25 Curiosidades Sobre o Super Mario Que Você Não Sabia!

Super Mario pode ser considerado um dos maiores heróis da história dos vídeo games, com mais de trinta anos de existência, o encanador bigodudo ainda ganha novas versões de games de vez em quando!

O mascote da Nintendo desde que me conheço por gente, Mario tem uma história longa que se iniciou por acaso em um jogo do Donkey Kong que deveria ter como principal herói o Popeye, mas graças à problemas com o licenciamento da imagem do personagem a Nintendo não conseguiu usá-lo e assim teve que criar um personagem próprio, o Mario!

O encanador surgiu com outro nome e logo fez sucesso no Donkey Kong, mas o auge do sucesso mesmo foi quando o Super Mario teve o seu primeiro grande lançamento com um jogo próprio, o Super Mario Bros.

Desde o primeiro lançamento até hoje em dia, o encanador já passou por mais de 200 versões de jogos diferentes ao redor do mundo e por isso que hoje resolvemos escrever sobre as 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia (e agora vai saber)!

1 - Arbustos e nuvens são exatamente iguais


Arbustos e nuvens são exatamente iguais - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!


Talvez você não tenha percebido, mas em Super Mario Bros, os arbustos são exatamente idênticos a nuvens mudando apenas a cor! Sabe porquê? Para economizar espaço no cartucho já que na década de 80 os recursos eram limitados, principalmente poder de processamento e armazenamento.

Esse é um detalhe que poucos conseguem perceber, mas mesmo em jogos mais novos a técnica ainda foi usada várias vezes, inclusive no Mario Kart de 1992.

2 - Bowser e o tiro com rastro invertido


Bowser e o tiro com rastro invertido - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!


Difícil saber se é um erro no desenho, erro de programação ou simplesmente era para ser assim! O detalhe é que parece que toda vez que o Bowser lança uma bola de chamas, na verdade quem está atirando é o Mario já que a “cauda” fica virada para o Mario e não para o Bowser como seria o certo!

3 - Primeira versão do Mario surgiu no Donkey Kong


Primeira versão do Mario surgiu no Donkey Kong - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!


Por mais que pareça estranho, Mario não era conhecido como Mario na primeira versão do jogo Donkey Kong. Ele se chamava Jumpman e era o herói responsável por salvar a princesa das garras de um gorila terrível que lançava barris enquanto o herói escalava as plataformas em direção à princesa.

4 - Mundo negativo em Super Mario Bros



Ao final da segunda fase do primeiro mundo (1-2) de Super Mario Bros é possível atravessar a parede sólida e ir em direção ao mundo negativo, também conhecido como “The Minus World” ou “World Negative One”. Neste mundo você joga em três fases secretas, a primeira é no fundo do mar, bem diferente das fases comuns do Super Mario Bros!

Veja o vídeo abaixo e entenda melhor como entrar no mundo negativo do Super Mario Bros, é incrível e aposto que você não conhecia não é mesmo?


5 - Filme do Super Mario não fez o mesmo sucesso que o jogo



Nem sempre tudo que é lançado relacionado à um personagem de sucesso, faz o mesmo sucesso do personagem. Esse foi o caso do filme do Super Mario, um verdadeiro fracasso!

Hollywood tentou embarcar no sucesso do jogo e criou o primeiro filme baseado em um jogo de vídeo game, o longa metragem foi lançado em 1993 e foi um “fiasco” já que trouxe a versão humana do Mario, princesa, Luigi e outros personagens, mas não contou uma história muito convincente além de trazer efeitos especiais de quinta categoria, comparados à efeitos especiais de outros filmes da época.

O apelo comercial no lançamento foi enorme, porém as críticas foram grandes o público pequeno e a renda uma verdadeira “merreca”.

Se mesmo após tudo que falamos você quiser assistir ao filme do Super Mario, confira abaixo!



6 - Versão Japonesa de Super Mario Bros 2 totalmente diferente


Versão Japonesa de Super Mario Bros 2 totalmente diferente - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

Para trazer mais emoção e uma versão mais difícil a Nintendo resolveu apostar em inovar e ao invés de desenvolver uma nova versão para o Super Mario Bros no Japão, acabou comprando os direitos do jogo Doki Doki Panic que foi adaptado para funcionar como se fosse o Super Mario Bros 2.

O game era totalmente diferente, com gráficos e personagens diferentes além de trazer outros objetivos e uma história bem estranha. Essa versão foi lançada no Japão, já nos Estados Unidos a Nintendo resolveu criar uma versão alternativa seguindo os mesmos passos da primeira versão de Super Mario Bros.

7 - Jumpman, Popeye ou Mario?


Jumpman, Popeye ou Mario? - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

No início não se imaginava que o Mario se tornaria o herói de vídeo games mais famosos de todos os tempos, tanto que ele nem tinha um jogo oficial e foi criado para substituir o Popeye no Donkey Kong e recebeu o nome de Jumpman.

Quando criou o Donkey Kong, a Nintendo pretendia usar o Popeye como heróis e personagem principal do game, porém não conseguiu os direitos para usar a imagem do marinheiro e por isso teve que acabar criando aquele que se tornaria o seu maior sucesso de vendas, Super Mario!

