10 Piores Jogos do Super Mario de Todos os Tempos

A franquia de jogos do SUper Mario sempre fez muito sucesso entre os gamers de todas as idades, desde o seu início. Na lista de jogos mais vendidos de todos os tempos, os jogos do Super Mario aparecem várias vezes com grandes sucessos como Super Mario World, Super Mario Bros e Super Mario All-Stars. A lista de grandes sucessos do Super Mario é enorme, mas será que a Nintendo não teve nenhum fracasso em toda essa trajetória do encanador bigodudo?

Segundo registros da própria Nintendo e de fãs do Mario Bros, já foram lançados mais de 300 títulos diferentes com o encanador, com tantos títulos fica impossível agradar a todos os jogadores e claro, fica difícil trazer a mesma qualidade gráfica, de jogabilidade e de história em todos os jogos, alguns foram lançados apenas para "encher linguiça" e por isso não fizeram sucesso e foram rapidamente rejeitados pelo público.

Com certeza existiram vários tropeços que ficaram para trás e foram esquecidos rapidamente tanto pelos jogadores quanto pela Nintendo, mas nós não esquecemos e por isso resolvemos listar os 10 piores jogos do Super Mario de todos os tempos, confira!

10 - Paper Mario Sticker Star para Nintendo 3DS


Paper Mario Sticker Star - 10 piores jogos do Super Mario

Paper Mario Sticker Star é o décimo colocado em nossa lista dos piores jogos do Super Mario. O game seria uma continuação das outras duas versões do Paper Mario, porém nessa versão tudo é muito falho, o jogo não tem pontos de experiência, o que torna as batalhas irrelevantes e sem graça, além disso o sistema de combate é horrível e a exploração do jogo é confusa.

Os puzzles são difíceis de resolver e o jogo não tem uma história muito diferente do que já estamos acostumados, é a mesma história da princesa Peach sendo raptada pelo Bowser. Os personagens são "fracos", todos iguais e não existe nada de diferente das versões anteriores, inclusive os cenários são copiados de outros jogos do Mario para consoles.

9 - Mario Tennis: Ultra Smash para Wii U


Mario Tennis: Ultra Smash - 10 piores jogos do Super Mario

Mario Tennis: Ultra Smash foi uma verdadeira decepção para os jogadores de Wii U, para você conhecer tudo que o jogo pode oferecer, não são necessários mais que 15 minutos de jogatina. Os campos são bem limitados, existe apenas UM campo para jogar, mudando apenas as cores e pequenos detalhes, por ser um jogo moderno e de última geração, faltou criatividade e empenho na hora de produzi-lo não acham?

No game existe apenas um modo de jogo básico além de poder jogar online, porém com várias limitações e frustrações para quem joga online. Os jogos de esporte do Mario sempre atraem os jogadores por causa da jogabilidade diferenciada, campos bem criativos e modos de jogo bem interessantes, porém no Mario Tennis: Ultra Smash não temos nada disso e você pode conferir se jogar, por isso esse pode ser considerado um dos piores jogos do Mario e o pior jogo de esporte do Mario de todos os tempos!


8 - Mario Clash para Virtual Boy


Mario Clash para Virtual Boy - 10 piores jogos do Super Mario

Se você assistir ao vídeo abaixo logo perceberá porque o Mario Clash para Virtual Boy está na nossa lista de piores jogos do Mario! O aspecto repetitivo das fases é o que mais impressiona os jogadores, as fases são muito parecidas e apesar de aproveitar o recurso 3D do Virtual Boy, o jogo não traz nenhuma novidade ou algo que impressione os jogadores.

Talvez se o jogo não tivesse sido desenvolvido para o Virtual Boy, que tem limitações gráficas e de processamento, ele teria feito algum sucesso, porém a limitação gráfica, as cores vermelho e preta e a falta de criatividade na hora de criar as 99 fases deixou a desejar e fez com que ele entrasse para a nossa lista!



7 - Mario´s Game Gallery ou Mario´s Fundamentals para PC e Mac


Mario´s Game Gallery ou Mario´s Fundamentals para PC e Mac - 10 piores jogos do Super Mario

Que tal uma partida de Damas, Dominó, Gamão, Yacht, Go fishing contra o Super Mario? Se você espera um jogo emocionante e cheio de desafios, níveis e fases está completamente enganado, porque no Mario's Game Gallery você não terá nada disso!

O jogo conta simplesmente com uma partida de cada um dos mini-jogos, no total são cinco que podem ser jogados única e exclusivamente contra o próprio Mario, não existe modo de dois jogadores e o que deixa tudo mais chato é que o jogo não possui música e o Mario fala a todo o momento repetindo as mesmas falas!

Além de ser muito difícil ganhar do Mario, logo você perceberá que ele trapaceia, e muito!

6 - Mario is Missing! para SNES, NES, PC


Mario is Missing! para SNES, NES, PC - 10 piores jogos do Super Mario

Além de não ter o Mario como personagem principal, Mario is Missing! conta com uma história diferente onde o Bowser sequestrou o Mario e por isso seus amigos precisam ajudá-lo a voltar para casa. Algumas aventuras do jogo podem até ser interessantes, mas o que deixa tudo muito tedioso é a leitura, pois o jogo conta com muito texto (em inglês) além de você ter que rastrear itens que vão lhe ajudar no game.

Mario is Missing! surgiu como um jogo educativo, talvez de geografia, mas na verdade foi mais um verdadeiro fisco da Nintendo que não emplacou e foi esquecido pelos gamers.

