13 curiosidades sobre o jogo Tetris

Com mais de 30 anos de história, o game que foi lançado oficialmente em 6 de junho de 1984 já ganhou dezenas de versões diferentes e se popularizou na União Soviética e Rússia no início, mas logo foi exportado para os Estados Unidos e então virou febre nos consoles da Nintendo.

Game Boy foi o principal console a expandir as vendas do Tetris, mas os minigames importados da China também foram uma ótima forma de popularizar o game mundialmente. Você deve estar se perguntando, como um jogo tão simples conseguiu tanto sucesso durante tanto tempo não é mesmo?

A resposta é tão simples quanto o jogo, no início não existiam muitas opções de entretenimento e diversão, além disso, a quantidade de fases do jogo e os desafios com dificuldade progressiva vidravam os jogadores.

Inicialmente o game foi lançado para Commodore 64 e IBM PC, mas ao exportar o game para os Estados Unidos, a Spectrum Holobyte acabou criando a primeira versão para Game Boy.

O objetivo do Tetris era avançar pelas fases enquanto empilhava-se blocos formados por quatro segmentos de blocos menores, esses blocos se encaixavam de tal forma que os jogadores precisavam criar linhas para eliminá-las e marcar pontos.

O game era composto por várias fases em que os blocos desciam cada vez mais rápido e assim que os blocos chegavam ao topo a brincadeira terminava!

Se você ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre as curiosidades do jogo Tetris fique ligado neste artigo, pois vamos trazer fatos bem curiosos e interessantes sobre o game que faz parte da história não só dos jogos, mas também da história da tecnologia!

1 – Baseado em um quebra-cabeça de 1907


Baseado em um quebra-cabeça de 1907 - 13 curiosidades sobre o jogo Tetris

O jogo criado na Rússia por Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimovfoi baseado em um jogo de quebra-cabeça muito popular no século 19. O "Pentominoes" foi a base para o jogo que ganhou os "tetraminós" que tinham apenas quatro segmentos de blocos ao invés de cinco do "Pentominoes".

2 – Tetris pode ajudar o cérebro


Tetris pode ajudar o cérebro - 13 curiosidades sobre o jogo Tetris

Segundo pesquisas realizadas pelo Dr. Richard Haier da faculdade de medicina na universidade da Califórnia jogar Tetris pode aumentar a eficiência da atividade cerebral do jogador. Esse aumento na eficiência é percebido logo nas primeiras jogadas onde um aumentou significativo no consumo de glicose pelo cérebro da as pistas sobre a tese do doutor.

Foi possível notar um crescimento das funções cognitivas do jogador ao jogar pelo menos trinta minutos por dia durante um longo período de três meses, com isso o jogador ganhou agilidade no raciocínio, melhora na linguagem e no pensamento crítico além de ter um aumento significativo na espessura do córtex cerebral, interessante não é mesmo?

3 – Efeito "Tetris"


Efeito Tetris - 13 curiosidades sobre o jogo Tetris

Apesar de especialistas dizerem ser possível o efeito acontecer com qualquer jogo que tenha imagens repetidas, foi no Tetris que esse efeito pode ser visto pela primeira vez. O efeito consiste em ver os blocos de Tetris na vida real, como se fosse uma alucinação do cérebro, acredita? Isso acontece depois de o jogador jogar por várias horas consecutivas, mas não pense que acontece com todos, são raros os casos!

4 – Segundo lugar entre os maiores games de 2007


Segundo lugar entre os maiores games de 2007 - 13 curiosidades sobre o jogo Tetris

Mesmo com toda a evolução da tecnologia no mundo dos games, em 2007 o Tetris conquistou o segundo lugar na lista de maiores jogos de videogame de todos os tempos segundo o site IGN, perdendo apenas para Super Mario World!

Atualmente o game está na sétima posição atrás de Super Mario World (primeiro lugar absoluto), The Legendo f Zelda: The Ocarina of Time, Portal, Super Metroid, The Legendo f Zelda: A Link to the Past e Super Mario Bros 3.

5 – Trilha sonora do Tetris


Korobeiniki é a música que inspira os jogadores durante o Tetris durante esses mais de trinta anos, a música é uma canção folk criada em 1861 e que ficou muito conhecida na Rússia se tornando uma música folclórica no país.