Além destes nomes o herói ainda teve outros nomes como Mr. Video e Ossan (que, em japonês, é algo como 'homem de meia idade').

8 - Mario não tem sobrenome


Pode parecer estranho, mas o Mario não tem sobrenome e o seu criador, Shigeru Miyamoto já explicou o motivo para isso nesta entrevista (em inglês).

"Assim como o Mickey Mouse não tem realmente um sobrenome, Mario é apenas Mario e Luigi é apenas Luigi", disse o mentor da série à Game Informer em 2012.

É possível matar os canhões de fogo e “Orbs” no Super Mario Bros 3


Aposto que você, assim como eu, nunca imaginou que fosse possível matar os canhões de fogo e os orbs não é mesmo? Saiba que em Super Mario Bros 3 é possível e você pode aprender facilmente como vencer estes inimigos aparentemente invencíveis assistindo ao vídeo abaixo.



9 - Bugs deixam os jogadores atravessar paredes e usar tubos como trampolins


Para você que acha que os jogos do Super Mario são perfeitos e sem bugs, nessa página é possível conferir uma série de erros bizarros e que talvez você possa se aproveitar para facilitar a brincadeira enquanto joga.

Atravesse paredes e apoie-se nas laterais dos tubos e blocos para saltar e escalar os lugares mais altos!

10 - Fases secretas e escondidas no Super Mario Bros 3


Fases secretas e escondidas no Super Mario Bros 3 - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

Quando a Nintendo lançou o Super Mario Bros 3 em 1988 no Japão e 1990 nos Estados Unidos, várias fases foram deixadas de lado, pois a companhia entendeu que elas não estavam “prontas” ou não eram boas o suficiente e não deveriam ser liberadas.

Mesmo assim essas fases vieram com os cartuchos, mas de forma secreta e escondida. Somente quem tinha um Game Genie da época conseguia acessá-las.

Para quem não conhece, o Game Genie é um dispositivo que se acopla ao jogo para fazer modificações e “trapacear” ganhando vidas e liberando fases ocultas, ele foi muito vendido na década de 90 e era compatível com várias consoles diferentes.

11 - Tijolos não eram tijolos de verdade no início


Como conta a história do jogo no manual de instruções, no Super Mario Bros os tijolos que o Mario quebra com as mãos na verdade eram pessoas do Reino dos Cogumelos que foram transformadas pelo malvado Bowser e sua tropa. Mas a maldade não parou nos tijolos, o Bowser ainda transformou as pessoas em plantas e pedras, inúteis no jogo!

12 - Yoshi só surgiu depois de mais de 6 anos da primeira versão do Mario


Yoshi só surgiu depois de mais de 6 anos da primeira versão do Mario - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

Mario só conheceu aquele que viria a ser o seu melhor amigo à partir do Super Mario World em 1990. Por coincidência essa foi a versão de maior sucesso no Brasil já que vinha em um "combo" junto com o Super Nintendo vendido na época. O dinossauro foi tão bem recebido que ganhou até o seu próprio jogo conhecido como Super Mario World 2: Yoshi's Island que foi lançado em 1995.

13 - Bigode e chapéu tem uma explicação, você sabe porquê?


Se você for um fã assíduo do bigodudo com certeza vai saber os motivos para ele usar chapéu e um bigodão, mas se não souber vamos contar!

O próprio criado do personagem confessou à vários canais de comunicação em entrevistas e na própria história da Nintendo conta que o chapéu foi usado para disfarçar a dificuldade em criar cabelos perfeitos na década de 80. Era muito mais fácil criar um chapéu que escondesse o cabelo do que criar o cabelo propriamente dito.

No caso do bigode a história não foi muito diferente, ele foi usado para esconder a boca e outros detalhes do rosto, isso facilitou a criação do personagem já que na época os recursos gráficos eram péssimos, tanto que o personagem só começou a falar e movimentar a boca décadas mais tarde.

14 - Super Mario como brinquedo do Big Mac no Mc Donalds


Super Mario como brinquedo do Big Mac no Mc Donalds - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

É comum encontrarmos personagens famosos e da “moda” nas embalagens do Big Mac infantil hoje em dia. Os personagens do Super Mario estão cada vez mais presentes no lanche do Mc Donalds e toda vez que surge um grande lançamento, um lanche com caixinha temática é lançado.

No início da década de noventa, quanto o Super Mario Bros 3 foi lançado a Nintendo resolveu apostar neste tipo de divulgação pela primeira vez. O sucesso dos bonecos e brinquedos criativos foi um grande sucesso no Mc Donalds, confira a propaganda da época.



15 - Mario quebra os blocos com as mãos e não com a cabeça!


Mario quebra os blocos com as mãos e não com a cabeça - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

Essa é uma grande pegadinha, mas que a Nintendo não fez por mal! Na época em que as primeiras versões do Super Mario Bros e Super Mario World foram lançadas, a qualidade gráfica e recursos eram escassos, por isso que nestes jogos parece que o encanador bigodudo está dando cabeçadas nos blocos, mas na verdade ele pula e levanta um dos braços para dar socos e quebrar o bloco!

