Novidades Sobre o Playstation 5

As consoles de vídeo games estão evoluindo cada vez mais rápido e as novidades não param de surgir. Todos os anos são lançadas novas consoles ou melhorias para consoles atuais, mas mesmo antes de surgirem as novidades sobre as consoles, rumores começam a surgir até que a console seja oficialmente lançada.

Esse é o caso do Playstation 5, desde o ano passado alguns detalhes sobre a nova console da Sony já foram liberados, claro que ninguém tem certeza se os fatos são verdade, mas tudo leva a crer que sim, o que deixa os amantes da console animados e empolgados com a proximidade do seu lançamento!

Resolvemos criar uma página especial falando tudo sobre as novidades sobre o Playstation 5 (PS5) que já sabemos até agora, essa compilação de informações é a mais completa da internet no momento, então fique ligado e confira as novidades que serão atualizadas sempre que um item novo for descoberto.

Data do lançamento do Playstation 5


Apesar de existirem muitos rumores sobre a data de lançamento do Playstation 5, essa data ainda é incerta, mas se considerarmos a previsão do "guru" dos games Michael Pachter, podemos dizer que o lançamento do Playstation 5 será em 2020, mas nada impede que a Sony se antecipe e lance a console em 2019.

Recentemente o perfil VirtuaMe no Tiwtter divulgou foto do que seria o DevKit do Playstation 5, esse kit estaria sendo distribuído para alguns estúdios de desenvolvimento de jogos. O visual é bem grotesco e mais parecido com um vídeo cassete da década de 90, porém todos sabemos que geralmente a Sony não revela o visual da console nos seus devkits! Não é possível garantir que essa imagem seja realmente do DevKit do Playstation 5 já que o envio desses kits é envolvido em contratos altamente sigilosos, mas as chances são grandes!
Devkit Playstation 5 - Novidades sobre o Playstation 5


Especificações técnicas do Playstation 5


Especificações técnicas do PS5 - Novidades sobre o Playstation 5

Pouco se sabe ainda sobre as especificações técnicas do Playstatino 5, o que se sabe é que possivelmente ele terá um processador ADM Ryzen octa-core com arquitetura Zen+ além de uma placa de vídeo com arquitetura "Veja" e a memória RAM com GDDR6, porém não se sabe exatamente quanto de memória o videogame vira, sabe-se apenas que será entre 16 e 24GB. A compatibilidade total com 4k a 60 quadros por segundo também será uma novidade boa para os gamers mais viciados.

Mas o 4k em 60 FPS não é nada comparado ao vídeo mostrado pela própria Sony durante o evento InterBEE em Tóquio, no evento ela mostrou o jogo GT Sport rodando em 8k com 120 FPS em uma TV de 440 polegadas, acredita? Se não acredita, veja o vídeo abaixo:



Controle Dualshock 5 do Playstation 5


Controle Dualshock 5 do Playstation 5 - Novidades sobre o Playstation 5

Essa imagem é mais uma das imagens vazadas na internet que mostram as possíveis novidades do Playstation 5. O que se vê na imagem é um controle mais robusto e com uma tela LCD touchscreen que ficará no lugar do touchpad. Ainda não se sabe ao certo qual será a função da tela, mas o que se imagina é que ela seja usada para interagir com jogadores online ou ainda poderá ter outra funções não reveladas.

A imagem foi divulgada pelo site Leak.pt que é altamente confiável, o que traz mais credibilidade para a imagem que foi vazada por um usuário anônimo.

Especulações sobre o design da console PS5


Especulações sobre o design da console PS5 - Novidades sobre o Playstation 5

Alguns rumores sobre o design da nova console PS5 já circulam a internet. A imagem acima foi divulgada também pelo site Leak.pt e mostra um possível protótipo do PS5, porém como o próprio site diz, esse pode ser simplesmente um protótipo e as empresas fazem dezenas de protótipos antes de chegar ao produto final. Esse mesmo site divulgou as primeiras imagens do novo controle DualSchok 5!

Abaixo podemos ver outra imagem, mais real e enviada por uma fonte anônima ao site Rozetked, mas a fonte confirmou que a aparência pode sofrer alterações até o lançamento.
Especulações sobre o design da console PS5 - Novidades sobre o Playstation 5


PS5 vai rodar jogos antigos?


PS5 vai rodar jogos antigos? - Novidades sobre o Playstation 5

Essa é uma pergunta comum sempre que uma console nova surge, principalmente quando estamos falando de consoles da Sony que geralmente não trazem essa retro-compatibilidade. Mas descobertas recentes de patentes registradas por chefes da Sony revelam que essa possibilidade é real e existente.

Recentemente uma nova patente registrada pelo Mark Cerny, um dos chefes de desenvolvimento da Playstation 4 trouxe esperança para os fãs do Playstation, na patente ele sugere a "Backwars Compatibility" que seria a retrô compatibilidade. A patente fala sobre compatibilidade com versões anteriores e descreve uma possível solução para problemas com incompatibilidade de jogos ao executar em outros de versões diferentes.

As incompatibilidades estariam ligadas ao barramento do dispositivo legado, esse ajuste seria feito pelo próprio usuário ao jogar jogos mais antigos. Porém nada foi descrito informando se essa patente estaria relacionada ao PS5, PS4 ou qualquer outra console, por isso que a informação é um verdadeiro mistério!

Novo PlayStation VR


Novo PlayStation VR - Novidades sobre o Playstation 5

A Sony ainda não confirmou, mas há especulações sobre o novo Playstation VR já que uma nova patente foi registrada com o intuito de mudar a frequência sem fio automaticamente para garantir uma conexão constante e sem falhas, mesmo quando o usuário estiver se movimentando durante o jogo. A patente ainda mostra a caixa de mensagens PS VR que transmite sinais sem fio usando 5GHz e 60GHz par ao fone de ouvido a partir do console Playstation.

Outra novidade que está sendo preparada para o PS5 é uma rede neural que terá um sistema de aprendizado profundo, com isso, a Sony teria mais opções para criar conteúdo customizável para o usuário. Claro que tudo isso são apenas patentes registradas, nada garante que serão usadas no novo Playstation 5!

Preço do Playstation 5


Preço do Playstation 5 - Novidades sobre o Playstation 5

Para quem espera ansioso pelo Playstation 5 nada mais justo que ter uma noção do preço do PS5 aqui no Brasil logo no seu lançamento não é mesmo? Assim como as consoles anteriores, o PS5 deve chegar ao Brasil por um preço bem salgado e pra lá de caro.

Provavelmente ele deve ficar na mesma faixa de preço do seu antecessor, Playstation 4 que no mercado internacional custou US$ 399 dólares e no Brasil chegou por R$ 4.000,00. Talvez o preço da nova versão fique até um pouco mais caro visto que serão utilizados peças e componentes mais modernos e rápidos, mas para nós Brasileiros, tudo vai depender da cotação do dólar na época do lançamento!