Pokémon: 10 Curiosidades e Segredos Que Você Não Sabia Sobre o Anime

Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Criada por Satoshi Tajiri para ser um simples jogo de Gameboy em 1995, Pokémon se tornou nada menos que a segunda franquia de jogos com mais sucesso no mundo inteiro, perdendo apenas para o bigodudo Mario (passou inclusive o Sonic). Além dos jogos para diversas consoles, a franquia ainda ganhou desenhos animados (animes), mangás (revistas em quadrinhos), séries de televisão, brinquedos e cartas colecionáveis para jogar com os amigos.

Apesar de já estar completando 24 anos, Pokémon continua fazendo sucesso até mesmo entre as crianças mais jovens que estão descobrindo o mundo das criaturas com poderes incríveis que são treinadas pelos seus donos, por isso que acreditamos que por um longo tempo a série continuará fazendo sucesso.

Com todo esse percurso que o Pokémon já percorreu ao longo de quase 25 anos de existência é comum que surjam várias curiosidades e segredos não revelados ou conhecidos por poucos e por isso que resolvemos escrever este artigo, para que você conheça um pouco mais sobre o mundo Pokémon e descubra tudo que ficou escondido por anos na escuridão da história.

1 - Concepção muito antes do lançamento


Você sabia que os primeiros rabiscos e a ideia inicial de Pokémon surgiu por volta de 1989? Seis anos antes do seu lançamento em 1995, Satoshi Tajiri teve as primeiras ideias sobre o jogo inspirado em sua infância em que o então garoto adora colecionar insetos.

2 - Cartas Pokémon existem desde 1996


Cartas Pokémon existem desde 1996 - Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Apesar de serem lançadas no Brasil apenas em 2011, depois que a Copag comprou os direitos de distribuição, as cartas Pokémon já existiam a muito tempo, desde o início da franquia! As cartas que hoje fazem muito sucesso entre as crianças e jovens foram criadas em 1996 e distribuídas no Japão, mas como o mundo de antigamente não era tão globalizado, as coisas demoravam muito para vir do Oriente até o Ocidente.

As "Estampas Ilustradas" como são conhecidas no Brasil atualmente, são cartas Pokémon colecionáveis que fazem parte de um jogo de batalhas que tem os mesmos objetivos da série original, capturar Pokémon e se tornar um Mestre treinador.

3 - Cubone e o seu "capacete"


Cubone e o seu capacete - Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Cubone usa um crânio que mais parece um capacete, você já deve ter reparado não é mesmo? Mas você sabia que este crânio é da sua própria mãe? Isso mesmo, segundo consta na pokédex, o crânio que ele usa é da sua mãe já falecida e quando o Pokémon evolui para Marowak, ele leva o crânio que muda um pouco, mas leva os traços principais da mãe do Cubome.

4 - Evolução após troca de dono


Evolução após troca de dono - Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Você sabia que alguns Pokémon acabam evoluindo logo ao descobrir que vão ganhar um novo dono? Sabe porquê? Eles sentem medo e se sentem rejeitados, por isso evoluem para que o seu dono atual não os abandone, triste não é mesmo?

5 - Spinarak - Criação de uma criança fã de Pokémon


Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Ao que tudo indica e pelas informações disponíveis na internet, Spinarak foi criado por uma criança durante um torneio de Cartas Pokémon nos Estados Unidos, ele foi escolhido por ser diferente, mas se encaixar perfeitamente nos moldes de Pokémon da época.

6 - Pokémon MissingNo no jogo Pokémon XY


Pokémon MissingNo no jogo Pokémon XY - Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Para quem não conheceu, o Pokémon MissingNo foi na verdade um Bug que aconteceu nas primeiras versões do jogo Pokémon Red e Blue, na verdade não existia um Pokémon, mas sim um aglomerado de pixels sem sentido algum que juntos, formavam um Pokémon que tinha os mesmos poderes do Mewtwo, interessante não é mesmo?

A equipe de desenvolvimento de jogos, resolveu relembrar essa pequena falha no jogo Pokémon XY e ao chegar em uma porta escura, é possível ver os pixels que mais parecem o Pokémon MissingNO, quer ver? Assista ao vídeo abaixo!