16 - Jogo teve inspirações na vida pessoal de Miyamoto


Jogo teve inspirações na vida pessoal de Miyamoto - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

Alguns dos inimigos, personagens e figuras presentes no Super Mario foram inspiradas na vida pessoal dos criadores do game como o caso do Chain Chomp que na verdade é um trauma de infância do Miyamoto.

Em uma entrevista o criador do Mario contou que Chain Chomp foi inspirado em um cachorro da sua vizinhança. Quando ele era criança, sempre que passava em frente à casa onde o cachorro cuidava, ele saia correndo para tentar pegar o garoto, mas a corrente não deixava que ele chegasse perto, limitava o seu acesso!

17 - Cores das roupas do Mario foram invertidas


Cores das roupas do Mario foram invertidas - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

A roupa do Mario sempre seguiu a combinação de vermelho e azul, para os mais distraídos talvez essa mudança nem tenha sido reparada, mas para aqueles que prestam atenção e jogam os jogos mais novos do Mario, já devem ter reparado que as cores foram invertidas não é mesmo?

Originalmente o macacão do Super Mario era vermelho e a blusa de baixo era azul, agora o macacão é azul e a blusa de baixo vermelha. Veja a imagem acima!

18 - Mario em outras consoles


Mario em outras consoles - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

Mesmo sendo uma marca exclusiva da Nintendo, no início da sua carreira como herói, Super Mario teve games distribuídos em outras consoles como Apple II, Atari, Spectrum, Commodore 64 e outras consoles bem antigas e que provavelmente você nunca ouviu falar.

Claro que o sucesso foi muito pequeno, até porque essas consoles nunca tiveram os mesmos recursos que o NES e Super Nintendo tinham na época.

19 - Mario armado e com nuvem para voar


A história do Mario tem muitos capítulos e detalhes que poucos conhecem, aposto que você não conhecia essa curiosidade sobre o Super Mario Bros: Nos primeiros rabiscos do jogo, o Mario estaria equipado com rifles e outras armas além de poder voar com a ajuda de nuvens.

20 - Goombas foram os últimos inimigos do Mario a serem criados


Goombas foram os últimos inimigos do Mario a serem criados - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

Sabe porquê? O designer Shigeru Miyamoto precisava de inimigos fracos e fáceis de matar para as primeiras fases do Super Mario Bros e com pouco espaço no cartucho no final do projeto, acabou criando os Goombas que são monstrinhos extremamente simples e com poucos detalhes.

21 - Super Mario World na verdade é Super Mario Bros 4


Super Mario World na verdade é Super Mario Bros 4 - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

Muitos podem não acreditar, mas no Japão a primeira versão de Super Mario World para Super Nintendo na verdade se chamou Super Mario Bros 4, uma continuação do game anterior!

Já na América o game ganhou um nome um pouco diferente e ficou conhecido como Super Mario World, uma versão melhorada e bem diferente das primeiras versões para NES (Nintendinho).

22 - Fases do Super Mario Bros eram desenhadas no papel


Como os computadores da década de 80 tinham muitas limitações, os criadores do game preferiram fazer os desenhos em papéis quadriculados até terem a versão final de cada fase, isso deixava o desenvolvimento e criação muito mais práticos já que os computadores eram muito complexos na época.

23 - Mario Pinguim era para ser Mario Galinha


Mario Pinguim era para ser Mario Galinha - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

No Wii, a versão do New Super Mario Bros trouxe uma novidade bem diferente e engraçada, Mario podia se transformar em um Pinguim com poderes de lançar bolas de gelo, nadar na água com a destreza de um pinguim ou ainda deslizar no gelo e quebrar blocos. O detalhe é que segundo o desenvolvedor, a ideia original era para que o Mario usasse um traje de galinha (estranho não?).

24 - Bowser deveria ser um boi


Os desenhos iniciais do vilão Bowser de Miyamoto mostravam um personagem que deveria ser um boi (apenas na visão do Miyamoto), mas quando o animador Yoichi Kotabe recebeu os desenhos achou que o vilão na verdade era uma tartaruga, assim os dois foram modificando o personagem até chegar ao Bowser que conhecemos. Você sabia que o Bowser na verdade é uma tartaruga e não um dragão como muitos pensam?

25 - Super Mario era mais conhecido que o Mickey Mouse


Super Mario era mais conhecido que o Mickey Mouse - 25 curiosidades sobre o Super Mario que você não sabia!

Uma pesquisa no início dos anos noventa revelou que o Super Mario era mais conhecido que o Mickey Mouse entre as crianças americanas. O Mickey Mouse da época já era um personagem com décadas de existência e vários apenas de marketing, mesmo assim o Super Mario era muito mais popular entre as crianças!

Gostou das curiosidades? Conhecia algumas delas? Que tal jogar alguns jogos de Super Nintendo no nosso site e se divertir não só com o Mario, mas também com o Donkey Kong, Mortal Kombat, Top Gear e outros grandes clássicos da década de 90.