, se separarmos Nin-Ten-Do podemos ter algumas possíveis traduções bem legais, veja: "O paraíso abençoa o trabalho duro", "Deixa a sorte para os céus", "Nós fazemos tudo que podemos, o melhor que podemos, e esperamos os resultados", e finalmente "Trabalha duro, mas no final tudo estará nas mãos do paraíso".

10 - Nintendo registrou patente de jogos no celular em 2001


Nintendo registrou patente de jogos no celular em 2001 - 10 curiosidades sobre a Nintendo que você deveria saber!

A Nintendo começou os trabalhos e o projeto de produção de um celular com jogos ou seria um console Game Boy portátil que faria ligações e acessaria a internet? O registro da patente teve início no ano de 1999, mas a patente só foi reconhecida em 2001.

Todos os detalhes da patente foram descobertos por um usuário do Redit no Google Patents, lá além de detalhes sobre o sistema operacional, sistema de jogo, você pode encontrar também os desenhos do aparelho e muito mais. O mais interessante é que essa patente da Nintendo foi descoberta à poucos anos e o aparelho nem chegou ao mercado, talvez pela imaturidade da tecnologia na época e logo as inovações começaram a ganhar proporções estratosféricas rapidamente, o que deixou o equipamento defasado antes mesmo de ser lançado.