5 - Mario's Early Years! Fun with Letters para SNES e DOS


Mario's Early Years! Fun with Letters - 10 piores jogos do Super Mario

Como já falamos anteriormente, a Nintendo tentou entrar para o mundo educacional através de jogos educativos com o Mario, Princesa Toadstool, Luigi e Yoshi, porém a tentativa foi frustrada, pois os jogos não agradaram o público infantil (obviamente). Ninguém joga videogame para aprender a falar inglês, aprender sobre números ou cores não é mesmo? A Nintendo pensou que talvez fosse possível e se enganou, por isso que o Mario's Early Years! Fun with Letters também foi um grande fracasso de vendas.

Além dessa versão, a Nintendo ainda produziu "Fun with Numbers" e "Preschool Fun", o primeiro ensinava sobre geometria e um pouco de matemática, já o segundo trazia algumas coisas bem estranhas e pouco divertidas para crianças com menos de 6 anos de idade (que nem tinham acesso ao videogame).

4 - Super Mario Bros. And Friends - When i Grow Up


Super Mario Bros. And Friends - When i Grow Up - 10 piores jogos do Super Mario

Super Mario Bros. And Friends - When i Grow Up é simplesmente ridículo, um jogo que tentou se alavancar pela fama do encanador bigodudo, mas a estratégia não deu muito certo! Se você já brincou com livros de colorir, este jogo nada mais é que uma versão eletrônica de um livro de colorir.

Tudo bem que no início da década de 90 não existiam muitos recursos, mas isso não justifica a falta de comprometimento com o desenvolvimento da brincadeira, nem ao menos um efeito sonoro ou trilha sonora o jogo tem! Podiam ter criado níveis de dificuldade para pintura ou algo diferente, não simplesmente uma seleção de imagens com uma paleta de cores onde você usa a criatividade para colorir, isso fazíamos muito bem no papel não é mesmo!?!

A ideia do jogo até que era legal, mostrar o Mario e sua turma em várias profissões diferentes através das imagens para colorir e assim ensinar as crianças sobre as profissões, mas só isso? Sério? Faltou algo à mais e por isso esse é mais um que entrou para a nossa lista dos piores jogos do Mario!

3 - Mario’s Time Machine para SNES, NES, PC


Mario’s Time Machine para SNES, NES, PC - 10 piores jogos do Super Mario

Lançado em 1993 para diversas plataformas, o jogo trouxe o Bowser nada preocupado em conquistar o Reino do Cogumelo, muito menos em sequestrar a princesa, o que o Bowser queria neste game era roupas itens históricos! Depois de ter roubado vários itens chegou a hora do Mario consertar a história e devolver cada item ao seu devido lugar!

Para isso Mario precisa voltar no tempo e na história de cada item para conversar com pessoas e tentar descobrir pistas sobre onde cada item deveria estar e ficar. Mesmo que você já soubesse as respostas certas, precisava passar pelos intermináveis textos que eram muito chatos, principalmente para quem não entendia nada de inglês!

Esse foi simplesmente mais um jogo chato e sem graça que a Nintendo tentou emplacar com o pretexto de ser do Super Mario, porém não deu certo novamente. Veja o gameplay:



2 - Mario Bros para Atari 2600


Mario Bros para Atari 2600 - 10 piores jogos do Super Mario

Já falamos sobre a versão do Mario Bros para Atari 2600 aqui no blog, mas o que você não sabia é que o game está na lista dos piores jogos do Mario de todos os tempos não é mesmo? O game é tão ruim que no comercial da época, os gráficos exibidos são do Mario Bros para Atari 5200, que é bem superior!

A versão para NES também possui gráficos e uma jogabilidade bem superior, porém é do Mario Bros para Atari 2600 que estamos falando! Nele os controles são ruins, os gráficos horríveis, mas nada diferente de outros jogos da mesma console. O problema é a forma com que os monstros e personagens se movem e a falta de detalhes nos canos, no "pow" e de tudo que surge na tela do game. Um verdadeiro fracasso que deixou os jogadores tristes, por terem sido literalmente enganados pela propaganda que trazia um jogo "perfeito" para a época.

1 - Hotel Mario para CD-i da Philips


Hotel Mario para CD-i da Philips - 10 piores jogos do Super Mario

Em primeiro lugar da nossa lista está aquele que pode ser considerado o pior jogo do Mario de todos os tempos! Hotel Mario para CD-i da Philips foi uma grande decepção e logo você entenderá porquê!

Após desistir de lançar seu primeiro console com CD, a Nintendo abriu espaço para a Playstation criar a sua primeira console e também para uma parceria com a Philips na criação do jogo Hotel Mario. O que a Nintendo e a Philips tentaram fazer foi transformar o já consagrado Super Mario das plataformas, em um jogo de quebra cabeças bem estranho e sem muita lógica.

O objetivo do jogo que tinha controles extremamente complicados era fechar as portas do hotel para que os Koopas não surgissem novamente. A princesa estava presa em um dos hotéis, mas para encontrá-la o Mario teria que passar por dezenas de hotéis simplesmente fechando portas, subindo e descendo pelos andares dos hotéis!

Se quiser conferir este jogo do Super Mario, assista ao vídeo do gameplay, mas nem pense em perder tempo procurando o game na internet para jogar, não vale à pena ok!?!



Como visto, a lista de jogos ruins/péssimos do Super Mario é enorme, nos listamos apenas os 10 piores em nossa opinião e isso não quer dizer que eles realmente sejam os piores jogos do Super Mario. Sua opinião pode ser diferente, até porque como já dissemos, existem mais de 300 jogos com o personagem, por isso é interessante que você deixe registrado nos comentários quais os piores jogos do Mario na sua opinião, faça a sua lista e comente!