No vídeo abaixo você pode ouvir mais de 10 horas da Trilha Sonora do Tetris além de assistir à um gameplay bem legal.



6 – É possível vencer o Tetris?


É possível vencer o Tetris? - 13 curiosidades sobre o jogo Tetris

Muitos acham que o Tetris é um jogo infinito (inclusive eu), porém em 1992 John Brzustowski resolveu desafiar o senso comum e mostrou que o Tetris na verdade não é um jogo infinito e sim, existe um fim para o game que acontece depois de 150 sequencias. Segundo a sua teoria, o jogador não consegue quebrar mais blocos que os 150 da sequência, veja a tese em https://open.library.ubc.ca/media/download/pdf/831/1.0079748/1 .

Neste caso ele prova que é possível vencer o Tetris sim, isso na teoria, mas será que na prática é possível vencer mesmo?

7 – Tetris em jogo de tabuleiro


Tetris em jogo de tabuleiro - 13 curiosidades sobre o jogo Tetris

Em 2013 a Hasbro assinou um contrato com a Tetris Company para criar rum jogo de tabuleiro baseado e ambientado no Tetris, porém até os dias atuais o jogo ainda não chegou ao mercado e ao invés disso, o que foi criado foi uma versão de Tetris mais moderna, conhecida como Bop It Tetris.

8 – Filme baseado no jogo Tetris


Filme baseado no jogo Tetris - 13 curiosidades sobre o jogo Tetris

Em 2016 surgiram os primeiros rumores de que um filme baseado no jogo Tetris seria produzido. Os amantes de games ficaram empolgados, mas ficou difícil imaginar como seria um filme baseado em um jogo que não possui personagens!

O produtor Larry Kasanoff afirmou categoricamente que o filme sairia do papel e mais, seria uma trilogia, isso mesmo! A história ficou tão grande que seria necessário separar o filme em três partes, acredita?

A produção do filme recebeu mais de US$ 80 milhões de dólares em financiamento, mas até hoje (2019) o filme ainda não chegou às telonas.

9 – Tetris no Playstation 4 e Xbox One


Tetris no Playstation 4 e Xbox One - 13 curiosidades sobre o jogo Tetris

Ubisoft e SoMa Play lançaram em 2014 uma versão do Tetris para Playstation e Xbox One, consoles de última geração que geralmente contam com games de gráficos modernos, trilhas sonoras ousadas e muita ação.

A publicação na época foi uma comemoração aos trinta anos do lançamento da primeira versão de Tetris, acredita?

10 – Tetris acabando com vícios


Tetris acabando com vícios - 13 curiosidades sobre o jogo Tetris

Segundo pesquisadores da universidade de Plymouth nos Estados Unidos, o Tetris é capaz de diminuir a vontade de comer comidas calóricas, além de diminuir o vício em álcool e cigarro. Mas para isso o usuário precisa passar várias horas jogando todos os dias, assim a ânsia em encaixar as peças do Tetris acaba fazendo com que o cérebro esqueça dos vícios!

11 – Início sem direitos autoriais


Alexey Pajitnov e Vadim Gerasimov não puderam ter acesso aos direitos autorais de desenvolvimento do game, graças ao socialismo da União Soviética na época. Somente 12 anos após a criação do game, em 1996 que os criadores do game ergueram a Tetris Company e começaram a licenciar o game. Mesmo perdendo os royalties do jogo no Game Boy, o faturamento da empresa é bem expressivo já que o jogo perdura até os dias atuais.

12 – Primeira versão do Tetris para jogar


Primeira versão do Tetris para jogar - 13 curiosidades sobre o jogo Tetris

Você sabia que é possível jogar a primeira versão do Tetris hoje em dia? Para jogá-lo você pode ir até o Museu de Arte Moderna de Nova York, o jogo, juntamente com Pac-Man, Myst e outros estão em exposição e pode ser jogado por qualquer visitante, incrível não é mesmo?

13 – Inspiração para coleção de roupas


Inspiração para coleção de roupas - 13 curiosidades sobre o jogo Tetris

Outra curiosidade bem interessante sobre o Tetris é que o jogo já serviu de inspiração para coleções de roupas de vários estilistas. Em 2012 um estilista criou a sua coleção outono/inverno inspirada no Tetris, Paul Smith, estilista inglês também usou as formas geométricas e cubos de Tetris para se inspirar e criar suas peças de roupa!