7 - Os primeiros Pokémon


Os primeiros Pokémon - Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Você sabe quais foram os primeiros Pokémon criados pelo Ken Sugimori? As suas primeiras criações para a série Pokémon foram Rhydon, Clefairy e Lapras, os três tinham funções bem específicas já que no início, os Pokémon serviriam apenas para deixar a vida dos seres humanos mais fácil e simples. A Clefairy por exemplo, seria um bichinho de estimação, por isso ela é tão fofa!

8 - Feliz Aniversário!


Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Talvez você nem tenha percebido, mas se jogou Pokémon XY talvez tenha acontecido com você, por coincidência! Para ganhar um "Parabéns" ou "Feliz Aniversário" no Pokémon XY você precisaria entrar em um centro Pokémon na data do seu aniversário no jogo, todos os funcionários lhe dariam as felicitações desta data tão especial e uma festa surpresa seria organizada instantaneamente.

9 - Lavander Town e a trilha sonora suicida


Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Muitos jogadores relataram mal-estar e sensações estranhas ao jogar Lavander Town de Pokémon Red/Blue. Alguns boatos contam que vários suicídios foram causados pela trilha sonora assustadora e macabra da fase, você acredita? Veja o vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões, mas com cautela!



10 - Nomes dos protagonistas no Japão


Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Ash Ketchum e seu rival Gary tem nomes bem diferentes na versão original no Japão, seus nomes são Satoshi e Shigeru respectivamente. Sabe porquê? Satoshi é o nome do criador da franquia, já Shigeru faz referência ao criador de outras franquias de sucesso Mario e Zelda, Shigeru Miyamoto que ajudou e foi um verdadeiro mentor para Satoshi durante a criação do Pokémon.

11 - Inspiração para nome de Pokémon em atores famosos


Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Hitmonlee e Hitmonchan forma inspirados em dois atores e lutadores de artes marciais muito conhecidos não só no Japão, mas no mundo inteiro. Jackie Chan e Bruce Lee fizeram muito sucesso na década de 80 e 90 e nada mais justo que os primeiros Pokémon tipo lutadores trouxessem alguma referência aos atores.

12 - Pokémon viraram moeda oficial de Niue


Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Tudo bem que Niue é um país pequeno, que está ligado à Nova Zelândia e que as moedas foram apenas comemorativas, mas o fato é interessante não é mesmo? Entre os Pokémon que estamparam as moedas de Niue estão Pikachu, Bulbasaur, Squirtle, Charmander, Meoth além de um escudo Pokémon.

13 - Episódios banidos(censurados) de Pokémon


Pokémon teve uma série de episódios banidos ou censurados das televisões ao redor do mundo. Ao total foram 24 segundo a Wikipedia, mas segundo alguns sites, apenas 7 episódios foram banidos definitivamente do Pokémon. Alguns episódios foram banidos por aparentemente causar problemas de saúde em crianças como epilepsia, outros episódios foram censurados por terem um apelo sexual acima do normal.

As polêmicas foram muitas durante os quase 25 anos de existência da franquia e com certeza elas perpetuarão por muito tempo!

14 - Meowth, Pikachu e Jigglypuff em outro jogo?


Meowth, Pikachu e Jigglypuff em outro jogo? - Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

É verdade, os três Pokémon foram parar no Super Smash Bros, como você pode conferir aqui! Eles foram os primeiros a saírem dos jogos oficiais de Pokémon para migrar para outro jogo da Nintendo, legal não é mesmo?

15 - Onde está o pai do Ash?


Onde está o pai do Ash? - Pokémon: 10 Curiosidades e segredos que você não sabia sobre o anime

Pode parecer estranho, mas na série Pokémon é praticamente impossível ver o pai do Ash, ele aparece apenas no jogo Pokémon Ruby/Saphire e sua aparição é rápida, sabe porquê? Também não sabemos...

E então, o que achou das curiosidades e segredos sobre o Pokémon que acabamos de revelar? Se você tem algo interessante para nos contar sobre as curiosidades de Pokémon, deixe comentários e nos diga para melhorarmos a nossa lista!